Copacabana Runners

Eczema - Tipos de eczemas, tratamento

Pele com alergia - James Heilman, MD

Eczema é uma forma de dermatite, uma irritação na pele na qual ela fica vermelha, escamosa e algumas vezes com rachaduras ou pequenas bolhas. Eczemas causam muita coceira, porém coçá-los danifica a pele frágil e piora o problema, então é importante tentar deixar o eczema quieto.

Tipos de eczemas

Há várias causas para o eczema, porém as mais comuns estão relacionadas a alergias. Eczema atópico, o tipo mais comum, é causado por reação alérgica sistêmica geral.

Dermatite de contato alérgica, como o nome diz, é o resultado de contato direto com um elemento irritante. Uma das causas mais comuns desse tipo de eczema são botões em jeans, os quais contém níquel. Dermatite de contato por irritante primário é semelhante, mas é causada pela reação a alguma substância química.

Vários outros tipos de eczema parecem não estar relacionados a causas alérgicas. Eczema seborréico infantil parece uma dermatite normal, porém aparentemente não coça e desaparece por si mesmo. Dermatite seborréica em adultos ataca tipicamente pessoas entre 20 e 40 anos. Ela afeta o couro cabeludo, face e parte superior do corpo. Eczema varicoso ocorre em idade avançada como resultado de circulação ruim nas pernas. Finalmente, eczema discóide parece subitamente como pequenos discos de dermatite severa, porém desaparece por si mesma.

Estresse e ansiedade pode fazer com que pequenos eczemas espalhem-se em algumas pessoas. Acredita-se também que pouca umidade também possa piorar a dermatite.

Tratamento de eczemas

Umidade

Dermatite seca muito a pele e manter a área afetada úmida pode ajudar na cura e a reter a umidade natural. Esse é o principal auto-tratamento que pode ser feito no eczema atópico.
Deve ser evitado usar qualquer coisa que possa secar a pele, incluindo sabonetes que removem o óleo natural da pele. O agentes para dar unidade à pele são chamados de emolientes. Geralmente, aplicações duas vezes ao dia de emolientes funcionam bem.

Combate e alívio da coceira do eczema

Medicação com anti-histamina pode reduzir a coceira durante os surtos de eczema e fazer com que a pessoa coce menos, o que por sua vez reduz os danos e irritação à pele. Capsaicina aplicada na pele atua contra a irritação. Outros agentes que agem na transmissão nervosa, como mentol, também podem atenuar os sinais de coceira do corpo, provendo algum alívio.

Corticosteroides e eczemas

Dermatite é geralmente tratada pelos médicos com a prescrição de cortisona. Isso é muito eficaz na maioria dos casos, mas deve ser usado com cautela para evitar possíveis efeitos colaterais.

Antibióticos e eczemas

O rompimento da barreira de proteção natural da pele por causa das rachaduras pode permitir a entrada de fungos e bactérias. O ato de coçar a área pode introduzir infecções e as espalhar de uma área para outra. Qualquer infecção na pele que a irrite e cause sua deterioração rápida pode requerer tratamento com antibióticos

Fototerapia - Terapia com luz

Fototerapia usando luz ultravioleta pode ajudar e deve ser aplicada por profissionais qualificados para diminuir o risco de câncer de pele.

Saiba mais:
Dermatite seborréica
Dermatite de Contato
Assadura em bebê ou dermatite das fraldas
Assaduras em bebês
Dermatite herpetiforme
Alergia - Tipos de Alergias
Dermatite Atópica
Exantema súbito ou roséola infantil




Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Contact_dermatitis" (en.wikipedia.org/wiki/Contact_dermatitis).