Copacabana Runners

Fimose em adultos e crianças - Tratamento, pomada e circuncisão

O que é fimose

A fimose é uma condição na qual o prepúcio (pele do pênis) não retrai completamente a partir da glande (cabeça do pênis). Desta forma, uma pessoa com fimose não consegue expor sua glande com o pênis flácido ou ereto. É normal que o prepúcio não retraia em bebês, mas à medida que a criança cresce espera-se que ele torne-se retrátil. Há diferentes graus de fimose, os quais indicam qual o tratamento apropriado para cada caso.

Fimose em bebês e crianças pequenas

A maioria dos bebês têm a pele grudada no epitélio da glande e não é facilmente recolhida. A maior parte das fimoses em bebês e crianças pequenas é simplesmente fisiológica, porém excepcionalmente ela pode ocasionar obstrução urinária ou dor. As causas da fimose patológica em bebês são variadas. Alguns casos podem surgir de inflamação na glande, provavelmente devido a esforços inapropriados de separar e retrai a pele. Em muitos casos, a causa pode não estar clara e é difícil distinguir entre a fimose fisiológica e a patológica. Há varias formas de lidar com a fimose em bebês e crianças pequenas. Na maioria dos casos a fimose fisiológica simples não requer nenhum procedimento e desaparecerá com o tempo. Há também várias pomadas que são eficientes para apressar a separação sem cirurgia. Existe a opção cirúrgica para a fimose, que varia desde simplesmente cortar um segmento da pele até sua remoção (circuncisão).

Fimose em adultos e crianças mais velhas

A fimose em crianças mais velhas e adultos pode variar em severidade, com alguns homens sendo incapazes de retrair o
prepúcio parcialmente e outros não o conseguindo retrair nem com o pênis flácido. Quando a fimose desenvolve-se em adulto que não sofreu circuncisão e anteriormente era capaz de retrair o prepúcio, isso quase sempre é devido a causa patológica e tem muito maior probabilidade de desencadear problemas ao homem.

Complicações crônicas decorrentes de fimose patológica (adquirida) podem incluir desconforto ao urinar ou durante o intercurso sexual. O fluido da urina pode ser bloqueado, resultado em gotejamento depois de urinar. A dor ocorre quando o prepúcio parcialmente retrátil recolhe durante o intercurso sexual e estrangula a glande. Um prepúcio totalmente não-retrátil raramente causa dor. Há alguma evidência de que a fimose seja um fator de risco para o câncer de pênis. Uma complicação mais aguda da fimose é a parafimose, um condição de emergência médica na qual a glande fica inchada e dolorida.

Tratamento da fimose

A fimose em bebês e crianças pequenas é quase sempre fisiológica e requer tratamento somente se estiver causando problemas como obstrução ou desconforto ao urinar. Em crianças mais velhas e adultos, caso a fimose não esteja causando problemas graves, medidas não-cirúrgicas podem ser eficientes. O curso do tratamento é geralmente determinado pela possibilidade do paciente ou médico verem a circuncisão como uma opção ou último recurso. Alguns adultos com prepúcio não-retrátil não têm dificuldades e não vêem necessidade de correção.

Procedimentos cirúrgicos para tratamento da fimose

A circuncisão é a solução cirúrgica tradicional para a fimose patológica, e é eficiente. Complicações sérias decorrentes da circuncisão são raras, e a taxa de complicações menos sérias é entre  0,2 e 0,6% dos casos.
Prepucioplastia, procedimento cirúrgico sem a retirada do prepúcio, pode ser uma alternativa eficiente à circuncisão. Ela tem a vantagem de causar dor extremamente limitada e período de recuperação bem curto.

Procedimentos não-cirúrgicos para tratamento da fimose

Opção para tratamento não-cirúrgico da fimose inclui aplicação tópica de pomada esteróide por 4-6 semanas na parte mais estreita do prepúcio. Esse tratamento é relativamente simples e tem boa taxa de sucesso.

Saiba mais:
Balanite ou inflamação da glande do pênis
Circuncisão



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus

 
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos: Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Phimosis" (en.wikipedia.org/wiki/Phimosis).