Copacabana Runners

Meniscos - Lesões, cirurgia e tratamento

Músculos da perna - NIAMS Image Gallery

Os meniscos são qualquer uma das duas partes específicas de cartilagem do joelho. Há o menisco lateral e o medial, ambos são tecidos cartilaginosos que dão integridade estrutural ao joelho quando este sofre tensão e torção. Os meniscos servem para dispersar a fricção na articulação entre a tíbia e o fêmur.

Lesões nos meniscos

Na osteoartrite, os meniscos são lacerados ou desgastados pelo superuso, idade ou lesão. A articulação fica dolorida quando usada, porém se não há carga a dor vai embora. Um menisco lacerado pode ser reparado através de cirurgia e pela capacidade do corpo de se recuperar. 

Caso o dilaceramento esteja fora do suprimento de sangue para o menisco há pouca probabilidade que o organismo o recupere por si mesmo. Nesse caso, a cirurgia de artroscopia remove a tecido lacerado permitindo ao joelho funcionar com algum menisco faltando. 

Em geral, pacientes jovens não reagem tão bem a esse tipo de tratamento quanto os mais velhos e sedentários. Em situações nas quais o menisco está danificado de uma forma que não é possível reparo nem remoção parcial, a opção pode ser a meniscectomia (remoção total do menisco). 

Tratamento de lesões nos meniscos

Quando uma pessoa tem lesão nos meniscos deve consultar um médico. Após os exames médicos apropriados um ortopedista decidirá se o paciente deve o não passar por cirurgia. Caso a cirurgia não seja necessária, o paciente provavelmente terá que dar uma parada nas suas atividades normais para permitir que os meniscos sarem.

Reabilitação depois de cirurgia no menisco

Depois de uma cirurgia bem-sucedida para tratar parte destruída do menisco, o paciente deve seguir um programa de reabilitação para ter os melhores resultados. A reabilitação depois de uma cirurgia de menisco depende se todo o menisco foi removido ou reparado. Se a parte destruída do menisco foi removida, o paciente geralmente começa a andar um ou dois dias depois da cirurgia, e volta às atividades normais depois de duas ou três semanas. Entretanto, cada caso é diferente e o paciente deve consultar o cirurgião.

Caso o menisco tenha sido reparado, o programa de reabilitação é mais intensivo. Depois da cirurgia uma joelheira é colocada no paciente, a qual permite movimentos controlados do joelho. 

O paciente é encorajado a andar usando muletas a partir do primeiro dia, e na maioria do tempo pode colocar peso sobre o joelho. Depois de algumas semanas o paciente pode começar a andar usando somente a joelheira. A partir do segundo mês o paciente pode andar livremente e também fazer alguns exercícios leves (bicicleta ergométrica, natação, etc.). Se a reabilitação for feita apropriadamente, o paciente pode retornar gradualmente às atividades físicas mais pesadas (corrida). Porém, cada caso é único e o paciente deve seguir o médico e fisioterapeuta para um programa de reabilitação apropriado.

Saiba mais:
Dor no Joelho - Síndrome Patelofemoral
Artroscopia - Cirurgia para o joelho
Tratamento da Artrose ou Osteoartrite
Lesões por superuso x Lesões traumáticas
Chondromalacia ou Joelho de Corredor, síndrome da faixa iliotibial
Cirurgia de substituição de articulação - Prótese no joelho e quadril
Mulheres sofrem mais com os joelhos do que os homens
Por causa dos joelhos o treinamento das mulheres não é igual ao do homem (parte II)
Psicologia e respostas emocionais a lesões esportivas
Artrite Psoriática - O que é, sintomas, causas
Artrite Reumatóide - Tratamento
Artrite Reumatóide
Glicosamina - Glucosamina
Sulfato de Condroitina Antiinflamatórios não-esteróides
Artrose - Osteoartrite
Lesões por esforço repetitivo - LER
Artrite e exercícios físicos - Articulações e doenças reumáticas
Osteoartrite - impacto da perda de peso
Alongamento e fibromialgia
Alongamentos
Flexibilidade
Edema
Inflamação nas articulações
Tendinite e Bursite - Tendão de Aquiles
Bursite
Antiinflamatórios não-esteróides
Dipirona Sódica - Novalgina, Neosaldina, Buscopan Composto
Dor crônica



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2007, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Meniscus" (en.wikipedia.org/wiki/Meniscus_(anatomy)).