Ácido fólico ou folato - O que é, quem precisa

Hemoblodina - CDC/ Sickle Cell Foundation of Georgia: Jackie George, Beverly Sinclair

O que é ácido fólico?

O ácido fólico é uma vitamina B. Ele ajuda o corpo a fabricar células novas saudáveis. Ácido fólico e folato significam a mesma coisa. Ácido fólico é a forma de folato fabricada pelo homem. Folato é encontrado naturalmente em alguns alimentos. A maioria das pessoas não obtêm todo ácido fólico que precisam através somente da alimentação.

Quem precisa de ácido fólico?

PUBLICIDADE

Todas as pessoas precisam de ácido fólico. Porém, ele é muito importante para mulheres em idade fértil. Quando a mulher tem ácido fólico suficiente no corpo antes e durante a gravidez, pode-se prevenir muitos defeitos de nascença incluindo:

* Espinha bífida, a qual ocorre quando a coluna espinhal do feto não se fecha para proteger o cordão espinhal. Como resultado, os nervos que controlam os movimentos das pernas e outras funções não funcionam. Crianças com espinha bífida freqüentemente têm incapacitações permanentes. Elas também podem necessitar passar por muitas cirurgias.

* Anencefalia, quando todo ou quase todo o cérebro não se desenvolve. Bebês com esse problema morrem antes do nascimento ou logo depois.

Os resultados de alguns estudos sugerem que ácido fólico também ajuda a prevenir outros tipos de defeitos de nascença. 

Ácido fólico também ajuda a manter seu corpo saudável. Não tê-lo em quantidade suficiente pode causar anemia

Especialistas também acreditam que ácido fólico possa influenciar a saúde do coração e prevenir alterações celulares que podem ocasionar câncer. Porém, mais pesquisas são necessárias para saber ao certo.

De quanto ácido fólico as mulheres precisam?

PUBLICIDADE

Mulheres em idade reprodutiva precisam de 400 a 800 microgramas de ácido fólico diariamente, mesmo que não estejam planejando engravidar. Desde forma, se engravidarem, seus bebês terão menos chances de ter defeitos de nascença. Converse com seu médico para saber quanto ácido fólico você precisa se:

* Estiver grávida ou planejando engravidar. Mulheres grávidas precisam de 400 a 800 mcg de ácido fólico nos estágios iniciais da gravidez, freqüentemente antes de saber que estão grávidas. Uma mulher grávida deve continuar tomando ácido fólico por toda a gravidez. Mulheres devem discutir suas necessidades de ácido fólico com seus médicos. Alguns médico prescrevem vitaminas pré-natais que contêm maiores quantidade de ácido fólico.

* Estiver amamentando. Mulheres amamentando precisam de 500 mcg de ácido fólico. Alguns médicos sugerem que as mulheres amamentando continuem a tomar as vitaminas pré-natais para ter certeza que estão obtendo ácido fólico suficiente.

* Teve um bebê com defeito de nascença no cérebro ou espinha e quer engravidar novamente. Seu médico pode receitar 4.000 mcg de ácido fólico. Isso é 10 vezes a dose normal. Tomar essa alta dose de ácido fólico pode diminuir o risco de ter outro bebê com esses defeitos de nascença.

* Tem um membro da família com espinha bífida. Seu médico pode ter prescrever 4.000 mcg de ácido fólico.

* Tem espinha bífida e quer engravidar.

Algumas outras pessoas também precisam de mais ácido fólico. Converse com seu médico sobre suplementos de ácido fólico caso:
* Esteja tomado remédios para epilepsia, diabetes tipo 2, artrite reumatóide, lúpus, psoríase, asma e doença inflamatória intestinal.
* Tenha doença renal e está fazendo diálise.
* Tenha doença hepática.
* Tenha anemia falciforme.
* Tenha doença celíaca.
* Consuma freqüentemente mais de um drink alcoólico por dia.

Eu não pretendo engravidar agora, estou tomado pílula anticoncepcional. Ainda assim preciso de ácido fólico?

Sim! Defeitos de nascença no cérebro e espinha acontecem no estágios iniciais da gravidez, freqüentemente antes da mulher saber que está grávida. Quando descobre que está grávida pode ser muito tarde para prevenir defeitos de nascença. Além disso, grande parte das gravidezes não é planejada. Por essas razões, todas as mulheres férteis precisam de 400 a 800 mcg de ácido fólico todos os dias.

Como posso obter ácido fólico suficiente?

As mulheres podem obter ácido fólico ao tomar um comprimido de suplemento todos os dias. A maioria dos multivitamínicos contém pelo menos 400 mcg de ácido fólico, cheque o rótulo. Ou você pode tomar suplemento somente de ácido fólico.

Que alimentos contêm ácido fólico?

Ácido fólico é encontrado naturalmente em alguns alimentos, incluindo verduras folhosas, frutas cítricas, feijões e grãos integrais. Alguns alimentos são enriquecidos com ácido fólico.

É possível obter ácido fólico suficiente somente com a alimentação?

O corpo não usa a forma natural de ácido fólico (folato) tão bem quanto a fabricada. Não podemos ter certeza que, comendo alimentos que contêm folato, teremos os mesmos benefícios que consumir ácido fólico. Além disso, mesmo que você tenha uma alimentação saudável, pode não obter todos os nutrientes que precisa. É por isso que é importante ingerir suplemento com ácido fólico diariamente.

É possível consumir ácido fólico demais?

Você não conseguirá muito ácido fólico através da alimentação. Porém, ao menos que seu médico te oriente ao contrário, não consuma mais do que 1.000 mcg de ácido por dia. Consumir muito ácido fólico pode esconder sinais de falta de vitamina B12, o que pode causar danos aos nervos.

Não estou mais em idade fértil. Quanto ácido fólico preciso?

Adultos mais velhos precisam de 400 mcg de ácido fólico diariamente para a saúde. Porém, também precisam ter certeza que estão obtendo vitamina B12 suficiente. Muito ácido fólico pode mascarar sinais de falta de vitamina B12. Pessoas com mais de 50 anos possuem risco maior de não obter vitamina B12 suficiente. Caso tenha mais de 50 anos, converse com seu médico sobre vitaminas e suplementos.

Saiba mais:
Ácido Fólico - O que é, importância, necessidade diária
Farinhas enriquecidas: Ferro Heme Não-Heme e esportistas - Ácido fólico , anemia ferropriva e sistema nervoso
Defeitos de Nascença - O que são, chances de ter
Defeitos do tubo neural - Espinha bífida e anencefalia
Pré-natal - Exames pré-natais
Pré-natal - Exames, acompanhamento e cuidados pré-natais
Anencefalia
Espinha bífida oculta, meningocele e mielomeningocele
Gravidez - Primeiro trimestre
Anemia Ferropriva - Causas
Anemia falciforme - O que é, causas e cura
Anemia - O que é, sinais, sintomas e complicações
Anemia na gravidez
Causas da anemia e fatores de risco
Tratamento da Anemia e Prevenção
Perturbações do espectro do álcool fetal e Síndrome do alcoolismo fetal
Alimentação durante a gravidez
Listeriose e gravidez - Bactéria listeria
Microcefalia - O que é, causas, tratamento


PUBLICIDADE


 


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Tradução: © 2013, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: Woman’s Health