Copacabana Runners

Luxação e subluxação
Tratamento e fisioterapia no ombro, pé, patela, tornozelo, cotovelo

Homem com dor em um tendão - NIH

O que são luxação e subluxação

Uma luxação ocorre quando ossos em uma articulação ficam fora do local ou desalinhados. Luxação é freqüentemente causada por impacto súbito na articulação. Os ligamentos ficam danificados como conseqüência desse deslocamento. Uma subluxação é um deslocamento parcial.

Ocorrência de luxação e subluxação

Embora seja possível que qualquer articulação tenha luxação ou subluxação, os locais de ocorrência mais comuns são:
* Ombro.
* Dedos.
* Patela.
* Punho.
* Cotovelo.
* Pé.
* Tornozelo.

Tratamento de luxação e subluxação

Uma articulação deslocada geralmente só pode ser “reduzida” com sucesso para sua posição normal por um profissional médico treinado. Tentar reduzir a luxação sem qualquer treinamento pode tornar a lesão significativamente pior.

Raios-x são geralmente feitos para confirmar o diagnóstico e detectar qualquer fratura que também pode ter ocorrido junto com a luxação. 

Quando o diagnóstico é confirmado, o tratamento geralmente envolve manipular a articulação de volta para sua posição. Isso pode ser muito dolorido, de forma que tipicamente é feito sob sedação ou em uma sala de operação com anestesia geral.

É importante que a luxação seja reduzida o mais rápido possível, uma vez que em estado de deslocamento o suprimento sanguíneo à articulação pode ser comprometido. Isso é especialmente verdadeiro em casos de luxação de tornozelo, devido à anatomia do suprimento de sangue ao pé. Luxação no ombro também pode ser estabilizada cirurgicamente, dependendo da severidade, utilizando cirurgia de artroscopia

Algumas articulações têm maior risco de ficarem deslocadas novamente depois de uma lesão inicial. Isso é decorrente do enfraquecimento dos músculos e ligamentos que mantêm a articulação no lugar. O ombro é especialmente susceptível a isso. Luxação de ombro deve ser seguida por tratamento com fisioterapia.

Cuidados após o tratamento para a luxação - Fisioterapia

Depois do tratamento para luxação as articulações lesionadas geralmente são mantidas no local por uma tala (geralmente para articulações nos dedos) ou bandagem (para articulações mais complexas como as dos ombros). Adicionalmente, os músculos, tendões e ligamentos do local da lesão também devem ser fortalecidos. Isso é geralmente feito através de fisioterapia, a qual pode também ajudar a reduzir as chances de novas luxações na mesma articulação.

Saiba mais:
Luxação de ombro - Tratamento do ombro deslocado
O que é artrose ou osteoartrite
Bursite
Fibromialgia
Glicosamina - Glucosamina
Sulfato de Condroitina
Antiinflamatórios não-esteróides
Dipirona Sódica - Novalgina, Neosaldina, Buscopan Composto
Dor crônica
Inflamação nas articulações
Tendinite e Bursite
Meniscos - Lesões, cirurgia e tratamento
Lesões por superuso x Lesões traumáticas
Psicologia e respostas emocionais a lesões esportivas
Dor no Joelho - Síndrome Patelofemoral
Artroscopia - Cirurgia para o joelho
Proteja os seus tendões: prevenindo a dor da tendinite



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:




Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2010, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Joint_dislocation" (en.wikipedia.org/wiki/Joint_dislocation).