Copacabana Runners

Hormônio de crescimento

A busca desesperada pela juventude eterna tem levado dezenas de pessoas a recorrer a qualquer recurso que prometa isso. Um bom exemplo é o hormônio de crescimento (GH) que parece ser a bola da vez bastante comentado e discutido pelos adeptos à musculação. 

Como o próprio nome diz, é responsável pelo crescimento tratando-se de uma proteína globular com 191 aminoácidos em sua estrutura e específica a cada espécie animal. 

Nos humanos, é produzido na parte anterior da glândula hipófise localizada no centro do cérebro e sua função não se limita apenas a crescimento. É responsável pela restauração dos tecidos musculares, ósseos, produção de enzimas, integridade dos cabelos, unhas e da pele. 

O hormônio de crescimento é produzido durante toda a vida mas não de forma constante. Apresenta picos de produção em determinadas fases da vida e momentos do ciclo circadiano. Sendo assim, na adolescência é quando atinge a sua maior produção diária seguida de um declínio gradual médio na ordem de 14% por década. 

Especialmente durante a fase do sono conhecida como REM (Movimento Rápido dos Olhos) é quando o corpo libera maior quantidade fazendo a reparação dos tecidos espoliados durante os movimentos corporais e atividades mentais. Daí mais uma vez a importância do descanso e noites bem dormidas. 

É um dos hormônios anabolizantes naturais estimulados pelo exercício de força conjugado de forma adequada à ingestão de proteínas alimentares e como vimos acima à qualidade do sono. Os menores picos se dão durante o jejum e imediatamente após os exercícios extenuantes reforçando o perigo do "treinar em jejum". 

Essa maravilhosa máquina humana é uma complexa engenharia bioquímica liberando vários produtos em cadeia conforme o estímulo externo. Assim sendo, o hormônio de crescimento GH, não aparece sozinho do nada. É liberado a partir do estímulo de outro hormônio, o GHRF (Fator Liberador de Hormônio do Crescimento) produzido no hipotálamo, uma região acima da hipófise, onde de lá partem a ação de vários outros produtos em função da necessidade do corpo em cada momento. 

A deficiência do hormônio de crescimento provoca várias anomalias entre elas o nanismo e a reposição exógena é conduzida sob orientação de médicos especialistas. 

Com o declínio natural de acordo com o avanço da idade, algumas experiências bem sucedidas de reposição hormonal retardando o envelhecimento na terceira idade têm sido registradas, embora necessite ainda mais estudos. 

No esporte e no fitness houve nos últimos anos um aumento acentuado da procura de hormônio de crescimento principalmente nas modalidades onde a hipertrofia muscular seja fator importante. Isso de certa forma se deve ao fato das pessoas reconhecer que os esteróides anabólicos são muito perigosos e dificilmente os usuários escapam dos efeitos colaterais. 

Entretanto, as experiências e estudos concretos existentes com idosos e portadores do vírus HIV não puderam afirmar que o tratamento só com hormônio de crescimento seja eficiente no aumento da massa magra. 

Na musculação, as experiências feitas por Taaffe et al, 1994 entre outros estudos similares, não comprovaram aumento significativo da força máxima, embora houvesse diminuição do percentual de gordura e aumento da massa magra levando à conclusão que esse aumento da massa magra ficou associado à retenção de líquidos e outros produtos dentro do músculo, fator descrito por Zatsiorsky como hipertrofia sarcoplasmática. Aí, eu pergunto. 

Esse músculo grande sem aumento significativo da força máxima serve pra quê? Além do mais, é um tratamento caro, sem resultado seguro e ainda pode trazer efeitos colaterais tais como: aumento da mandíbula e de maxilar com afastamento dos dentes incisivos superiores centrais, aumento dos cotovelos, mãos e pés. 

Esses verdadeiros gigantes vistos em qualquer revista de fisiculturismo, como os exames antidoping ainda são muito falhos, juram "de pés juntos" que "não tomam nada". Será uma mutação genética desconhecida pela ciência? Estarão tomando Danoninho que vale por um bifinho? Ou será todynho? A indústria alimentícia está evoluída, heim? 

Vale lembrar: prescrição hormonal só pode ser feita por médico, suplementação alimentar por nutricionista e exercício físico por profissionais de educação física. Fala sério!!!



 


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Referências: 
http://sites.uol.com.br/gballone/geriat/hGH.html 
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?501 
http://www.geocities.com/thiago_batista/hgh.htm 
http://www.gease.pro.br/GH-atuacao.htm 
http://www.gease.pro.br/GH-mitos.htm 
http://www.saudetotal.com/saude/musvida/potencia.htm 
ZATSIORSKY, Vladimir M. - Ciência e Prática do Treinamento de Força - São Paulo - S.P. - Phorte Editora Ltda, 1999 
FLECK Steven J. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular - 2ª edição - Porto Alegre - R.S. - Editora Artes Médicas Sul Ltda - 1999 
MCARDLE, William D., Katch I. Frank & Katch L. Victor. - Fisiologia do Exercício. Energia, Nutrição e Desempenho Humano - Ed. Guanabara Koogan S. A. - 4ª edição - Rio de Janeiro R.J. 1998 


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus

Artigos relacionados:
Musculaçãoreposição hormonal, envelhecimento, Hiperplasia muscular
hipertrofia muscular,
dentes, educação física, Camisinha e AIDS - Eficiência dos preservativos contra o HIV
HIV e AIDS - Qual a diferença?
HIV Positivo e sintomas da AIDS
Tratamento para HIV / AIDS
Mulher e AIDS - Orientações para mulheres com HIV
HIV e sua transmissão - Beijo, saliva, lágrimas, suor, picadas de insetos
Transmissão do HIV - Sexo oral e AIDS
Vírus HIV
Cura da AIDS e Prevenção - Pesquisas para vacina e microbicidas
Vacina para HIV / AIDS
vírus HIV, aminoácidos e proteínas
Exercícios anaeróbicos
Suplementos de creatina para performance atlética e sua segurança
Creatina - Como tomar, massa muscular, faz mal?
Efeitos dos anabolizantes
Tipos de anabolizantes
Esteróides anabolizantes - Deca durabolin ou nandrolona
Esteróides Anabolizantes
Nandrolona - Deca-Durabolin
Doping e testes anti-doping
Treinamento de força é benéfico à saúde
Treinamento da força e da hipertrofia - Plano geral
Exercícios físicos para ganhar massa muscular
Musculação: Treino com qualidade para iniciantes
Musculação para iniciantes
Séries de exercícios de musculação para os iniciantes
Body Building
Tribo dos Marombeiros
Males do doping no esporte
Caso de doping Rebeca Gusmão
Fenilcetonúria - O que é, sintomas, tratamento, dieta
Síndrome de Rett - Causa, sintomas, tratamento
Síndrome de Prader-Willi - O que é, sintomas, tratamento
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Texto copyright © 2003 por Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 003529
lcmoraes@petrobras.com.br | lcmoraes@compuland.com.br  
Leia mais artigos sobre esporte e saúde no site Notícias do Corpo