Medicina Tradicional Chinesa - Teoria e eficácia

Acupuntura - NIH

A medicina tradicional chinesa é considerada uma medicina complementar ou alternativa na maior parte do mundo. Ela inclui uma gama de práticas médicas tradicionais originais da China, que foram desenvolvidas ao longo de milhares de anos. As práticas da medicina tradicional chinesa incluem teorias, diagnósticos e tratamentos como a medicina por ervas, acupuntura e massagem.

A teoria da medicina tradicional chinesa encara o corpo humano como inter-relacionado e em constante interação com o ambiente. 

Os praticantes da medicina tradicional chinesa acreditam que sinais de desarmonia ajudam a entender, tratar e prevenir doenças. 

PUBLICIDADE

A medicina tradicional chinesa é baseada em vários modelos, incluindo a teoria Yin-yang, as 5 fases, o sistema de canais humanos, teoria Zang Fu de órgãos, e outras. O diagnóstico e tratamento são conduzidos com referência a esses conceitos. 

A medicina tradicional chinesa não opera dentro dos paradigmas científicos contemporâneos, mas alguns praticantes fazem esforços para trazer essas práticas dentro da visão biomédica.

Os princípios da medicina tradicional chinesa não são necessariamente uniformes e são baseados em várias escolas de pensamento. A medicina tradicional chinesa pode ser influenciada pelo Taoísmo, Budismo e Neo-Confucionismo. Desde 1.200 A.C., acadêmicos chineses de várias escolas têm focado em observar leis naturais do Universo e suas implicações na caracterização prática do lugar da humanidade nele.

Eficácia da medicina tradicional chinesa

Muito da pesquisa científica sobre a medicina tradicional chinesa tem focado na acupuntura. A eficiência da acupuntura continua controversa na comunidade científica. 

PUBLICIDADE

Uma revisão de estudos científicos, realizada por Edzard Ernst e colegas em 2007, achou que a acupuntura pode ser eficiente para algumas condições médicas, mas não todas.

Estudos usando os protocolos da medicina baseada em evidências encontrou boa evidência que acupuntura é moderadamente eficiente na prevenção de náusea. Há evidência conflitante se acupuntura pode tratar dor lombar crônica e evidência moderada quanto ao tratamento de dor de cabeça e no pescoço. Para a maioria das outras condições médicas foi encontrada pouca ou nenhuma eficácia.

Muito menos estudos científicos foram feitos sobre a utilização de ervas na medicina tradicional chinesa. Componentes farmacológicos têm sido isolados de alguns remédios de ervas da medicina tradicional chinesa. Muitos remédios de ervas da medicina tradicional chinesa são comercializados no ocidente como suplementos alimentares, e há considerável controvérsia sobre a sua eficácia.

Saiba mais:
Medicina alternativa
Acupuntura funciona?
Quiropraxia
Acupuntura para emagrecer
Acupuntura - Yin e yang e medicina chinesa
Reflexologia
Acupuntura
Homeopatia
Medicina ortomolecular
Massoterapia
O Poder da Massagem
Tai Chi Chuan
Aromaterapia
Seis regras de ouro para medicina altenativa
Yoga e Musculação se Completam?
Yoga
Ashtanga Vinyasa Yoga
Hatha Yoga
Kriya Yoga
Dieta Ortomolecular
Bambuterapia - Massagem feita com bambu
Shiatsu
Química da acupuntura


PUBLICIDADE




 

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Traditional Chinese medicine" (en.wikipedia.org/wiki/Traditional_Chinese_medicine).