Obstipação - constipação intestinal comum

Intestinos - NIDDK Image Gallery

O que é obstipação ou constipação intestinal comum?

A obstipação, ou constipação intestinal comum, é uma condição do sistema digestivo onde a pessoa tem fezes duras e difíceis de eliminar. 

A Constipação intestinal pode causar muita dor, e em casos extremos ocasionar sintomas de intestino obstruído. As causas da obstipação podem ser hormonais, anatômicas ou relacionadas à dieta.

A definição de constipação inclui:
* Funcionamento irregular do intestino, geralmente 3 vezes por semana ou menos; 
* Dificuldade durante a defecação; ou
* Sensação de não ter evacuado completamente.

PUBLICIDADE

Constipação intestinal em crianças

A constipação em crianças geralmente ocorre em três pontos distintos da vida: depois de começar a tomar fórmula ou alimento processados (enquanto é bebê), durante o treinamento para usar a privada, e logo depois de entrar na escola.

Causas da constipação intestinal

As causas da constipação intestinal podem ser divididas em congênitas, primárias e secundárias. As causas mais comuns são primárias e não apresentam risco de vida. Na velhice as causas incluem: consumo insuficiente de fibras alimentares, ingestão inadequada de fluidos, pouca atividade física, efeitos colaterais de medicamentos, hipotireoidismo, e obstrução decorrente de câncer colorretal

Constipação intestinal e alimentação

A constipação pode ser causada, ou piorada, por uma alimentação com pouca fibra alimentar, baixa ingestão de líquidos ou dieta restritiva.

PUBLICIDADE

Constipação intestinal e medicamentos

Muito medicamentos têm constipação como efeito colateral. Alguns exemplos incluem: opióides (analgésicos), diuréticos, antidepressivos, anti-histamínicos, antiespasmódicos, anticonvulsivantes e antiácidos contendo alumínio.

Tratamento da obstipação ou constipação intestinal

Em pessoas sem problemas médicos a principal intervenção é aumentar o ingestão de fluidos (de preferência água) e fibra alimentar. As fibras alimentares podem ser obtidas consumindo mais frutas, verduras, legumes, pão integral e adicionar linhaça à dieta. 

A utilização rotineira de laxantes sem orientação médica não é recomendada, pois isso pode tornar o intestino dependente do seu uso. Laxantes podem ser necessários em pessoas na qual as mudanças na dieta não surtiram efeito. Laxantes estimulantes são geralmente evitados, pois podem piorar a sensação de cólica comum na constipação intestinal.

Para mais informações sobre constipação, leia os artigos Prisão de ventre infantil - Intestino preso em crianças, Intestino mais saudável e Prisão de ventre ou intestino preso

Saiba mais:
Fibras Alimentares - Alimentos ricos em fibra alimentar
Colite Ulcerativa
Fissura Anal
Fístula Anal
Hemorróidas na gravidez
Colite ulcerativa - Tratamento e diagnóstico
Colite ulcerativa - Sintomas e causas
Colite colagenosa e linfocítica
Laxantes - O que é laxante, casos indicados, tipos
Alimentação durante a gravidez
Amido resistente para nossa saúde
Fibras na sua alimentação para emagrecer e prevenir doenças
Doença diverticular: Diverticulite e diverticulose


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2013, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Constipation" (en.wikipedia.org/wiki/Constipation).