Meniscos - Lesões, cirurgia e tratamento

Músculos da perna - NIAMS Image Gallery

Os meniscos são qualquer uma das duas partes específicas de cartilagem do joelho. Há o menisco lateral e o medial, ambos são tecidos cartilaginosos que dão integridade estrutural ao joelho quando este sofre tensão e torção. Os meniscos servem para dispersar a fricção na articulação entre a tíbia e o fêmur.

Lesões nos meniscos

Na osteoartrite, os meniscos são lacerados ou desgastados pelo superuso, idade ou lesão. A articulação fica dolorida quando usada, porém se não há carga a dor vai embora. Um menisco lacerado pode ser reparado através de cirurgia e pela capacidade do corpo de se recuperar. 

Caso o dilaceramento esteja fora do suprimento de sangue para o menisco há pouca probabilidade que o organismo o recupere por si mesmo. Nesse caso, a cirurgia de artroscopia remove a tecido lacerado permitindo ao joelho funcionar com algum menisco faltando. 

Em geral, pacientes jovens não reagem tão bem a esse tipo de tratamento quanto os mais velhos e sedentários. Em situações nas quais o menisco está danificado de uma forma que não é possível reparo nem remoção parcial, a opção pode ser a meniscectomia (remoção total do menisco). 

PUBLICIDADE

Tratamento de lesões nos meniscos

Quando uma pessoa tem lesão nos meniscos deve consultar um médico. Após os exames médicos apropriados um ortopedista decidirá se o paciente deve o não passar por cirurgia. Caso a cirurgia não seja necessária, o paciente provavelmente terá que dar uma parada nas suas atividades normais para permitir que os meniscos sarem.

Reabilitação depois de cirurgia no menisco

Depois de uma cirurgia bem-sucedida para tratar parte destruída do menisco, o paciente deve seguir um programa de reabilitação para ter os melhores resultados. A reabilitação depois de uma cirurgia de menisco depende se todo o menisco foi removido ou reparado. Se a parte destruída do menisco foi removida, o paciente geralmente começa a andar um ou dois dias depois da cirurgia, e volta às atividades normais depois de duas ou três semanas. Entretanto, cada caso é diferente e o paciente deve consultar o cirurgião.

PUBLICIDADE

Caso o menisco tenha sido reparado, o programa de reabilitação é mais intensivo. Depois da cirurgia uma joelheira é colocada no paciente, a qual permite movimentos controlados do joelho. 

O paciente é encorajado a andar usando muletas a partir do primeiro dia, e na maioria do tempo pode colocar peso sobre o joelho. Depois de algumas semanas o paciente pode começar a andar usando somente a joelheira. A partir do segundo mês o paciente pode andar livremente e também fazer alguns exercícios leves (bicicleta ergométrica, natação, etc.). Se a reabilitação for feita apropriadamente, o paciente pode retornar gradualmente às atividades físicas mais pesadas (corrida). Porém, cada caso é único e o paciente deve seguir o médico e fisioterapeuta para um programa de reabilitação apropriado.

Saiba mais:
Dor no Joelho - Síndrome Patelofemoral
Artroscopia - Cirurgia para o joelho
Tratamento da Artrose ou Osteoartrite
Lesões por superuso x Lesões traumáticas
Chondromalacia ou Joelho de Corredor, síndrome da faixa iliotibial
Cirurgia de substituição de articulação - Prótese no joelho e quadril
Mulheres sofrem mais com os joelhos do que os homens
Por causa dos joelhos o treinamento das mulheres não é igual ao do homem (parte II)
Psicologia e respostas emocionais a lesões esportivas
Artrite Psoriática - O que é, sintomas, causas
Artrite Reumatóide - Tratamento
Artrite Reumatóide
Glicosamina - Glucosamina
Sulfato de Condroitina Antiinflamatórios não-esteróides
Artrose - Osteoartrite
Lesões por esforço repetitivo - LER
Artrite e exercícios físicos - Articulações e doenças reumáticas
Osteoartrite - impacto da perda de peso
Alongamento e fibromialgia
Alongamentos
Flexibilidade
Edema
Inflamação nas articulações
Tendinite e Bursite - Tendão de Aquiles
Bursite
Antiinflamatórios não-esteróides
Dipirona Sódica - Novalgina, Neosaldina, Buscopan Composto
Dor crônica
Proteja os seus tendões: prevenindo a dor da tendinite


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Meniscus" (en.wikipedia.org/wiki/Meniscus_(anatomy)).