Atletismo e Saúde

Malhar não precisa complicar

Quando alguém esguio, sem barriga, corpo “malhado”, desses que popularmente chamam de “sarado” chega numa roda de amigos não escapa do comentário: ...É, tô precisando malhar também. Como é que você faz pra manter esse corpo?

E quantas pessoas que por algum motivo tenha que tirar a camisa na frente dos outros sente certa vergonha só porque está fora de forma? Isso quando não vira alvo de gozação do tipo: está em forma... De barril.

Essa não é a questão mais importante até porque nem sempre um sujeito meio gordinho está fora de forma e muito menos não tenha qualidade de vida. Há quem tenha naturalmente mais dificuldade de emagrecer, mas que faz as suas caminhadas diárias, musculação e controla, pelo menos em parte, a alimentação. Esse sujeito tem mais qualidade de vida e mais saúde do que um outro magro, fumante, estressado com o trabalho, vivendo à beira de um ataque de nervos e até não são muito raros.

A ciência na área da Educação Física evoluiu tanto nos últimos anos que já se pode afirmar que quase tudo pode ser mudado no corpo com exceção da carga genética. Quem é baixinho vai continuar baixinho, quem é alto não vai diminuir nem muito menos crescer mais do que a natureza permite. Pernas finas? Dá pra engrossar. Pneuzinhos nos quadris? Dá pra tirar. Abdome protruso? Dá pra diminuir e até virar “tanquinho”. Bum bum caído? Dá pra endurecer. Braço molenga? Dá pra melhorar. Só não dá pra fazer milagre do tipo tirar daqui e colocar ali ou alguém que vive faltando à ginástica querer resultado. Também não dá pra transformar gordura em músculos porque são tecidos diferentes da mesma forma que músculos não transformam em gordura quando alguém pára de treinar. Os músculos ficam flácidos e pode-se até perder massa muscular conforme o tempo de parada ou alimentação inadequada.

Os métodos de treinamento de musculação, os equipamentos e a indústria alimentícia evoluíram muito em favor de um corpo mais esbelto ditado pela mídia, mais forte e resistente às doenças embora a beleza externa não seja o fator mais importante quando se fala em saúde.

Ninguém mais tem dúvidas quando se trata de saúde do coração com relação a exercícios aeróbios. Médicos e profissionais de Educação Física não hesitam em recomendar e/ou prescrever caminhada, corrida, ciclismo, natação entre outras práticas aeróbias quando o objetivo é emagrecer e melhorar o sistema cardiovascular. Entretanto, as pessoas, embaladas pela televisão, cinema, revistas e jornais do mundo inteiro passaram a buscar o padrão estético das estátuas gregas disseminado pelos artistas que ganham fortunas com isso.

Para nós simples mortais, como dito, pode-se quase tudo. Quem é fino em cima e largo em baixo, com exercícios específicos para o tórax e costas disfarça um pouco. O culote (gordura localizada na face externa da articulação coxofemoral) que incomoda tantas mulheres, com exercícios para a região lateral da coxa também pode-se melhorar essa aparência embora a gordura localizada nessa região seja uma das mais difíceis de ser queimada, mas com a musculatura em baixo dela fortalecida essa gordura fica, por assim dizer, espalhada. O corpo não gasta gordura por região e, portanto percentualmente a gordura continua lá.

Os grandes grupos musculares como peitoral, costas, abdome e coxas são os principais e seja qual for o objetivo, desde o estético até a busca pela qualidade de vida deverão ser sempre trabalhados. O que muda são os métodos de treinamento caso a caso. Sendo assim, os exercícios mais executados e mais simples nas academias, com personal ou mesmo em casa são: Para o peitoral – Supino, crucifixo e voador. Para as costas – As puxadas, as remadas e o crucifixo invertido. Para o abdome: os tradicionais abdominais para a parte superior, inferior e lateral do abdome. Para as pernas – Os agachamentos, a flexão e extensão de joelhos, a adução e abdução do quadril. Para os glúteos – Entre as mulheres o mais popular é o quatro apoios. Os homens, por preconceito, preferem as variações do agachamento ou as máquinas específicas. Claro, os músculos menores como os do braço, antebraço e das pernas também são trabalhados, porém com tempos de descanso e intensidade diferente dos maiores.

Cartas para: lcmoraes@compuland.com.br

Para refletir:
Pessoas evoluídas conseguem dominar seus sentimentos resolvendo problemas de toda ordem sem conflitos. É difícil, mas não impossível para seres humanos. Moraes2008.
Sobre a Ética – A Educação Física deve ser ministrada num ambiente alegre e saudável. “Chatices e chatos” as pessoas já são obrigadas a conviver em outros setores sociais.

 


Vídeo sobre musculação

Produtos Relacionados:


Artigos relacionados:
Personal Trainer
Academia - Porque as pessoas desistem
Step
Body Pump
Ginástica Localizada
Equipamentos de Ginástica e Estações de Musculação
Musculação
Flexibilidade
Atividade física regular e controle de peso
Corpo definido
Barriguinha lisinha e abdômen definido tanquinho
Aparelhos Abdominais - aparelho abdominal para fortalecer abdome
Abdome definido e saúde
Ginástica
Ginástica passiva
Ginástica laboral
Educação física
Pilates - Método, aparelhos, aulas
Curves
Treinamento em Circuito
Sedentarismo
Onze razões para correr e malhar
Musculação ajuda performance dos corredores fundistas?
Mudança Climática e Educação Física
Preparar-se para os exercícios! Psicologia espotiva
Academia de Ginástica - Como escolher Academias?
Trabalho, família e o exercício físico em sintonia
Professor de Educação Física - Doze Virtudes
Mulheres e Músculos - Musculação Feminina e Vigorexia
Mulheres e a Estética
Busca pelo Corpo Perfeito - Moderadores de apetite e medicamentos
Corpo sarado como sinônimo de saúde
Malhar não precisa complicar
Espelho na academia
Vai malhar? É preciso saber se alimentar!
Correr na Esteira ou na Rua
 

Créditos:
Texto copyright © 2008 por Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 003529
lcmoraes@petrobras.com.br | lcmoraes@compuland.com.br  
Leia mais artigos sobre esporte e saúde no site Notícias do Corpo

Menu da Seção Corpo & Saúde
Alimentos | Nutrição e Saúde | Últimas da Saúde | Últimas sobre emagrecimento | Saúde Geral | Nutrição Esportiva |
Estética | Obesidade | Patologias | Infância e adolescência | Cabelos | Saúde do Idoso | Saúde bucal | Patologias e nutrição | Hidratação | Segurança | Sexologia | Receitas Light, Receitas Fáceis e Culinária | Dermatologia | Oftalmologia | Emagrecimento e Perda de Peso | Lesões esportivas

VoltarVoltar

pilates | emagrecimento | obesidade | carboidratos | índice de massa corporal IMC peso ideal | sibutramina | chá verde | CLA | dietas - dieta emagrecimento | tabela índice glicêmico carboidratos | pirâmide alimentar | radicais livres e antioxidantes | alimentação saudável | transplante capilar implante de cabelo | hernia de disco - dores nas costas | artrite | mesoterapia | dor nas costas | musculação | ginseng | perder barriga | gorduras - colesterol gordura trans | estrias | drenagem linfática | rugas | albumina | Toxina botulínica tipo A - BOTOX® | vitaminas vitamina E C B A | leucemia | calvície feminina | gordura localizada | monitores cardíacos - frequencímetros | Jogos Olímpicos | propecia - finasterida | DST | emagrecedores | dieta dos pontos | calvície queda de cabelo | pressão alta hipertensão | massagem | suplementos alimentares | tratamento celulite | varizes | calorias | herpes genital  | prótese capilar - próteses capilares | acne | anabolizantes | proteínas e aminoácidos | chás | emagrecer | shiatsu | Olimpíadas 2008 - Pequim | ginkgo biloba | bioplastia | peruca - perucas | fibromialgia | creatina | tratamento calvície | cirurgia plástica estética | como ganhar peso - dieta hipercalórica para ganho de peso | massoterapia | clareamento dental | minoxidil - rogaine - regaine | anorexia | Dieta do tipo sanguíneo - sangue tipo A, B, O | lipoaspiração | Ácido úrico - gota úrica

© 1999-2008 Helio A. F. Fontes
Utilização de material original do site

Copacabana Runners - Atletismo e Maratonas