Copacabana Runners

Menstruação atrasada e outros problemas menstruais

Ovário - Women's Health

Algumas vezes as mulheres têm problemas nos ciclos menstruais, como menstruação atrasada, menstruar muito freqüentemente, ter sangramento menstrual imprevisto ou ter menstruação dolorosa. Quando não é provocada pela gravidez, a menstruação atrasada e outros problemas menstruais podem ser sinal de um problema mais sério. Há vários problemas de saúde que podem causar irregularidades na menstruação.

Amenorréia

A amenorréia ocorre quando a mulher não teve sua primeira menstruação após os 16 anos de idade, ou quando a menstruação está atrasada por pelo menos três meses e não há gravidez. Amenorréia não é uma doença, mas sim o sintoma de alguma outra condição. 

As possíveis causas de amenorréia incluem exercício físico em excesso, transtornos alimentares como anorexia nervosa, estresse físico ou psicológico, tumores e problemas hormonais. Mulheres com síndrome do ovário policístico também podem sofrer amenorréia. Quando a mulher tiver a menstruação atrasada por três meses é importante ir ao médico para determinar a causa da amenorréia. O tratamento da amenorréia depende da sua causa. Algumas vezes mudanças no estilo de vida podem ajudar se a causa da amenorréia for o peso, estresse ou atividade física extrema. Outras vezes, medicamentos e anticoncepcionais orais podem ajudar a resolver o problema.

Oligomenorréia 

O termo oligomenorréia refere-se a ciclos menstruais irregulares e infreqüentes. Assim como a amenorréia, a oligomenorréia não é uma doença por si mesma, mas sim o sintoma de alguma condição. Por exemplo, muitas mulheres com síndrome dos ovários policisticos podem ter oligomenorréia.

Insuficiência ovariana prematura

A insuficiência ovariana prematura é o parada do funcionamento normal dos ovários em mulheres de menos de 40 anos de idade. As mulheres com insuficiência ovariana prematura podem não menstruar ou ter a menstruação irregular. Embora a gravidez em mulheres com insuficiência ovariana prematura seja difícil, ela é possível. Não há tratamento comprovado para fazer com que os ovários voltem a funcionar normalmente. Porém, terapia de reposição de estrogênio dá à mulher esse e outros hormônios que seu organismo não está fabricando e pode ajudar a regularizar o ciclo menstrual e diminuir o risco de osteoporose.

Fibrose uterina

A fibrose uterina é o tipo de tumor não-cancerígeno mais comum em mulheres em idade fértil. A maioria das mulheres com fibrose uterina não tem problemas com fertilidade e podem engravidar. Porém, alguma mulheres com fibrose uterina podem não ser capazes de engravidar naturalmente. As mulheres com fibrose uterina que não apresentam sintomas podem não necessitar de tratamento. Algumas podem ter menstruação pesada ou sangramentos no meio dos períodos menstruais. Medicamentos podem geralmente aliviar muitos dos sintomas da fibrose uterina, como a dor, e podem até diminuir ou parar seu crescimento. Há vários tipos de cirurgias para remover a fibrose uterina.

Endometriose

A endometriose ocorre quando tecidos que geralmente crescem dentro do útero passam a crescer fora dele. A endometriose pode causar dor antes e durante os primeiros dias do ciclo menstrual. Em torno de 30 a 50% das mulheres com endometriose são inférteis, fazendo com que esta seja uma das 3 principais causas de infertilidade feminina. Mulheres com endometriose também pode ter menstruação pesada. Há várias formas de tratar a dor, incluindo analgésicos, terapia hormonal e cirurgia. Também há alguns tratamentos para a infertilidade associada à endometriose.

Dismenorréia

A dismenorréia refere-se à menstruação dolorosa, incluindo cólicas menstruais severas. Geralmente essa condição não é séria, embora possa algumas vezes ser causada por infecção, endometriose ou cisto no ovário. Dor na menstruação pode algumas vezes ser aliviada usando bolsas quentes ou tomando banho morno. O médico pode receitar pílula anticoncepcional para tornar a menstruação menos dolorosa.

Saiba mais:
Endometriose - O que é, sintomas
Endometriose - Gravidez, tratamento, tem cura?
Menopausa precoce
Ciclo menstrual, menstruação irregular e período fértil
Amenorréia primária e secundária - Causas, sintomas, tratamento, gravidez
Muco cervical - Método anticoncepcional de Billings
Período infértil
Tabelinha período fértil - Calculadora da ovulação e dias férteis
Calculadora da Ovulação e Tabela dos Dias Férteis
Tabelinha - Método anticoncepcional ou para engravidar
Período fértil feminino para engravidar - Como saber e calcular
Temperatura basal - Método para engravidar
Como engravidar
Dicas para engravidar
Período fértil e ciclo menstrual
Sangramento no início da gravidez, na gravidez avançada e parto
Sangramento vaginal - Causas na gravidez, menopausa, tratamento, anticoncepcional
Primeira menstruação ou menarca - Sintomas, idade
Menopausa
Idade da menopausa
Anovulação
Teste de gravidez caseiro de farmácia funciona?
Ovulação - Teste de gravidez caseiro de urina
Beta hcg
Ovulação - Sintomas
Infertilidade feminina - Causas, diagnóstico e tratamento



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Tradução: © 2007 Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NICHD - The National Institute of Child Health and Human Development


VoltarVoltar a mulher corredora