Copacabana Runners

Educação física - Novas tendências

Embora a maior parcela da sociedade ainda seja sedentária, os que se mexem podem ser divididos entre praticantes de esportes e freqüentadores de academia de ginástica. Esse público vem aumentando cada vez mais superando os esportistas por razões simples. É mais difícil, por exemplo, reunir 22 pessoas para jogar bola, alugar espaço, se deslocar e etc. do que ir para uma academia. 

Outro fato que pesa bastante é a questão do tempo disponível que as pessoas não têm mais com o ritmo alucinante do trabalho e excesso de tarefas diárias. Nos últimos dez anos o número de academias em todas as cidades praticamente dobrou exigindo também grandes investimentos na indústria de equipamentos, modernização e embelezamento dos ambientes e aperfeiçoamento dos profissionais.

As pessoas que procuram academia o fazem por dois objetivos básicos: melhorar a aparência ou a saúde e bem estar. Claro, quem melhora a aparência acaba melhorando também a saúde, mas se o foco for só isso corre o risco de excesso e acometimento de lesões.

A faixa etária também é outro fator que mudou a "cara" da academia. Antes freqüentadas, na maioria por jovens, hoje nota-se uma grande procura pelos mais velhos, uma população mais fiel aos programas de ginástica desde que seja profissionalmente bem atendido. Se antes os cinqüenta anos significavam velhice e fim de carreira, hoje já não é muito raro pessoas trabalhando aos 60 anos e, se cuidando.

As atividades de ginástica também mudaram. Uma bicicleta ergométrica, quando muito tinha um velocímetro e a engrenagem de intensidade de esforço era precária tornando o exercício extremamente chato. Vieram as computadorizadas, umas até com programas pré-determinados para logo depois aparecer as de spinning cuja aula é comandada pelo professor simulando uma situação real de ciclismo de estrada embalada pelas músicas e envolvimento do ambiente especialmente criado para cada um render o seu máximo potencial.

Nos anos 90 surgiu o Body Systems, um conjunto de programas prontos de aulas de levantamento de peso (Bodypump), coletiva de bicicleta similar ao spinning (RPM), de dança (Bodyjam), de equilíbrio da mente e do corpo através das técnicas de Yoga e do Pilates (Bodybalance), de cama elástica (Bodyjump) e de artes marciais (Bodycombat). Embora o programa seja uma tentativa de monopolizar essas atividades, o clima da aula atende as expectativas do aluno com relação a resultado no corpo e do dono da academia que é obter lucro.

Para acompanhar todas essas tendências, que na verdade é o processo de melhoria contínua, um item da Qualidade Total aplicado nas grandes empresas que buscam sucesso e lucro, é preciso também capacitar os profissionais com treinamento adequado à nova realidade. Já não basta simplesmente o diploma de graduação. Há poucos anos, com a regulamentação da profissão, tornou-se obrigatório a habilitação e devida inscrição no CONFEF (Conselho Federal de Educação Física) para todos os profissionais. Graduados ou não sem a devida inscrição nos respectivos conselhos de classe regional incorre em exercício ilegal da profissão. Para quem não sabe essa irregularidade é crime.

A qualidade no atendimento hoje representa a peça chave para reter o cliente. É preciso saber quem é o freqüentador da parte da manhã, da tarde e da noite, saber dos seus anseios e criar programas específicos para eles. Existe uma forte tendência de mercado para os programas mais personalizados, mas não da forma tradicional vista como personal trainer para cada indivíduo tornando essa prática muito cara. Um profissional para cada quatro ou cinco alunos que possam executar um mesmo programa é mais acessível e bom para ambas as partes. Um lugar onde as pessoas se sintam bem recebendo orientação global para o físico e para a mente visando qualidade de vida pode deixar de ser academia e dar lugar aos centros de promoção de saúde e bem estar. O nome academia acabou ficando enraizado como local apenas de "malhação". Ou seja, voltado para o físico. O foco e a tendência da Educação Física está mudando como qualquer outro mercado.
















 


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:



Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus

Artigos relacionados:
Malhar com personal - Vantagens e possíveis desvantagens
Personal Trainer
Exercício irregular
Malhar não precisa complicar
Três meses na academia - O desafio da barreira
Academia em casa não é tão simples assim
Erros mais comuns cometidos por quem frequenta academia
Malhar em academia - Vantagens e possíveis desvantagens
Academia - Porque as pessoas desistem
Academia de Ginástica - Como escolher Academias?
Step
Body Pump
Ginástica localizada não sai de moda
Ginástica Localizada
Equipamentos de Ginástica e Estações de Musculação
Musculação
Flexibilidade
Atividade física regular e controle de peso
Corpo definido
Barriguinha lisinha e abdômen definido tanquinho
Aparelhos Abdominais - aparelho abdominal para fortalecer abdome
Abdome definido e saúde
Ginástica
Ginástica passiva
Ginástica laboral na qualidade de vida
Ginástica laboral deve ser adequada ao tipo de atividade funcional
Ginástica laboral e seus exercícios
Ginástica laboral
Spinning
Biografia de Joseph Hubertus Pilates
O Método Pilates
As aulas de Pilates
Para que serve o Método Pilates?
Pilates x Musculação
As Mudanças no Pilates
Pilates no Pré, Peri e Pós-Natal
O Stúdio de Pilates
Pilates e o treinamento de corrida
Pilates - Método, aparelhos, aulas
Como motivar sedentário a praticar exercícios físicos
Sedentarismo
Malefícios da atividade física sem orientação
Atividade física e qualidade de vida
Dez passos para malhar melhor
Onze razões para correr e malhar
Periodização no spinning - Planejar é preciso... Periodizar também
Periodização do treinamento
Escala de borg na musculação
Amplitude de Movimentos na Musculação
Série simples e pesada na musculação libera mais testosterona
Musculação em forma de circuito
Spinning e lesões
Spinning: Vantagens e Desvantagens - As diferentes qualidades físicas nas aulas
História da bicicleta
Ciclismo - Dicas para suas pedaladas na bicicleta
Spinning e as invenções esdrúxulas
Aula de Running
Plataforma vibratória
Treinamento em Circuito
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Texto copyright © 2005 por Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 003529
lcmoraes@petrobras.com.br | lcmoraes@compuland.com.br  
Leia mais artigos sobre esporte e saúde no site Notícias do Corpo