Copacabana Runners

Hiperparatireoidismo - Causas, sintomas, tratamento e diagnóstico

Tireóide - OMH.gov

O que são hiperparatireoidismo primário e secundário

O hiperparatireoidismo primário é uma desordem das glândulas paratiróides, também chamadas de paratireóides. Primário significa que essa desordem se origina nas próprias glândulas paratiróides. 

Uma ou mais glândulas paratiróides aumentadas e superativas secretam muito hormônio paratiróide. Já no hiperparatireoidismo secundário, um problema como insuficiência renal faz com que as paratiróides fiquem superativas.

O que são as glândulas paratiróides

As glândulas paratireóides são quatro glândulas do tamanho de uma ervilha localizadas na glândula tiróide no pescoço. Embora os nomes sejam similares, as glândulas tiróides e paratiróides são completamente diferentes, cada uma produzindo hormônios distintos com funções específicas. As glândulas paratiróides secretam hormônio paratiróide, o qual ajuda a manter o equilíbrio adequado entre cálcio e fósforo no organismo. O hormônio paratiróide regula o nível de cálcio no sangue através da liberação esse mineral do osso, absorção pelo intestino, e excreção pela urina. Quando o nível de cálcio no sangue abaixa muito, as glândula paratiróides secretam somente hormônio paratiróide suficiente para restaurar o nível normal.

Hiperparatireoidismo e hipercalcemia

Se as glândulas paratiróides secretam muito hormônio, como no caso de hiperparatireoidismo primário, o nível de cálcio no sangue eleva. Essa condição de cálcio excessivo no sangue é chamada hipercalcemia. A hipercalcemia é o que geralmente sinaliza ao médico que alguma coisa está errada com as glândula paratiróides.

Causas do hiperparatireoidismo primário

Em 85% das pessoas com hiperparatireoidismo primário um tumor benigno chamado adenoma formou-se em uma das glândulas paratiróides, fazendo com que ela fique superativa. Tumores benignos não são cancerosos. Na maioria dos outros casos, o excesso de hormônio é decorrente de duas ou mais glândulas paratiróides inchadas, uma condição chamada hiperplasia. Bem raramente o hiperparatireoidismo primário é causado por câncer na glândula paratiróide.

Sintomas do hiperparatireoidismo 

Uma pessoa com hiperparatireoidismo pode ter sintomas severos, moderados ou não apresentar sintoma nenhum. Quando os sintomas aparecem, eles são geralmente moderados e não-específicos, como sensação de fraqueza, fadiga, depressão e dores. Com sintomas mais severos a pessoa pode ter perda de apetite, náusea, vômito, constipação, confusão, problemas de raciocínio e memória, e aumento da sede e urinação. Pacientes podem ter enfraquecimento dos ossos sem sintomas, mas com aumento do risco de fraturas. A excreção aumentada de cálcio e fósforo na urina pode causar pedra nos rins.

Diagnóstico do hiperparatireoidismo

O hiperparatireoidismo é diagnosticado quando testes mostram que os níveis de cálcio no sangue estão altos (hipercalcemia) e os de hormônio paratiróide também. Outras doenças podem causar hipercalcemia, mas somente no hiperparatireoidismo o nível elevado de cálcio resulta de muito hormônio paratiróide.

Tratamento do hiperparatireoidismo

Cirurgia para remover as glândula paratiróides inchadas é o principal tratamento para hiperparatireoidismo primário e o cura em 95% das operações. Calcimiméticos são uma classe de medicamentos para o tratamento de hiperparatireoidismo secundário decorrente de insuficiência renal com diálise, e de hiperparatireoidismo primário decorrente de câncer paratiróide. Alguns pacientes com hiperparatireoidismo moderado podem não necessitar de tratamento imediato.

Saiba mais:
Hipotireoidismo - O que é, causas
Hipotireoidismo - Sintomas e tratamento
Hipotireoidismo - O que é, causas, sintomas, gravidez e tratamento
Hipoparatireoidismo - O que é, causas, sintomas, tratamento
Tireoidite de Hashimoto - O que é, sintomas, tratamento
Hipotireodismo - glândula tireóide, causas, sintomas, tratamento
Tiróide - Hipotiroidismo e Hipertiroidismo
Hipertireoidismo
Depressão pós-parto
Exame TSH
Hiperparatireoidismo
Cálcio - como atingir a recomendação
Hiperplasia adrenal congênita - O que é, causa, sintomas, tratamento
Bócio - Causas, tratamento



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: NIDDK: National Endocrine and Metabolic Diseases Information Service