Copacabana Runners

Leucócitos e Leucopenia

Leucemia - CDC/ Stacy Howard

O que são leucócitos

O leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos, são células do sistema imunológico que defendem o organismo contra materiais exteriores e doenças infecciosas. Existem vários tipos diferentes de leucócitos, mas todos são produzidos e derivam de um célula na medula óssea chamada de células tronco hematopoiética. 

Leucócitos são encontrados por todo o corpo, incluindo sangue e sistema linfático. Chama-se de leucopenia a condição na qual a quantidade de leucócitos no sangue está diminuída.

Quantidade de leucócitos e doenças

A quantidade de leucócitos no sangue é geralmente um indicador de doença. Normalmente há entre 4×109 e 11×109  leucócitos por litro de sangue, representando em torno de 1% do sangue em um adulto saudável. Em condições como leucemia a quantidade de leucócitos é maior do que o normal, e em leucopenia a quantidade é muito menor. As propriedades físicas dos leucócitos, como volume, condutividade e granularidade, podem mudar devido a ativação, presença de células imaturas ou presença de leucócitos malignos na leucemia.

O que é leucopenia

A leucopenia é uma diminuição na quantidade de leucócitos circulantes no sangue. A principal função dos leucócitos é combater infecções, então a diminuição da sua quantidade na leucopenia pode colocar a pessoa sob risco mais elevado de doenças infecciosas.

Causas da leucopenia

A quantidade diminuída de leucócitos podem estar associada a quimioterapia, radioterapia, leucemia quando as células malignas sobrecarregam a medula óssea, mielofibrose e anemia aplástica. Adicionalmente, muitos medicamentos comuns podem causar leucopenia. Outras causas para o número reduzido de leucócitos incluem gripe, tifo, malária, AIDS, tuberculose, dengue, lúpus eritematoso sistêmico, aumento do baço, deficiência de folato, sepse e ornitose. Existem ainda muitas outras causas possíveis como deficiência de certos sais minerais como cobre e zinco.

Medicamentos que podem causas leucopenia

Alguns medicamentos tem impacto na quantidade de função dos leucócitos. Entre os medicamentos que podem causar leucopenia está a clozapina que é um antipsicóticos (medicamento de ação psicotrópica, com efeitos sedativos e psicomotores). Outros medicamentos que podem causar leucopenia incluem imunossupressores e interferons.

Saiba mais:
Causas da anemia e fatores de risco
Leucemia - o que é, sintomas, tipos, causas, tratamento
Talassemia
Doar sangue e treinamentos
Menorragia ou hipermenorreia- Menstruação longa
Hemograma - Decifrando o exame de sangue
Quimioterapia - O que é, tipos
Radioterapia
Quimioterapia e efeitos colaterais
HIV e AIDS
Tuberculose
Lupus - Causas, sintomas, diagnóstico
Lupus - Tratamento
Lúpus eritematoso sistêmico
Leucemia linfóide aguda em crianças - Tratamento
Leucemia linfóide aguda em crianças
Leucemia mielóide aguda
Causas da leucemia e fatores de risco
Sintomas da leucemia e diagnóstico
Tratamento para leucemia
Leucemia - O que é, tipos
Mieloma Múltiplo - O que é, fatores de risco, sintomas e tratamento



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:




Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "White blood cell" (en.wikipedia.org/wiki/White_blood_cell).