Copacabana Runners

Melasma - Causas, tratamento

Mulher usando protetor solar - cancer.gov

Melasma (também conhecido como cloasma ou máscara gravídica quando presente em mulheres grávidas) são manchas acastanhadas na face.

Embora possa afetar qualquer um, melasma é mais comum em mulheres, principalmente nas grávidas e nas que estão tomando anticoncepcional oral ou medicamentos da terapia de reposição hormonal

Os locais mais comuns para o melasma aparecer são bochechas, lábios, nariz e testa. Essas manchas na pele não causam nenhum outro sintoma além da alteração estética.

Causas do melasma

Acredita-se que o melasma seja decorrente da estimulação dos melanócitos ou células produtores de pigmentos pelos hormônios femininos estrogênio e progesterona a produzir mais pigmentos de melanina quando a pele for exposta ao sol. 

Mulheres com pele morena clara, vivendo em regiões com exposição intensa ao sol, são mais susceptíveis a desenvolver melasma. A predisposição genética também é um fator importante para o desenvolvimento de melasma.

A incidência de melasma também aumenta em pessoas com doença na tiróide. Outras causas mais raras de melasma incluem reação alérgica a medicamentos e cosméticos.

Tratamento do melasma

As manchas na pele geralmente desaparecem espontaneamente no período de vários meses depois do parto ou de parar de usar anticoncepcional oral ou medicamentos da terapia de reposição hormonal.

Tratamento para apressar o desaparecimento do melasma incluem:

* Agentes despigmentadores tópicos.

* Tretinoina, um ácido que eleva a renovação das células da pele. Esse tratamento não pode ser usado durante a gravidez.

* Ácido azelaico (205), acredita-se diminuir a atividade dos melanócitos.

* Peeling facial com alfa hidroxiacidos ou agentes com ácido glicólico.

* Tratamento com laser

Em todos esses tratamentos os efeitos são graduais e é necessário evitar rigorosamente a luz solar. Maquiagem cosmética pode ser usada para reduzir a aparência do melasma.

Saiba mais:
Manchas no rosto - Como tratar
Anticoncepcional oral
Terapia de reposição hormonal na menopausa
Cosméticos e sua saúde
Exercícios e nossos hormônios! - estrogênio, testosterona ...
Métodos anticoncepcionais - Contraceptivos e informação
Sol e pele: o lado negro da exposição solar







Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Melasma" (en.wikipedia.org/wiki/Melasma).