Copacabana Runners

Hipertireoidismo - Causas, sintomas, tratamento, diagnóstico

Tireóide - OMH.gov

O que é hipertireoidismo

O hipertireoidismo é uma desordem que ocorre quando a glândula tireóide fabrica mais hormônios do que a necessidade do corpo. As mulheres são mais propensas a desenvolver hipertireoidismo do que homens.

Causas do hipertireoidismo

O hipertireoidismo pode ter várias causas, incluindo:
* Doença de Graves.
* Nódulos na tireóide.
* Tireoidite
* Muita ingestão de iodo.
* Supermedicação com hormônio sintético de tireóide no tratamento de hipotireoidismo.

Em casos raros o hipertireoidismo é causado por adenoma pituitário, o qual é um tumor não-cancerígeno na glândula pituitária. 

Doença de Graves e hipertireoidismo

A doença de Graves é uma das causas mais comuns de hipertireoidismo. Ela é uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico ataca as próprias células e tecidos saudáveis do corpo. Na doença de Graves o sistema imunológico fabrica um anticorpo que causa a produção exagerada de hormônios da tireóide.

Nódulos na tireóide e hipertireoidismo

Os nódulos na tireóide, também chamados de adenomas, são caroços geralmente não-cancerosos. Em torno de 3 a 7% da população têm nódulos na tireóide, entretanto estes podem ficar superativos e produzir muito hormônio.

Tireoidite e hipertireoidismo

Vários tipos de tireoidite, inflamação na tireóide, podem causar hipertireoidismo. A tireoidite não faz com que tireóide produza hormônios em excesso, porém provoca o vazamento de hormônios da tireóide inflamada elevando seus níveis no sangue.

Ingestão de iodo e hipertireoidismo

A glândula tireóide usa iodo para produzir hormônios, então a quantidade consumida desse mineral influência a quantidade produzida de hormônios. Em algumas pessoas, consumir grandes quantidades de iodo pode fazer com que a tireóide fabrique hormônios em excesso. Algumas vezes há quantidades significativas de iodo em medicamentos e suplementos.

Supermedicação com hormônios da tireóide e hipertireoidismo

Algumas pessoas tratadas para hipotireodismo podem tomar muitos hormônios e provocas hipertireoidismo. Pessoas tratadas com hormônios artificiais devem ter seus níveis hormonais checados por um médico pelo menos uma vez ao ano.

Sintomas do hipertireoidismo

O hipertireoidismo tem muitos sintomas, que podem variar de pessoa para pessoa. Alguns sintomas mais comuns de hipertireoidismo são:
* Nervosismo ou irritabilidade.
* Fadiga ou fraqueza muscular.
* Problemas para dormir.
* Intolerância ao calor.
* Tremor nas mãos.
* Batimento cardíaco irregular ou rápido.
* Diarréia.
* Perda de peso.
* Variações de humor.
* Bócio.

Diagnóstico de hipertireoidismo

Para o diagnóstico de hipertireoidismo o médico começará perguntando sobre os sintomas e fará exame físico. Então, o médico usará vários testes para confirmar o diagnóstico de hipertireoidismo e encontrar sua causa. Provavelmente o primeiro teste será de hormônio estimulante da tireóide (TSH), que é a medida mais precisa da atividade dessa glândula. Se o médico confirmar que o paciente tem hipertireoidismo, podem ser necessários testes adicionais para encontrar a causa e determinar o melhor tratamento.

Tratamento de hipertireoidismo

A pessoa com suspeita de hipertireoidismo deve procurar um endocrinologista. O tratamento depende da causa e gravidade do hipertireoidismo. Ao escolher o tratamento, o médico também leva em consideração a idade do paciente, alergias, possíveis efeitos colaterais dos remédios, outras condições como gravidez e doença cardíaca, e a disponibilidade de um cirurgião com experiência na tireóide. O objetivo do tratamento é trazer os níveis hormonais a um estado normal, desta forma prevenindo complicações a longo prazo e aliviando os sintomas. Não há um único tratamento que funcione para todas as pessoas. As opções de tratamento são remédios, terapia com radioiodo e cirurgia. 

Saiba mais:
Bócio - Causas, tratamento
Hipotireoidismo - O que é, causas
Hipotireoidismo - Sintomas e tratamento
Hipotireoidismo - O que é, causas, sintomas, gravidez e tratamento
Hipoparatireoidismo - O que é, causas, sintomas, tratamento
Tireoidite de Hashimoto - O que é, sintomas, tratamento
Hipotireodismo - glândula tireóide, causas, sintomas, tratamento
Hiperparatireoidismo

Tiróide - Hipotiroidismo e Hipertiroidismo
Hipercalcemia - O que é, sinais, sintomas e causas



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases