Infecção urinária em crianças - Sinais e sintomas

Bactérias - US Goverment

Infecção urinária afeta anualmente em torno de 3% das crianças nos EUA. Durante a infância o risco de infecção urinária é de em torno de 2% para meninos e 8% para meninas. 

Os sintomas de infecção urinária em crianças não são sempre óbvios para os pais, e crianças mais novas são geralmente incapazes de descrever o que sentem. 

Reconhecer e tratar infecção urinária em crianças é importante. Uma infecção urinária não tratada pode ocasionar sérios problemas aos rins que poderiam ameaçar a vida da criança.

PUBLICIDADE

Como ocorre a infecção urinária em crianças

A urina normal não contém bactérias. Algumas vezes, bactérias podem entrar no trato urinário e urina a partir da pele ao redor do reto e genitais, e viajar pela uretra até a bexiga. Quando isso acontece, a bactéria pode infectar e inflamar a bexiga e causar inchaço no abdômen inferior e ao lado. Essa infecção da bexiga é chamada cistite.

Se a bactéria viajar através dos ureteres até os rins, pode-se desenvolver infecção renal. Essa infecção é geralmente acompanhada de dor e febre. Infecções nos rins são muito mais sérias que as na bexiga.

Em algumas crianças a infecção urinária pode ser sinal de anormalidade no trato urinário que pode ser susceptível a infecções repetidas. Por essa razão, quando uma criança tem infecção urinária, testes adicionais são freqüentemente recomendados. Em outros casos, a criança tem infecção urinária porque tendem a ter tais infecções, assim como algumas crianças tendem a ter resfriados ou infecção nos ouvidos. Ou a criança pode ter infecção por um tipo de bactéria com capacidade especial de causar infecções urinárias.

PUBLICIDADE

Crianças que freqüentemente postergam a ida ao banheiro têm maior probabilidade de desenvolver infecção urinária. Urinar regularmente ajuda a manter o trato urinário livre de bactérias ao eliminá-las pela urina. Segurar a urina pode permitir à bactéria se multiplicar.

Sinais e sintomas da infecção urinária

A infecção urinária causa irritação do revestimento da bexiga, uretra, ureteres ou rins, da mesma forma que a garganta fica irritada com um resfriado. No caso de bebês ou crianças de apenas alguns anos de vida, os sinais de infecção urinária podem não ser claros, uma vez que a criança não consegue dizer como se sente. A criança pode ter febre alta, ficar irritável ou não comer.

Por outro lado, algumas vezes a criança pode ter somente febre leve, experimentar náusea e vômito, e somente não parecer saudável. A urina na fralda pode ter odor diferente. Se a criança tiver temperatura alta e parecer doente por mais de um dia sem sinais de nariz escorrendo ou outras causas óbvias para desconforto, ela pode precisar se checada para infecção urinária.

Uma criança mais velha com irritação na bexiga pode reclamar de dor na área do abdômen e pélvis. A criança pode urinar freqüentemente. Se os rins forem infectados, a criança pode reclamar de dor em um dos lados abaixo das costelas ou na região lombar. Chorar ou reclamar que dói ao urinar e produzir somente algumas gotas de urina são outros sinais de infecção urinária. A criança pode ter dificuldade de controlar a urina e pode molhar as roupas e cama. A urina pode ter odor diferente ou parecer leitosa ou vermelha.

Somente consultando um médico pode-se saber ao certo se a criança com esses sinais e sintomas está com infecção urinária.

Saiba mais:
Remédio e tratamento para infecção urinária em crianças
Pielonefrite ou Infecção nos Rins - Tratamento, sintomas, causas
Retenção urinária - Sintomas e diagnóstico
Retenção urinária - Tratamento
Retenção urinária aguda e crônica - O que é, causas
Infecção urinária - Tratamento e Diagnóstico
Infecção urinária em mulheres
Estenose uretral - Sintomas e causas
Infecção urinária - Sintomas e causas
Pedra nos rins - Cálculo renal
Incontinência urinária infantil
Incontinência urinária - Perda de controle da bexiga
Cálculo renal ou pedras nos rins
Cálculos da Vesícula
Citomegalovírus na Gravidez - Transmissão e Tratamento
Citomegalovírus congênito - Infecção na gestação
Citomegalovírus - Transmissão e gravidez
Citomegalovírus - O que é, infecção congênita, transmissão, diagnóstico
Donovanose ou Granuloma Inguinale
Cistite intersticial - Tratamentos, medicamento, sintomas
Cistite
Infecção urinária
Febre - O que é, convulsões febris, tratamento


PUBLICIDADE




Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2010, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse