Exercícios fisioterápicos auxiliam na prevenção da osteoporose

Perda óssea - Nasa

Uma das conseqüências do envelhecimento é a perda gradual da massa óssea, que se torna mais frágil e às vezes diminui de tamanho. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens.

A fisioterapeuta Lara Guimarães, especialista em fisiologia do exercício resistido na saúde, na doença e no envelhecimento, proprietária da Tônus Fisioterapia Preventiva e Reabilitação, alerta para os problemas da osteoporose: “é uma doença caracterizada por diminuição da massa óssea e por pequenas alterações na estrutura do tecido ósseo, com conseqüente aumento da fragilidade óssea e maior possibilidade de fraturas.” Segundo ela, a enfermidade freqüentemente acomete homens e mulheres na terceira idade, mas é especialmente comum em mulheres após a menopausa.

PUBLICIDADE

Segundo a fisioterapeuta, os sintomas clínicos incluem fraturas, cifoses, distúrbios no equilíbrio, dor e conseqüências psicológicas como medo de cair e depressão. Os três locais mais comuns de ocorrerem fraturas são a coluna vertebral, o quadril e o punho, embora qualquer osso possa ser afetado pela osteoporose. “Infelizmente a fratura é normalmente o primeiro indicador da osteoporose”, esclarece a fisioterapeuta.

Para ela, a melhor forma de tratamento é a prevenção e algumas medidas para prevenir a osteoporose podem e devem ser adotadas por todos os indivíduos, independente do sexo e idade, contribuindo assim para uma vida mais saudável. “Atingir o pico de massa óssea durante a infância, adolescência e na fase adulta, manter a massa óssea na meia idade e minimizar a perda óssea durante o envelhecimento são as bases da prevenção. E também, a prática adequada de exercícios físicos aliados a uma dieta equilibrada, com ingestão de quantidades satisfatórias de cálcio, vai contribuir diretamente para a prevenção da perda da massa óssea, nos fatores modificáveis”, conscientiza ela.

PUBLICIDADE

A fisioterapia utiliza o Exercício Resistido, com pesos para prevenir lesões e tratar pessoas com algum tipo de patologia. Preservar ou restituir o equilíbrio do organismo; aumentar a força e a massa muscular; além de garantir a qualidade de vida dos praticantes são algumas funções do exercício resistido, prática dirigida a pessoas de qualquer idade, inclusive a pacientes idosos, como uma espécie de musculação terapêutica”, garante a fisioterapeuta Lara Guimarães.

Apesar de todos os fatores de risco, a fisioterapeuta explica que exercícios contra uma resistência, que geram sobrecarga no esqueleto através de contrações musculares, são potentes agentes na maximização da massa óssea. “Este tipo de exercício pode ser parte integral do tratamento, atuando tanto nos fatores físicos quanto psicológicos da osteoporose. Uma combinação de tratamentos – nutrição, farmacologia, exercício, alterações nos hábitos de vida e no ambiente e diminuição de quedas – é ideal para todas as pessoas”, finaliza a fisioterapeuta Lara Guimarães.

Saiba mais:
Osteoporose: O que fazer para diminuir seu risco
Osteoporose - O que é, prevenção, sintomas
Osteoporose - O que é, fatores de risco, cálcio
Exercícios físicos e a saúde dos ossos
Ossos precisam de alimentação, sol e impacto
Osteoporose e magnésio
Osteoporose - Tratamento
Fitness e saúde dos ossos
Consumo de cálcio na gestação e amamentação
Reposição hormonal e saúde dos ossos
Tríade da Mulher Atleta
Quedas em idosos
Exercícios e nossos hormônios!
Benefícios dos exercícios físicos para idosos
Vitamina D - Fontes, alimentos ricos, deficiência, excesso
Cálcio - como atingir a recomendação
Tai Chi Chuan
Menopausa - Tratamento, perda óssea
O Que é Menopausa
Exercícios em casa
Osteoporose em homens


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:




Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Informações para a imprensa: Ampla Soluções em Comunicação
Liège Camargos / Aline Barbosa
(31) 3225-1116/3221-9241/8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br – www.amplacomunicacao.com.br