Fumo de cigarro e doença cardíaca

Não fumar - NIDDK Image Gallery

O fumo de cigarro causa em torno de 1 em cada 5 mortes nos Estados Unidos a cada ano. Ele é a principal causa de morte que pode ser prevenida. O fumo danifica quase todos os órgãos do corpo, incluindo coração, vasos sanguíneos, pulmões, olhos, boca, órgãos reprodutivos, ossos, e aparelho digestivo. Esse artigo foca em como o fumo afeta o coração e vasos sanguíneos.

Como o fumo de cigarro afeta o coração e vasos sanguíneos

PUBLICIDADE

Os químicos no tabaco danificam as células sanguíneas, e podem prejudicar o funcionamento do coração e estrutura e função dos vasos sanguíneos. Esses danos aumentam o risco de aterosclerose.

A aterosclerose é uma doença na qual uma substância gordurosa chamada placa se acumula nas artérias. Como o tempo, a placa endurece e estreita as artérias. Isso limita o fluxo de sangue rico em oxigênio para os órgãos e outras partes do corpo.

Doença das artérias coronárias ocorre se a placa se acumular nas artérias coronárias. Como o tempo, doença das artérias coronárias pode ocasionar dor no peito (angina), ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, arritmias, o até a morte.

O fumo por si só é um dos principais fatores de risco para doença cardíaca. Quando combinado com outros fatores de risco - como nível alto de colesterol no sangue, pressão alta, sobrepeso ou obesidade - o fumo eleva ainda mais o risco de doença cardíaca.

PUBLICIDADE

Fumo também é um dos principais fatores de risco para doença arterial periférica, a qual é uma condição em que placa se acumula nas artérias que levam sangue até a cabeça, órgãos e membros. Pessoas com doença arterial periférica têm risco mais elevado para doença cardíaca, ataque cardíaco, e AVC.

Qualquer quantidade de fumo, mesmo ocasional, danifica o coração e vasos sanguíneos. Para algumas pessoas, como mulheres usando pílula anticoncepcional e diabéticos, fumar é ainda mais arriscado para o coração e vasos sanguíneos.

Fumo passivo também danifica o coração e vasos sanguíneos. O fumo passivo é aquele que ocorre quando não fumantes respiram fumaça de cigarro, cachimbo ou charuto. Fumo passivo contém muitos dos mesmos químicos que os fumantes inalam ao fumar. Ele danifica o coração e vasos sanguíneos das mesmas formas que o fumo ativo. Fumo passivo aumenta muito o risco de ataque cardíaco e morte.

Há menos pesquisas sobre como o fumo de charuto e cachimbo afeta o coração e vasos sanguíneos. Porém, o fumo de charuto e cachimbo contém os mesmos químicos danosos que o cigarro. Também, estudos têm mostrado que pessoas que fumam charuto têm risco maior de doença cardíaca.

Benefícios de parar de fumar e de evitar o fumo passivo

Umas das coisas mais importantes que você pode fazer para reduzir o risco de doença cardíaca é evitar o fumo. Procure nunca começar a fumar. Se já é fumante, pare de fumar. Não importa por quanto tempo já é fumante, para de fumar beneficiará sua saúde.

Também evite o fumo passivo. Não vá a locas onde o fumar é permitido, e peça aos amigos e familiares fumantes que não fuma na casa e no carro.

Parar de fumar reduzirá o risco de desenvolver e morrer de doença cardíaca. Com o tempo, largar o fumo diminuirá o risco para aterosclerose e coágulos sanguíneos.

Se você fuma e já tem doença cardíaca, parar de fumar reduzirá o risco de morte cardíaca súbita, segundo ataque cardíaco, e morte decorrente de outras doenças crônicas.

Estudos em comunidades que baniram o fumo em locais de trabalho e públicos mostraram que o número de ataques cardíacos caiu significativamente. Pesquisadores acham que isso foi decorrente da diminuição tanto do fumo ativo quando ao passivo.

Saiba mais:
Riscos de fumar para o coração e vasos sanguíneos
Tabagismo e problemas de saúde
Dependência Química
Maconha - Danos de fumar
Fumo passivo e problemas de saúde
Dicas para parar de fumar
Como parar de fumar e não engordar
Remédios para parar de fumar e repositores de nicotina
Doenças cardíacas - Prevenção de doença cardíaca e seus tipos
Doenças cardiovasculares - Tipos, fatores de risco, prevenção
Doença Arterial Periférica nas Pernas
Doença arterial obstrutiva periférica - Causas e fatores de risco
Aterosclerose - Causas e fatores de risco
Infarto do miocárdio ou ataque do coração - Causas e fatores de risco
Hábitos Saudáveis de Vida
Pressão alta ou hipertensão arterial
Prevenção e risco da insuficiência cardíaca
Doença arterial coronariana - Causas
AVC - Prevenção e diagnóstico do acidente vascular cerebral ou derrame
Fatores de risco, sinais e sintomas de um AVC ou derrame cerebral
Causas do ataque cardíaco e prevenção
Proteja seu coração: medidas para reduzir seu risco cardíaco
Como largar o fumo


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:



Créditos:
Tradução: copyright © 2011 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Heart Lung and Blood Institute