Fenilcetonúria - O que é, sintomas, tratamento, dieta

Cérebro - NIMH

O que é fenilcetonúria

A fenilcetonúria é uma desordem do metabolismo herdada que causa problemas intelectuais e de desenvolvimento se não tratada. Na fenilcetonúria o corpo não consegue processar uma porção da proteína chamada fenilalanina, a qual está em quase todos os alimentos. Se o nível de fenilalanina ficar muito alto, o cérebro pode ser danificado.

Sintomas da fenilcetonúria

Bebês com fenilcetonúria podem parecer normais ao nascimento. Pela idade de 3 a 6 meses, eles começam a perder interesse no que está à sua volta. Pela idade de 1 ano, eles têm desenvolvimento atrasado e menos pigmentação. Se a fenilalanina não for restrita na dieta, a pessoa com fenilalanina pode desenvolver problemas sérios intelectuais e de desenvolvimento.

PUBLICIDADE

Tratamento para fenilcetonúria

O tratamento mais eficiente para fenilcetonúria é uma dieta especial, que ajuda a controlar a quantidade de fenilalanina consumida (alguma fenilalanina é necessária para o crescimento e desenvolvimento). Pessoas com fenilcetonúria que seguem essa dieta a partir do nascimento, ou logo depois, se desenvolvem normalmente e freqüentemente não apresentam sintomas.

PUBLICIDADE

Dieta para fenilcetonúria

A dieta para fenilcetonúria inclui frutas, verduras e alguns alimentos com pouca proteína como pães, massas e cereais. A dieta também pode incluir fórmula especial, feita sem fenilalanina, para beber e ingerir as vitaminas e minerais necessárias que não são obtidas pelos alimentos.

De modo geral, pessoas com fenilcetonúria não podem comer alimentos ricos em proteínas, como carne, leite, ovos e nozes. É recomendado que a pessoa com fenilcetonúria siga a dieta por toda a vida para se manter saudável e prevenir o declínio da função mental.

Mulheres grávidas com fenilcetonúria

As mulheres grávidas com fenilcetonúria precisam controlar o nível de fenilalanina na dieta desde que decidiram engravidar até por toda a gravidez. Altos níveis de fenilalanina no sangue podem causar problemas de desenvolvimento e defeitos no feto.

Saiba mais:
Microcefalia - O que é, causas, tratamento
Defeitos do tubo neural - Espinha bífida e anencefalia
Persistência do canal arterial - O que é, causas, sintomas, tratamento
Defeito cardíaco congênito - Sintomas e tratamento
Defeitos cardíacos congênitos - O que são, tipos
Defeitos de Nascença - O que são, chances de ter
Deficiência mental e Síndrome do X frágil
Gravidez ectópica e tubária
Exercícios físicos e atividade física na gravidez
Anencefalia
Defeitos de Nascença - Genética, consumo de álcool, drogas e cigarro
Aborto Espontâneo
Síndrome de Prader-Willi - O que é, sintomas, tratamento


PUBLICIDADE




Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2010, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Institute of Child Health & Human Development

VoltarVoltar a mulher corredora