Gota - O que é essa doença, tratamento, causas, diagnóstico

Homem com gota - NIH

O que é a doença gota

A gota é uma doença que causa o aparecimento súbito de dor e inchaço nas articulações, as quais também podem ficar quentes e vermelhas. Os ataques freqüentemente ocorrem à noite e podem ser engatilhados por eventos estressantes, álcool, drogas ou a presença de outra doença.

Antes de um ataque, cristais de ácido úrico em forma de agulha se acumulam no tecido conectivo, na articulação entre dois ossos, ou em ambos. Ácido úrico é uma substância resultante da quebra de purinas, as quais são parte de todos os tecidos humanos e encontradas em muitos alimentos. Os primeiros ataques geralmente somem dentro de 3 a 10 dias, mesmo sem tratamento, e o próximo ataque de gota pode não ocorrer por meses ou até anos.

Homens adultos, particularmente entre 40 e 50 anos de idade, têm maior probabilidade de desenvolver gota do que mulheres, as quais raramente desenvolvem a doença antes da menopausa.

PUBLICIDADE

Em algum tempo durante o curso da doença, muitos pacientes desenvolvem gota no dedão do pé. Gota freqüentemente afeta as articulações na parte inferior do corpo, como tornozelos, calcanhares, joelhos e dedos dos pés.

Causas e fatores de risco da gota

Pesquisadores têm descoberto alguns dos fatores de risco para gota. Algumas pessoas com gota têm histórico familiar da doença. Adicionalmente aos traços herdados, dieta, peso e álcool influenciam do desenvolvimento de gota. A doença é mais comum em homens.

A maioria das pessoas com gota tem muito ácido úrico no sangue, uma condição chamada hiperuricemia. O ácido úrico extra move do sangue nas articulações, o que pode engatilhar a inflamação da gota.

PUBLICIDADE

Diagnóstico da gota

Para confirmar o diagnóstico de gota o médico insere uma agulha dentro da articulação inflamada e recolhe uma amostra do fluido sinovial, uma substância que lubrifica a articulação. O fluido vai então para laboratório para procurar por cristais de urato monossódico. Se cristais forem encontrados no fluido, a pessoa geralmente tem gota.

Tratamento da gota

Com tratamento apropriado, a maioria das pessoas com gota é capaz de controlar os sintomas. Os objetivos do tratamento são aliviar a dor decorrente dos ataques súbitos, prevenir futuros ataques, interromper o acúmulo de ácido úrico nos tecidos e espaço articular entre os ossos, e prevenir a formação de cálculo renal.

O tratamento mais comum para ataque de gota é com altas doses de antiinflamatórios não-esteróides, os quais são ingeridos pela boca, ou corticosteróides, os quais são tomados pela boca ou infetados na articulação afetada. Os pacientes freqüentemente começam a melhorar dentro de algumas horas do tratamento. O ataque geralmente some completamente dentro de mais ou menos uma semana. Quando antiinflamatórios não-esteróides e corticosteróides não conseguem controlar a dor e inchaço, o médico geralmente usa colchicina.

Saiba mais:
Gota: causas, sintomas e tratamento
Hiperuricemia e gota - O que é, tratamento
Ácido úrico e gota
Ácido Úrico / Gota Úrica - Sintomas, Dieta e Nutrição
Reumatismo
Antiinflamatórios não-esteróides
Dipirona Sódica - Novalgina, Neosaldina, Buscopan Composto
Dor crônica
Inflamação nas articulações


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2010, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto:
NIH SeniorHealth