Copacabana Runners

Infecção urinária - Tratamento e Diagnóstico

Bactérias - US Goverment

Diagnóstico da infecção urinária

Para descobrir se o paciente tem infecção urinária o médico testará uma amostra de urina para pus e bactérias. No teste de urina ela é examinada para células sanguíneas brancas, vermelhas e bactérias. Então, é feita uma cultura da bactéria que é testada contra diferentes antibióticos para ver qual é o mais eficiente. Esse último passo é chamado teste de sensibilidade.

Alguns micróbios, como clamídia e mycoplasma, podem ser detectados somente com culturas especiais de bactérias. O médico suspeita de infecção com esses micróbios quando o paciente apresenta sintomas de infecção urinária, mas a cultura padrão falha para crescer qualquer bactéria.

Tratamento da infecção urinária

A infecção urinária é tratada com medicamento antibactérias. A escolha do medicamento e duração do tratamento depende do histórico do paciente e testes de urina que identificam a bactéria responsável. O teste de sensibilidade é especialmente útil para o médico selecionar o medicamento mais eficiente.

Geralmente a infecção urinária pode ser curada em 1 ou 2 dias de tratamento se ela não for complicada por uma obstrução ou por outra desordem. Ainda assim, muito médicos pedem aos pacientes para tomar antibióticos por uma semana ou duas para certificar que a infecção foi curada.

Tratamento de dose única não é recomendado para alguns grupos de pacientes, como aqueles que tiveram o começo do tratamento tardio, com sinais de infecção nos rins, diabéticos, que têm anormalidades estruturais, ou homens com infecções na próstata. Tratamento mais longo também é necessário para pacientes com infecções causadas por clamídia ou micoplasma. 

Uma análise de urina posterior ajuda a confirmar se o trato urinário está livre de infecção. É importante seguir o tratamento até o final, porque os sintomas podem desaparecer antes da infecção estar totalmente curada.

Pacientes muito doentes com infecção nos rins podem ser hospitalizados até poderem tomar fluidos e remédios por conta própria. Infecções nos rins geralmente necessitam de várias semanas de tratamento com antibiótico.

Infecção urinária em homens e seu tratamento

Infecção urinária em homens é freqüentemente decorrente de uma obstrução, por exemplo pedra urinária ou próstata aumentada, ou resultado de procedimento envolvendo cateter. Geralmente os médicos recomendam tratamento mais longo para homens, em parte para prevenir infecções da próstata.

As infecções na próstata são mais difíceis de curar porque antibióticos não penetram eficientemente no tecido da próstata infectada. Por isso, homens com prostatite geralmente necessitam de tratamento mais longo com seleção cuidadosa do antibiótico. Infecção urinária em homens idosos é freqüentemente associada a prostatite bacteriana aguda, a qual pode ter conseqüências sérias se não tratada urgentemente.

Saiba mais:
Remédio e tratamento para infecção urinária em crianças
Infecção urinária em crianças
Infecção urinária em mulheres
Infecção urinária - Sintomas e causas
Antibióticos - uso incorreto pode levar a infecção generalizada
Candidíase - Sintomas, tratamento, medicamento, peniana, no homem
Prostatite crônica e aguda
Aumento da próstata - Hiperplasia prostática benigna
Infecção urinária
Pielonefrite ou Infecção nos Rins - Tratamento, sintomas, causas





Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2010, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse