Copacabana Runners

Indigestão - Dispepsia

Intestinos - NIDDK Image Gallery

Indigestão, também chamada de dispepsia, é o desconforto ou sensação de queimação no abdômen superior, geralmente acompanhado de náusea, barriga inchada, arrotos e algumas vezes vômitos. Algumas pessoas também usam o termo indigestão para descrever os sintomas da azia

A indigestão pode ser causada por doença no trato digestivo, como úlcera ou doença do refluxo gastro-esofágico, mas para muitas pessoas ela é o resultado de comer: demasiadamente, muito rapidamente, durante situações estressantes ou comidas muito gordurosas. 

A indigestão também pode ser causada, ou piorada, com fumo, bebida alcoólica, medicação que irrita o estômago, cansaço e estresse. Algumas pessoas têm indigestão persistente que não está relacionada a nenhum desses fatores. Esse tipo de indigestão -- chamada de funcional ou dispepsia não-ulcerosa -- pode ser causada por um problema na ação da contração do estômago (motilidade).

Para diagnosticar a indigestão o médico pode fazer testes para os problemas, como úlcera. No processo de diagnóstico a pessoa pode ter raios-x do estômago e intestino delgado, ou passar por uma endoscopia, na qual o médico usa um instrumento para olhar dentro do estômago.  

Em alguns casos, evitar alimentos e situações que parecem causar indigestão é a forma mais eficiente de tratá-la. Azia causada pelo refluxo de ácido é geralmente melhorada pelo tratamento com anti-ácidos, bloqueadores de H2 ou inibidores da bomba de prótons. Fumantes podem ter a indigestão aliviada ao largar o fumo, ou pelo menos não fumar antes de comer. Exercícios físicos com estômago cheio podem causar indigestão, então agende-os para antes das refeições ou pelo menos uma hora depois.

Para tratar a indigestão causada por um problema funcional no trato digestivo o médico pode prescrever remédio que afeta a motilidade do estômago. Uma vez que a indigestão pode ser um sinal de uma doença mais séria, pessoas devem ir ao médico se tiverem:
* Vômito, perda de peso ou de apetite.
* Sangue no vômito ou na evacuação.
* Dor severa na abdômen superior direito.
* Desconforto não relacionado a comer.
* Indigestão acompanhada por falta de ar, suor, ou dor radiando para o maxilar, pescoço ou braço.
* Sintomas de indigestão que persistem por mais de duas semanas
.

Saiba mais:
Azia e doença do refluxo gastroesofágico
Refluxo gastroesofágico em crianças
Refluxo gastro-esofágico
Azia - Causas, alimentos, dieta, tratamento, antiácidos
H. Pylori e úlcera péptica
Intestino mais saudável
Sangramento retal - Tratamento, causas, sintomas
Sangue nas fezes - Melena ou hematoquesia
Intolerância à lactose - O que é, causas, sintomas, controle





Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2007 Helio Augusto F. Fontes
Texto: NDDIC -
National Digestive Diseases Information Clearinghouse