Copacabana Runners

HIV e AIDS - Você está sob risco?

Preservativos - CDC/ Debora Cartagena

O que é o HIV e como pode-se contraí-lo?

HIV - vírus da imunodeficiência humana - é um vírus que mata as células CD4 do organismo. As células CD4 (também chamadas de células T auxiliadoras) ajudam seu corpo a lutar contra infecções e doenças. O vírus HIV pode ser transmitido de pessoa para a outra através de relações sexuais e compartilhamento de agulha de injeção. O HIV também pode passar da mãe para o bebê na gravidez, no parto ou através do aleitamento materno.

O que é AIDS ?

AIDS - a síndrome da imunodeficiência adquirida - é uma doença que se desenvolve quando o HIV destrói o sistema imunológico. Normalmente o sistema imunológico o ajuda a lutar contra doenças. Porém, quando o ele falha, você pode ficar muito doente e morrer.

O que é preciso saber sobre o HIV ?

Os primeiros casos de AIDS foram identificados nos Estados Unidos em 1981, porém é provável que essa doença existisse em outras partes do mundo bem antes disso. Em 1984 os cientistas provaram que o HIV provoca a AIDS.

Qualquer um pode ser infectado pelo HIV. A coisa mais importante que precisa saber é como pode ser infectado por esse vírus.

Você pode ser infectado pelo HIV ao:

* Ter relação sexual sem proteção - sem o uso de preservativo - com alguém que tenha o HIV. O vírus pode estar no sangue, sêmen ou secreções vaginais da pessoa e pode entrar no seu corpo através de pequenos cortes ou feridas na pele, revestimento da vagina, pênis, reto ou boca.

* Compartilhar agulhas e seringas ao injetar drogas ou compartilhar equipamentos usados para preparar drogas para injeções com alguém que tenho o HIV.

Bebês de mulheres com HIV também podem ser infectados durante a gravidez, parto ou no aleitamento.

Você não pode contrair o HIV:

* Ao trabalhar ou conviver com alguém que tenha HIV.
* Pelo suor, lágrimas, saliva, roupas, bebidas, telefones, acentos de toaletes ou através de coisas cotidianas com dividir uma refeição.
* Através de picadas de insetos.
* Ao doar sangue.
* Beijar de boca fechada (porém há um risco muito pequeno de infecção através do beijo na boca com uma pessoa infectada por causa do possível contato com sangue).

Como posso me proteger do HIV ? 

* Não compartilhe agulhas e seringas utilizadas para injetar drogas, esteróides, vitaminas ou para fazer body piercing ou tatuagem. Também, não compartilhe equipamentos usados para preparar drogas injetáveis. Muitas pessoas foram infectadas com o HIV, hepatite e outros germes dessa forma. Germes de uma pessoa infectada podem permanecer na agulha e então serem injetados diretamente na próxima pessoa que a utilizar.

* O meio mais seguro de evitar doenças sexualmente transmissíveis é a abstinência sexual ou um relacionamento monogâmico de longa duração com um parceiro que tenha sido testado e você saiba que não está infectado.

* Para pessoas cujo comportamento sexual a colocam em risco de doenças sexualmente transmissíveis, o uso correto e consistente de preservativo masculino (camisinha) pode reduzir esse risco. Porém, nenhum método de proteção é 100% eficiente, e a camisinha não pode garantir proteção absoluta contra nenhuma doença sexualmente transmissível. Quanto mais parceiros sexuais você tiver, maiores serão os riscos de ser infectado pelo HIV ou ter outra doença sexualmente transmissível.

* Camisinhas lubrificadas com espermicidas não são mais eficientes que outras lubrificadas na proteção contra transmissão do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Para conseguir a proteção efetiva dos preservativos é preciso que eles sejam usados consistentemente e de forma correta. O uso incorreto pode fazer com que o preservativo rasgue ou saia, desta forma diminuindo seu efeito de proteção. O uso inconsistente (não usar preservativos sempre que realizar o ato sexual), pode levar à transmissão de doenças sexualmente transmissíveis com um único intercurso sexual.

* Não compartilhe navalhas de fazer a barba e escovas de dente por causa da possibilidade de contato com sangue.

* Se estiver grávida, ou acha que estará em breve, converse com seu médico sobre a realização do teste de HIV. Há tratamentos com remédios disponíveis para reduzir as chances de passar o HIV para o bebê.

Como saber se tem HIV ou AIDS? 

Você pode ter o HIV e ainda assim sentir-se perfeitamente saudável. A única forma de saber com certeza se está infectado é realizando o teste. Converse com um profissional da saúde antes e depois do teste.

Você tem maiores chances de testar positivo para o HIV se:
* Alguma vez compartilhou agulhas e seringas com outras pessoas.
* Teve relação sexual sem usar preservativo com alguém portador do HIV.
* Já teve doença sexualmente transmissível, como clamídia ou gonorréia.
* Teve relação sexual sem usar preservativo com alguém que se encaixe nos 3 itens acima. 

O que posso fazer se o teste para HIV der resultado positivo? 

Embora a infecção pelo HIV seja muito séria, atualmente muitas pessoas com HIV e AIDS estão vivendo por mais tempo com vida mais saudável graças aos tratamentos novos e eficientes. É muito importante certificar-se de ter um médico que saiba como tratar o HIV. 

Há também algumas coisas que você pode fazer para permanecer saudável como:

* Seguir as instruções do seu médico e comparecer às consultas. Seu médico pode prescrever medicamentos, então os tome exatamente como prescrito uma vez que tomar apenas alguns dos medicamentos pode dar à sua infecção por HIV maior chance de crescer.

* Tome vacinas de imunização para prevenir infecções como pneumonia e gripe. Seu médico pode lhe orientar onde tomar essas vacinas.

* Se você fuma, ou usa drogas não prescrevidas por seu médico, pare.

*  Coma alimentos saudáveis. Isso contribuirá para mantê-lo forte, com energia e bom peso, e ajudará seu corpo a se proteger.

* Pratique exercícios físicos regularmente para ficar forte e em forma.

* Tenha sono e descanso suficiente. 

Saiba mais:
AIDS - Transmissão e prevenção do HIV
Camisinha e AIDS - Eficiência dos preservativos contra o HIV
HIV e AIDS - Qual a diferença?
HIV Positivo e sintomas da AIDS
Tratamento para HIV / AIDS
Mulher e AIDS - Orientações para mulheres com HIV
HIV e sua transmissão - Beijo, saliva, lágrimas, suor, picadas de insetos
Transmissão do HIV - Sexo oral e AIDS
Vírus HIV
Cura da AIDS e Prevenção - Pesquisas para vacina e microbicidas
Vacina para HIV / AIDS
Transmissão vertical do HIV controlada
Doenças sexualmente transmissíveis - DST
DSTs na gravidez
DSTs - Testes, diagnóstico, tratamento e prevenção
DSTs mais comuns, sintomas
Tipos de DST
Dicas para corredores portadores do HIV




Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Tradução: © Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: The National Women's Health Information Center