Copacabana Runners

Hidroclorotiazida

Homem medindo sua pressão - NIDDK Image Gallery

O que é hidroclorotiazida

A hidroclorotiazida é um diurético popular da classe das tiazidas. Hidroclorotiazida age inibindo a capacidade do rim reter água. Isso reduz o volume de sangue, diminuindo o retorno sanguíneo ao coração o que acredita-se reduzir a resistência cardiovascular periférica.

Indicações da hidroclorotiazida

A hidroclorotiazida é freqüentemente usada no tratamento da hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva, edema sintomático e prevenção de pedra nos rins

Hidroclorotiazida é eficiente para diabetes insipidus nefrogênica (doenças caracterizada por sede forte e excreção de grandes quantidades de urina bastante diluída) e é algumas vezes usada para hipercalciuria (aumento na reabsorção de cálcio que pode formar cálculos renais). As tiazidas também são usadas no tratamento da osteoporose, diminuindo a perda mineral ao promover a retenção de cálcio nos rins e ao estimular diretamente a formação mineral óssea.

Efeitos colaterais da hidroclorotiazida

Entre os possíveis efeitos colaterais da hidroclorotiazida encontram-se:
* Hipocalemia.
* Gota e hiperuricemia.
* Hipomagnesemia.
* Açúcar alto no sangue.
* Hipercalcemia.
* Dor de cabeça.
* Náusea e vômito.

Atividade da hidroclorotiazida

A
hidroclorotiazida pertence à classe de diuréticos tiazidas, que agem nos rins reduzindo a reabsorção de sódio no tubo contornado distal. Isso eleva a osmolaridade no lúmen, fazendo com que menos água seja reabsorvida pelo dutos coletores, o que ocasiona aumento da produção de urina.

Saiba mais:
LASIX ® - Diurético furosemida para edemas e hipertensão
Furosemida - Lasix ®





Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Hydrochlorothiazide" (en.wikipedia.org/wiki/Hydrochlorothiazide).