Hiperuricemia e gota - O que é, tratamento

Homem com gota - NIH

O que é gota

A gota é uma doença reumática decorrente da acumulação de cristais de ácido úrico nos tecidos e fluidos do corpo. Esse processo é causado pela super-produção ou pouca excreção do ácido úrico. Gota é uma forma comum de artrite inflamatória. Ela pode desaparecer por longos períodos, e voltar com ataque de sintomas por dias ou semanas, ou pode ficar crônica.

O que é hiperuricemia

Gota é uma doença crônica causada por desordem no metabolismo chamada hiperuricemia, a qual resulta na acumulação de cristais de ácido úrico nos tecidos. Hiperuricemia significa muito ácido úrico no sangue. O ácido úrico é um produto metabólico resultante do metabolismo das purinas encontradas em muitos alimentos. 

Hiperuricemia é causada pelo desequilíbrio na produção e excreção de urato. A causa mais freqüente é deficiência na excreção, a qual responde por 80-90% dos casos. Hiperuricemia não é a mesma coisa que gota. A hiperuricemia assintomática não precisa ser tratada.

PUBLICIDADE

Fatores de risco para gota

Certos medicamentos comuns, álcool e alguns alimentos podem ser fatores contribuintes para gota. A gota aguda tipicamente se manifesta por dor e articulação vermelha, quente e inchada. Esses ataques de sintomas de gota respondem bem ao tratamento com antiinflamatórios orais e podem ser prevenidos com medicação e mudanças na dieta.

Fatores de risco para gota incluem sobrepeso e obesidade, hipertensão, consumo de álcool (cerveja é pior que vinho), uso de diurético, e dieta rica em carne e frutos do mar. Gota está relacionada com a formação de pedras nos rins. Emagrecer diminui o risco para gota.

Tratamento para gota

Os objetivos da tratamento para gota são acabar com a dor dos ataques e prevenir futuros ataques de sintomas e a formação de pedras nos rins. O tratamento para os ataques agudos consiste em medicamentos antiinflamatórios não-esteróides, esteróides e colchichina. Mudanças na dieta e estilo de vida - como emagrecer, evitar álcool e reduzir o consumo de purinas na dieta - podem ajudar a prevenir futuros ataques. Mudar medicamentos associados com hiperuricemia também pode ajudar.

Saiba mais:
Gota: causas, sintomas e tratamento
Gota - O que é essa doença, tratamento, causas, diagnóstico
Ácido úrico e gota
Ácido Úrico / Gota Úrica - Sintomas, Dieta e Nutrição
Antiinflamatórios não-esteróides
Dipirona Sódica - Novalgina, Neosaldina, Buscopan Composto
Dor crônica
Artrite e exercícios físicos
Inflamação nas articulações


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:




Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2010, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: CDC - Centers for Disease Control and Prevention