Copacabana Runners

Hidrocefalia - Sintomas e causas

Tomografia - National Cancer Institute Image Gallery

Quais são as causas da hidrocefalia

As causas da hidrocefalia ainda não são bem compreendidas. Hidrocefalia pode resultar de anomalias genéticas herdadas (como defeito genético que cause estenose aquedutal) ou desordens desenvolvidas (como aquelas associadas com defeitos do tubo neural incluindo encefalocele e espinha bífida). 

Outras causas possíveis incluem complicações de nascimento prematuro como hemorragia intraventricular, doenças como meningite, tumores, trauma na cabeça, ou hemorragia subaracnóide, os quais bloqueiam a saída do fluido cerebrosepinhal dos ventrículos para as cisternas ou eliminam a passagem para dentro das cisternas.

Sintomas da hidrocefalia

O sintomas da hidrocefalia variam com a idade, progressão da doença, e diferenças individuais com relação à tolerância a essa condição médica. Por exemplo, a capacidade de um bebê compensar a elevação da pressão do fluido cerebroespinhal e alargamento dos ventrículos difere da do adulto. O crânio do bebê pode expandir para acomodar o acúmulo de fluido cerebroespinhal porque as suturas ainda não estão fechadas.

Sintomas da hidrocefalia em crianças pequenas

Na infância, o sintoma mais evidente de hidrocefalia é freqüentemente o rápido aumento na circunferência da cabeça ou um tamanho anormalmente grande da cabeça. Outros sintomas podem incluir vômito, falta de sono, irritabilidade, desvio dos olhos para baixo, e convulsões.

Sintomas da hidrocefalia em crianças mais velhas e adultos

Crianças mais velhas e adultos pode experimentar sintomas diferentes porque o crânio não pode expandir para acomodar o acúmulo de fluido cerebroespinhal. Os sintomas podem incluir dor de cabeça seguida de vômito, náusea, papiledema (inchaço do disco ótico), visão turva ou dupla, desvio dos olhos para baixo, letargia, sonolência, irritabilidade, perda de memória, problemas de equilíbrio, falta de coordenação, incontinência urinária e distúrbios no modo de andar.

Sintomas da hidrocefalia de pressão normal

Os sintomas de hidrocefalia de pressão normal incluem problemas para andar, incontinência urinária, dificuldades mentais progressivas e demência. Uma pessoa com esse tipo de hidrocefalia pode ter movimentos lentos ou pode reclamar que os pés parecem grudados. Uma vez que alguns dos sintomas também pode estar presentes em outras desordens como doença de Alzheimer, de Parkinson e de Creutzfeldt-Jakob, a hidrocefalia de pressão normal é freqüentemente diagnosticada incorretamente e não tratada apropriadamente. 

Os sintomas descritos são os mais típicos, mas é importante lembrar que eles podem variar significativamente de pessoa para pessoa.

Saiba mais:
Hidrocefalia - tipos, congênita em crianças, adquirida em adultos, de pressão normal
Hidrocefalia - Tratamento e diagnóstico
Hidrocefalia
Defeitos do tubo neural - Espinha bífida e anencefalia
Espinha bífida oculta, meningocele e mielomeningocele
Doença de Parkinson: Entendendo uma condição complicada
Doença de Alzheimer - O que é esse mal
Doença de Alzheimer - Sintomas
Doença de Alzheimer - Causas
Doença de Alzheimer - Diagnóstico
Doença de Alzheimer - Tratamento e medicamentos
Torcicolo - Dor no pescoço
Doença meningocócica e meningite - Sintomas, transmissão e tratamento
Encefalite e Meningite
Paralisia cerebral
Doença de Alzheimer e fisioterapia
Mal de Alzheimer
Doença de Parkinson - O que é esse mal, sintomas tratamento





Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009 Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto:
National Institute of Neurological Disorders and Stroke