Copacabana Runners

Herpes zóster

Herpes Zóster - Copyright © John Pozniak, GNU Free Documentation License,

O que é herpes zóster

O herpes zóster é a reativação do vírus varicella zóster, que ocasiona afloração de bolhas doloridas. Herpes zóster acontece raramente em crianças e adultos, porém sua incidência é maior em idosos (acima de 60 anos), assim como em pacientes de qualquer idade com o sistema imunológico enfraquecido. O tratamento geralmente é feito com aciclovir.

Sintomas do herpes zóster

Geralmente o primeiro sintoma é a dor. Então desenvolve-se 2-3 aflorações de lesões avermelhadas, as quais gradualmente transformam-se em pequenas bolhas preenchidas com fluidos. Freqüentemente ocorre sensação de indisposição.

Enquanto estiverem com bolhas, as pessoas com herpes zóster podem transmitir o vírus para outras. Pacientes que recebem atenção médica em menos de 72 horas depois dos primeiros sintomas podem reduzir drasticamente o efeito debilitante com a utilização de medicamentos anti-virais. 

Causas do herpes zóster

O agente causador do herpes zóster é o vírus varicella zóster. 

A maioria das pessoas é infectada com esse vírus quando criança, ocasionando a catapora. O organismo elimina o vírus do sistema, porém ele permanece dormente no gânglio adjacente ao cordão espinhal ou no gânglio semilunar na base do crânio.

Geralmente o sistema imunológico impede a reativação do vírus. Porém, em idosos nos quais o sistema imunológico tende a deteriorar, assim como em pacientes com debilitação imunológica, esse processo falha.

Tratamento do herpes zóster

O tratamento geralmente utiliza aciclovir (medicamento anti-viral), o qual inibe a replicação do DNA viral. Outros anti-virais são valaciclovir e famciclovir. Esteróides são geralmente dados em casos severos.

Saiba mais:
Catapora - O que é varicela, transmissão, sintomas
Catapora - Varicela
Psoríase - Fotos, causa, sintomas, diagnóstico
Psoríase - O que é, causas, sintomas e tratamento
Psoríase - O que é essa doença de pele, formas de tratamento
Herpes simplex - Labial, neonatal, genital, tipo 1 e 2 - Sintomas
Molusco contagioso - O que é, como evitar, tratamento
Neurite ótica






Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Herpes zóster" (en.wikipedia.org/wiki/Herpes_zoster).