Copacabana Runners

Obesidade - Subindo as Escadas

Estamos vivendo tempos de violência retratada todos os dias nas páginas policiais da imprensa em geral. Dezenas de pessoas morrem vítimas de assaltos, tráfico de drogas, brigas de trânsito e etc. Ôpa! O que a nossa coluna de Fisiologia tem a ver com isso? Você leitor já deve estar se perguntando, né? Tem uma outra arma silenciosa matando muito mais... A preguiça. Isso mesmo. A inatividade física mata muito mais. 

Um dos estudos publicados na revista Nature concluiu que gastar calorias é muito mais simples do que se imagina e, mais uma vez corroborando como tudo já dito até aqui na questão de emagrecimento, vale mais a regularidade e a soma do gasto de calorias em atividades simples diariamente. Andar, correr, passear de bicicleta, fazer sexo, subir escadas... tudo contribui para a perda de peso. É melhor, mais barato se mexer todo dia e várias vezes do que, em menos tempo fazer uma atividade física intensa suando a píncaro numa academia. Para muitas pessoas pode ser um martírio simplesmente por não gostar disso e a idéia do "Sem dor não há ganho" não vale nesse caso. O fundamento do estudo citado não é novo e outros similares o antecederam. 

Durante duas semanas 14 mulheres e 16 homens, com idades entre 22 e 32 anos, todos sadios e sem problemas de obesidade, foram observados e analisados por Klaas Westerterp da Universidade de Maastricht, na Holanda. 

Usando todo um procedimento laboratorial registrou os movimentos e a energia gasta a cada 24 horas concluindo que atividades de baixa a moderada intensidade também gasta calorias de modo eficiente. O importante é se mexer para emagrecer. 

Outros trabalhos já foram bem documentados com subida de escada. Se por um lado o progresso nos trouxe conforto e, de tal forma desincentivando a atividade física, por outro encheu as cidades de prédios e, escadas para o bem do coração e do gasto calórico. Subir escadas gasta em média para uma pessoa de 70 quilos e 1,68 a 1,75 metros de altura, 360 Kcal/h . Significa 36 Kcal por minuto ou 0,6 por segundo, o tempo para fazer o movimento de subir um degrau. A média dos andares dos prédios mais modernos são em número de 22 degraus, o suficiente para gastar 13,2 Kcal. Uma pessoa propondo-se a subir 16 andares por dia, e não precisa ser de uma vez só mas que seja no dia, pode gastar 211,2 Kcal. Essa mesma pessoa, se fizer uma caminhada a passos rápidos de 20 minutos estará gastando mais 93,33 Kcal. Somando às gastas na escada já serão 304,55 Kcal. Considerando que para se gastar um quilo de gordura são necessários 7700 kcal, só com essas atividades descritas é preciso 25 dias. O Colégio Americano de Medicina Esportiva recomenda um gasto extra de 300 a 500 Kcal por dia para uma pessoa ser considerada fisicamente ativa. É fácil!!! Acham muito tempo 25 dias? Quanto tempo levou para ganhar esses quilinhos extras? Não seria muito saudável emagrecer tudo de uma vez, não acham? É melhor estar emagrecendo pouco porém sempre. Ou não?

Um estudo feito nos anos 70 pela equipe Cooper com pessoas subindo escadas num prédio público constatou uma melhora significativa na pressão arterial, na eficiência da freqüência cardíaca, na auto-estima e no emagrecimento moderado. Só o fato das pessoas fora de peso descobrirem que são capazes de subir escadas como outra qualquer, por si só já é um fator motivante. 

É bom lembrar que o sedentarismo ainda é, independente do nível de percentual de gordura de cada um, uma arma mortal. O Instituto Americano Cooper também já mostrou um número muito maior de mortes entre magros sedentários do que entre gordos ativos. "Quem se mexe mais morre menos" palavras do Dr. Vitor Maksudo consultor da Organização Mundial de Saúde e coordenador do programa "Agita São Paulo". Portanto... empurre o carrinho de supermercado, lave o carro, leve seu cão para passear para não encher o saco dos vizinhos, regue o jardim, dance, ande a pé, suba escadas. Ufa! Isso cansa, né? Mas gasta calorias. 



 


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Artigos relacionados:
Calorias, perda de peso, atividade física, gasto calórico, emagrecer, Pressão baixa ou hipotensão - Tratamento e como controlar
Pressão baixa ou hipotensão
Exercício físico - Riscos e benefícios para o coração
Combata a Hipertensão de Forma Segura e Sem Medicação
Métodos de medida da pressão arterial
pressão arterial, freqüência cardíaca, sedentarismo
Subir escadas é benéfico no treinamento do corredor fundista? 

Créditos:
Texto copyright © 2002 por
Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 003529
lcmoraes@petrobras.com.br | lcmoraes@compuland.com.br  
Leia mais artigos sobre esporte e saúde no site Notícias do Corpo

Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: