Copacabana Runners

Excesso de gases intestinais e seus sintomas

Dores abdominais - NDDIC

Sintomas de excesso de gases intestinais

Os sintomas mais comuns de excesso de gases intestinais são flatulência, inchaço abdominal, dor abdominal e arrotos. Porém, nem todos experimentam esses sintomas. O tipo de graduação dos sintomas provavelmente depende de quanto gás o organismo produz, quantos ácidos graxos o corpo absorve, e a sensibilidade da pessoa ao gás no intestino grosso.

Arrotos como sintoma de excesso de gases intestinais

Arrotos ocasionais durante ou depois das refeições são normais e liberam gases quando o estômago está cheio de comida. Porém, pessoas que arrotam freqüentemente podem estar engolindo muito ar e o liberando antes de entrar no estômago. 

Algumas vezes uma pessoa com arrotos crônicos pode ter um transtorno gastrointestinal, como úlcera péptica, doença do refluxo gastroesofágico, ou gastroparesia. Algumas pessoas acreditam que engolir ar e o liberar pode aliviar o desconforto desses transtornos, e podem desenvolver o hábito de arrotar.

Flatulência como sintoma de excesso de gases intestinais

Outro sintoma comum de excesso de gases intestinais é muita flatulência. Porém, a maioria das pessoa não sabe que soltar gases de 14 a 23 vezes por dia é normal. Muito gás pode ser resultado de má-absorção de carboidratos.

Inchaço abdominal como sintoma de excesso de gases intestinais

Várias pessoas acreditam que muito gás causa inchaço abdominal como sintoma. Porém, pessoas que reclamam de inchaço abdominal decorrente de gases geralmente têm uma quantidade normal de distribuição de gás. Elas podem somente ser incomumente perceptivas ao gás no trato digestivo.

Os médicos acreditam que o inchaço é geralmente resultado de algum transtorno intestinal, como síndrome do intestino irritável. A causa da síndrome do intestino irritável é desconhecida, mas pode envolver movimentos e contrações anormais dos músculos intestinais e aumento da sensibilidade à dor nos intestinos. Esses transtornos podem dar a sensação de inchaço porque elevam a sensibilidade aos gases.

Qualquer doença que cause inflamação ou obstrução intestinal, como doença de Crohn ou câncer de cólon, pode também ocasionar inchaço abdominal. Adicionalmente, pessoas que sofreram muitas operações ou hérnias internas podem experimentar inchaço abdominal ou dor. Finalmente, comer muito alimento gorduroso pode retardar o esvaziamento intestinal e causar inchaço e desconforto, mas não necessariamente muitos gases.

Dor e desconforto abdominal como sintomas de excesso de gases intestinais

Algumas pessoas têm dor quando gases estão presentes no intestino. Quando a dor é no lado esquerdo do cólon, ela pode ser confundida com doença cardíaca, a qual algumas vezes causa dor abdominal. Quando a dor é no lado direito do cólon, pode parecer cálculo biliar ou apendicite.

Testes diagnósticos para encontrar a causa dos gases intestinais

Uma vez que os sintomas de gases intestinais podem ser causados por transtorno sério, aqueles que podem causá-los devem ser investigados. Os médicos geralmente começam com uma revisão dos hábitos alimentares e sintomas. O médico pode pedir ao paciente para manter um registro diário dos alimentos e bebidas consumidos em um período de tempo.

Se deficiência de lactase for suspeita de causar o excesso de gases intestinais, o médico pode sugerir evitar laticínios por um período de tempo. Um exame de sangue ou do sopro pode ser usado para diagnosticar intolerância à lactose.

Adicionalmente, para determinar se alguém produz excesso de gases intestinais no cólon, ou é muito sensível à passagem de volumes normais de gases, o médico pode pedir ao paciente para contar o número de vezes que elimina gases durante o dia e incluir essa informação em um diário.

Revisão cuidadosa da dieta e da quantidade de gases eliminados pode ajudar a relacionar alimentos específicos aos sintomas e determinar a gravidade do problema. Uma vez que os sintomas que a pessoa têm pode ser muito variáveis, o médico pode pedir outros tipos de testes diagnósticos em adição ao exame físico.

Saiba mais:
Dores abdominais e estomacais - gases, gravidez, dor constante
Como acabar com gases intestinais - Alimentos que causam
Flatulência - Remédios para gases intestinais e estomacias
Apendicite - O que é, causas, sintomas, tratamento e cirurgia
Apendicite - Sintomas, tratamento, causas, prognóstico
Câncer de intestino ou colo-retal
Barriga tanquinho
Barriga inchada e arrotos
Soluços
Arroto e Arrotos em bebês
Doença de Crohn ou enterite regional - Tratamento
Doença de Crohn ou enterite regional - Causas, sintomas e complicações
Síndrome do intestino irritável
Azia e doença do refluxo gastroesofágico
Indigestão - Dispepsia
Dicas para como reduzir e perder barriga
Barriguinha lisinha e abdômen definido tanquinho
Prisão de ventre infantil - Intestino preso em crianças
Intestino mais saudável
Prisão de ventre ou intestino preso
Obstipação - constipação intestinal comum
Intolerância à lactose - O que é, causas, sintomas, controle



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009 Helio Augusto F. Fontes
Texto: National Digestive Diseases Information Clearinghouse (NDDIC)