Copacabana Runners

Linfonodos ou gânglios linfáticos

Nódulo linfático - Cancer.gov

O que são linfonodos ou gânglios linfáticos

Linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos, são órgãos que consistem de vários tipos de células e são parte do sistema linfático. 

Os linfonodos, ou gânglios linfáticos, são encontrados através do corpo e agem como filtro e armadilha para partículas externas. linfonodos contêm células brancas sanguíneas, dessa forma são importantes para o funcionamento do sistema imunológico.

Doenças e linfonodos ou gânglios linfáticos

Os linfonodos também têm importância clínica. Se eles ficarem inflamados ou inchados isso pode ser indicação de várias condições, as quais variam de triviais, como infecção na garganta, a graves, como câncer. No caso de câncer, a condição dos gânglios linfáticos é tão importante que eles são usados para determinar a extensão da doença e assim decidir o tratamento e determinar prognóstico. Linfonodos podem ser usados para diagnóstico através de biópsia quando estão inflamados. Certas doenças afetam os gânglios linfáticos, com consistência e localização características.

Função dos linfonodos ou gânglios linfáticos

Patógenos podem provocar infecções em qualquer lugar do corpo. Porém, os linfócitos (tipo de células brancas que combatem infecções) encontram os antígenos (substância que desencadeia a fabricação de anticorpos contra infecções) nos órgãos linfóides periféricos, os quais incluem os linfonodos. Depois dos linfócitos encontrarem os antígenos eles saem dos linfonodos e recirculam continuamente pelos órgãos linfóides periféricos. 

O estado dos linfonodos depende da infecção. Durante uma infecção, os linfonodos podem se expandir, o que é comumente chamado de gânglios inchados.

Linfadenopatia - Patologia nos linfonodos ou gânglios linfáticos 

Linfadenopatia é o termo que significa doença dos linfonodos. Ele porém é quase sinonimamente usado com gânglios linfáticos inchado. Linfadenopatia pode ser sintoma de muitas doenças e infecções, indo desde uma infecção na garganta até câncer. 

Entre as condições que podem causar inchaço dos gânglios linfáticos estão: infecção bacteriana, virose disseminada, doença de Kawasaki, leucemia, desordens imunológicas, linfoma, metástase e doença da arranhadura do gato.

Saiba mais:
Sistema Linfático
Sistema imunológico - Linfócitos, imunoglobinas
Linfoma não-Hodgkin - Tratamento
Linfoma não-Hodgkin - Sintomas, diagnóstico e tipos
Linfoma não-Hodgkin - O que é, sistema linfático, fatores de risco
Linfonodos sentinelas e axilares
Câncer no sistema linfático ou linfoma
Câncer de próstata - Sintomas, tumores benignos e malignos
Câncer de próstata - Tratamento
Câncer de colo do útero ou cervical - Causas e fatores de risco
Leucemia linfóide aguda em crianças - Tratamento
Leucemia linfóide aguda em crianças
Leucemia mielóide aguda
Causas da leucemia e fatores de risco
Sintomas da leucemia e diagnóstico
Tratamento para leucemia
Leucemia - O que é, tipos
Leucócitos e Leucopenia
Drenagem linfática



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Lymph_node" (en.wikipedia.org/wiki/Lymph_node).