Copacabana Runners

Lipoma
O que é, tratamento, remoção, tipos e causas

Tomografia computadorizada mostrando lipoma - U.S. National Library of Medicine

O que é lipoma ?

O lipoma é um tumor benigno comum composto de tecido adiposo. Lipomas são macios ao toque, usualmente podem ser movidos e geralmente não causam dor. O lipoma cresce bem lentamente, e em raros casos pode se tornar canceroso. Muitos lipomas são pequenos, mas alguns podem crescer até 6 centímetros. Lipomas são comumente achados em adultos de 40 a 60 anos, mas também podem aparecer em crianças. Aproximadamente 1% da população geral tem lipoma.

Tipos de lipoma

O tipo mais comum de lipoma é conhecido como "lipoma superficial subcutâneo", ou seja logo embaixo da superfície da pele. A maioria dos lipomas ocorrem no tronco, coxas e braços, embora possam aparecer em qualquer local do corpo onde tenha gordura. 

Os tipos de lipoma incluem:
* Subcutâneo superficial.
* Intramuscular.
* Celular.
* Angiolipoma.
* Lipoblastoma benigno.
* Do tendão, nervos, sinovial ou outro.

Causas do lipoma

A tendência a desenvolver lipoma não é necessariamente hereditária, embora possa estar relacionada à lipomatose múltipla, de influência hereditária, onde múltiplos lipomas se desenvolvem com o tempo. Alguns médicos acreditam que uma lesão leve possa engatilhar o crescimento do lipoma. Estar acima do peso não causa lipoma.

Tratamento e remoção do lipoma

Geralmente não é necessário tratamento e remoção do lipoma, a menos que o tumor comece a doer ou restrinja movimentos. Muitas pessoas fazem a remoção do lipoma por questão estética. Entretanto, se o lipoma não for totalmente removido durante a cirurgia, ele pode crescer novamente. Lipomas são geralmente removidos através de uma excisão simples, porém a liposucção é outra opção caso o lipoma seja macio e tenha tecido conectivo pequeno. A liposucução geralmente resulta em cicatriz menor, porém tem maior tendência a não remover o lipoma inteiramente.

Saiba mais:
Furúnculo - Causas, tratamento de furúnculos
Cisto sebáceo
Furúnculo - O que é, causas, cura e tratamento
Eczema - Tipos de eczemas, tratamento



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

 

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Lipoma" (en.wikipedia.org/wiki/Lipoma).