Copacabana Runners

Síndrome de Guillain-Barré - Causas e tratamento

Dor muscular - Couldihavelupus.gov

O que é a síndrome de Guillain-Barré

A síndrome de Guillain-Barré é uma desordem na qual o sistema imunológico do corpo ataca parte do sistema nervoso periférico. Os primeiros sintomas dessa desordem incluem graus variados de fraqueza ou sensações de formigamento ns pernas. Em muitos casos a fraqueza e sensações anormais se espalham para os braços e parte superior do corpo. 

Esses sintomas podem crescer em intensidade até um ponto em que certos músculos não possam ser usados e o paciente fica quase totalmente paralisado. Nesses casos a síndrome de Guillain-Barré é um emergência médica com ameaça à vida, potencialmente interferindo com a respiração e, algumas vezes, com a pressão sanguínea e freqüência cardíaca. 

Em tal situação o paciente é freqüentemente colocado sob respirador para auxiliar na respiração, e observado de perto para problemas como batimento cardíaco anormal, infecções, coágulos sanguíneos e pressão alta ou baixa. Porém, a maioria dos pacientes se recupera de até os casos mais severos, embora alguns continuem a ter certo grau de fraqueza.

A síndrome de Guillain-Barré pode afetar qualquer um. Ele pode aparecer em qualquer idade e ambos os sexos têm a mesma chance de desenvolver síndrome de Guillain-Barré. Entretanto, a síndrome de Guillain-Barré é rara, afetando 1 pessoa em cada 100 mil. Geralmente a síndrome de Guillain-Barré ocorre alguns dias ou semanas depois que o paciente tiver sintomas de infecção viral respiratória ou gastrointestinal. Ocasionalmente, cirurgia ou vacinação pode engatilhar a síndrome de Guillain-Barré.

Depois das primeiras manifestações clínicas da síndrome, os sintomas podem progredir no curso de horas, dias ou semanas.

Causas da síndrome de Guillain-Barré

Ninguém sabe porque a síndrome de Guillain-Barré, que não é contagiosa, afeta algumas pessoas e não outras. E ninguém sabe também exatamente o que desencadeia a doença. A Guillain-Barré é chamada de síndrome e não de doença porque não é claro qual agente específico de doença está envolvido. Síndrome é uma condição médica caracterizada por uma coleção de sintomas e sinais.

Tratamento para a síndrome de Guillain-Barré

Não há cura conhecida para a síndrome de Guillain-Barré. Porém, existem tratamentos que podem diminuir a severidade da síndrome e acelerar a recuperação na maioria dos pacientes. Também há várias formas de tratar complicações da síndrome de Guillain-Barré. Atualmente, troca de plasma e terapia de altas doses de imunoglobulina são os tratamentos usados.

Saiba mais:
Doenças autoimunes - O que são, sintomas, causa, lista, tratamento
Parestesia e formigamento - Diagnóstico, causas e tratamento
Lupus e gravidez
Lupus - Tratamento
Esclerose lateral amiotrófica
Esclerose Múltipla - Atriz Cláudia Rodrigues e médica Soraya Hissa de Carvalho
Esclerose múltipla - O que é, sintomas, tratamento
Esclerose múltipla
Lupus - Causas, sintomas, diagnóstico





 

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2009 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Institute of Neurological Disorders and Stroke