Copacabana Runners

Menorragia ou hipermenorreia- Menstruação longa

Ovário - Women's Health

Menorragia, também chamada de hiperménorreia, é a menstruação anormalmente longa e intensa em intervalos regulares. As causas da menorragia podem ser coagulação sanguínea anormal, desregulação hormonal do ciclo menstrual, ou desordens do revestimento endometrial do útero. Dependendo da causa, a menorragia pode estar associada à menstruação dolorosa (dismenorréia).

Um ciclo menstrual normal tem 21-35 dias de duração, com a menstruação durando em média 5 dias e o fluxo sanguíneo entre 50-80 ml. Uma perda de sangue de mais de 80 ml ou duração da menstruação maior que 7 dias constitui menorragia, ou hipermenorréia. A menorragia ocorre em intervalos previsíveis, distinguindo-se da menometrorragia que ocorre em intervalos irregulares.

Complicações da menorragia ou hipermenorréia

Além das complicações sociais de ter que lidar com menstruação longa e inetensa, com o tempo a perda de sangue pode ser maior que as reservas de ferro do organismo e taxa de reposição de sangue, ocasionando anemia. Sintomas da anemia podem incluir cansaço, fraqueza, formigamento e falta de sensibilidade nos dedos, dor de cabeça, depressão e concentração ruim.

Fatores de risco para menorragia ou hipermenorréia

* Obesidade.
* Anovulação.
* Administração de estrogênio (sem progesterona).
* Tratamento anterior com agentes progestacionais ou contraceptivos orais.

Tratamento da menorragia ou hipermenorréia

Quando a causa por trás da menorragia pode ser identificada, o tratamento pode ser direcionado para ela. Menstruação intensa no começo ou final dos anos reprodutivos pode passar espontaneamente. Se o grau de sangramento for moderado, tudo o que deve ser feito é certificar-se que não há um problema grave por trás da menorragia. Se ocorrer anemia, suplementos de ferro podem ser usados para restaurar os níveis normais de hemoglobina.

A menorragia é muitas vezes tratada com hormônios, geralmente com contraceptivo oral combinado ou pílulas de progesterona por poucos meses. Para tratamento hormonal de longo prazo, pode-se usar Depo Provera injetável. Fibróide pode responder ao tratamento hormonal ou requerer remoção cirúrgica. Para diminuir a dor e intensidade da menstruação, pode-se usar antiinflamatórios ou ácido tranexâmico, o qual é mais eficiente. Isso pode ser combinado com a medicação hormonal já mencionada.

Saiba mais:
Cólica Menstrual - Dismenorréia
Sangramento vaginal - Causas na gravidez, menopausa, tratamento, anticoncepcional
Primeira menstruação ou menarca - Sintomas, idade
Ciclo menstrual, menstruação irregular e período fértil
Cólica menstrual - Dismenorréia e cólicas menstruais
Menstruação atrasada e outros problemas menstruais
Anemia ferropriva - Deficiência de ferro
Anemia Ferropriva - Causas





Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Menorrhagia" (en.wikipedia.org/wiki/Menorrhagia).

VoltarVoltar a mulher corredora