Copacabana Runners

Receitas de dieta sem glúten

O que é glúten ?

Glúten é uma proteína mas freqüentemente encontrada no trigo, mas também presente em outros grãos.

Que alimentos contêm glúten?

Glúten está presentes em grãos como trigo, farinha de trigo, centeio, aveia, cevada e triticale. Também é presente em qualquer comida feita desses grãos. Glúten também pode estar em lugares onde não se espera, como bebidas alcoólicas fermentas não-destiladas feitas de grãos, assim como produtos como salsicha de soja e barras energéticas. Para certificar-se que um produto não contém glúten é preciso ler o rótulo.

Por que alimentos sem glúten?

A intolerância ao glúten é um problema para pessoas celíacas ou com alergias. Alguns acreditam que uma dieta sem glúten serias benéfica para crianças com autismo.

Como glúten pode ser evitado?

Você pode adquirir alimentos sem glúten examinando sempre atenciosamente seus ingredientes. Se farinha de trigo, amido, malte ou qualquer grão contendo glúten estiver presente, não compre o alimento.
Uma dieta sem glúten só pode ser conseguida ao eliminar completamente todo o glúten de alimentos e medicamentos. Apenas diminuir a quantidade de glúten ingerida não reduzirá os efeitos sobre a doença. Ainda haverá danos aos intestinos mesmo ingerindo uma quantidade muito pequena de glúten.

Receitas para cozinhar sem glúten

Para cozinhar refeições apetitosas sem glúten, é uma boa idéia saber exatamente qual função a farinha de trigo tem na receita original antes de tentar substituí-la. É importante saber que nenhuma alternativa à farinha de trigo pode replicar exatamente suas propriedades, por isso é preciso testar as diferentes possibilidades.

Quase todos os alimentos sem glúten não têm conservantes, então é importante que eles sejam mantidos congelados ou usado logo depois da compra. Não armazene pão, bolo ou doces sem glúten por dias, ou eles irão degradar rapidamente. 

Você precisa certificar-se que não há glúten na superfície dos utensílios que usa. Uma vez que a farinha se espalha pelo ar, evite cozinhar receitas sem glúten na mesma área que foram feitos pratos contendo farinha. Certifique-se de limpar cuidadosamente todas as superfícies e utensílios que utiliza também para alimentos contendo glúten.




Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus

Artigo relacionados:
Brotoeja - O que é, sintomas, causas, prevenção e tratamento
Dermatite herpetiforme
Quinoa
Milho - Qualidades Nutricionais
Barras energéticas
Autismo - Perfil cerebral
Farinha nutritiva
Arroz Integral
Soja e seus derivados
Chocolate na saúde
Doença celíaca ou alergia ao glúten
Doença celíaca
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2006, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Gluten-Free" (en.wikibooks.org/wiki/Cookbook:Gluten-Free).