Copacabana Runners

Infecção urinária - Sintomas e causas

Bactérias - US Goverment

A infecção urinária é um problema de saúde sério, que afeta milhões de pessoas todos os anos. Mulheres são especialmente propensas a infecções urinárias por razões não totalmente compreendidas. De cada cinco mulheres, uma desenvolve infecção urinária durante a vida. Infecção urinária em homens não é tão comum quanto nas mulheres, mas pode ser muito séria quando ocorre.

O sistema urinário consiste de rins, ureteres, bexiga e uretra. Os elementos chave no sistema são os rins, os quais removem o excesso de líquidos e resíduos do sangue na forma de urina, mantêm equilíbrio estável de sais e outras substâncias no sangue, e produzem um hormônio que ajuda na formação de células vermelhas sanguíneas. Tubos estreitos chamados ureteres carregam urina dos rins para a bexiga, onde ela é estocada para então ser esvaziada através da uretra.

Causas da infecção urinária

A urina normalmente é livre de bactérias, vírus e fungos, mas contém fluidos, sais e substâncias excretadas. Uma infecção urinária ocorre quando minúsculos organismos, geralmente bactérias no trato digestivo, entram na abertura da uretra e começam a multiplicar. A uretra é um tubo que carrega urina da bexiga para fora do corpo. A maioria das infecções urinárias é decorrente de um tipo de bactéria chamada Escherichia coli (E. coli), a qual normalmente vive no cólon.

Uma infecção limitada à uretra é chamada uretrite. Se a bactéria mover para a bexiga e multiplicar, o resultado é uma infecção chamada cistite

Se a infecção não for tratada rapidamente, a bactéria pode viajar ainda mais para os ureteres para multiplicar e infectar os rins. Uma infecção nos rins é chamada pielonefrite

Microorganismos chamados clamídia e mycoplasma também podem causar infecção urinária tanto em homens como em mulheres, porém essas infecções tendem a permanecer limitadas à uretra e sistema reprodutivo. Diferente da E. coli, clamídia e e micoplasma podem ser sexualmente transmitidas, e a infecção requer tratamento em ambos parceiros sexuais.

Sintomas da infecção urinária

Nem todos com infecção urinária apresentam sintomas. Porém, a maioria das pessoas com infecção urinária tem pelo menos alguns sintomas. Esses sintomas podem incluir urgência freqüente para urinar, e sensação de dor e queimação na área da bexiga ou uretra ao urinar. Freqüentemente mulheres sentem pressão desconfortável acima do osso púbico, e alguns homens têm a sensação de reto cheio.

É comum para uma pessoa com infecção urinária reclamar que, apesar da vontade urgente de urinar, apenas uma pequena quantidade de urina sai. A urina pode ter aparência leitosa e até avermelhada se sangue estiver presente. Normalmente infecção urinária não causa febre se estiver na bexiga ou uretra. Febre pode significar que a infecção urinária alcançou os rins. Outros sintomas de infecção nos rins incluem dor nas costas ou no lado abaixo das costelas, náusea, ou vômito.

Sintomas de infecção urinária em crianças

Em crianças os sintomas de infecção urinária podem não ser notados ou atribuídos a outra desordem. Uma infecção urinária deve ser considerada quando a criança ou bebê parece irritável, não está comendo normalmente, tem febre inexplicável que não vai embora, tem incontinência ou intestino solto, ou não está se desenvolvendo. 

Diferente dos adultos, crianças têm maior probabilidade de ter febre e nenhum outro sintoma. Isso pode acontecer tanto em meninos quanto em meninas. A criança deve ser examinada por um médico se houver qualquer dúvida sobre esses sintomas, especialmente alteração no padrão urinário.

Saiba mais:
Infecção urinária em mulheres
Infecção urinária em crianças
Remédio e tratamento para infecção urinária em crianças
Pielonefrite ou Infecção nos Rins - Tratamento, sintomas, causas
Uretrite - O que é, causas, sintomas e tratamento
Infecção urinária
Cistite intersticial - Tratamentos, medicamento, sintomas
Cistite
Vulvodínia - Causas, sintomas, tratamento
Vaginose bacteriana - Sintomas, tratamento





Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2010, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse