|
O ácido oléico encontrado no óleo de oliva poderia ajudar a prevenir o
câncer de mama, foi essa a conclusão de um estudo realizado por cientistas da Northwestern University Feinberg School of Medicine
em Chicago. Esse é mais um ponto a
favor da conhecidamente saudável dieta do
Mediterrâneo, rica em peixe, frutas,
vegetais e óleo de oliva.
Os
cientistas, liderados por Dr Javier Menendez,
descobriram que o ácido oléico do óleo de
oliva bloqueia a ação de um gene causador de câncer, conhecido como HER-2/neu,
encontrado em 30% das mulheres com câncer de mama. Além disso, o ácido
oléico também poderia melhorar a eficiência do medicamento Herceptina,
que atua contra o gene HER-2/neu. O estudo
foi feito em laboratório com células de câncer de mama.
Agora,
os cientistas esperam descobrir o mecanismo pelo qual o ácido oléico bloqueia
a ação do gene, e estão planejando estudos em animais com câncer de mama para
verificar os resultados de uma dieta rica em óleo de oliva.
O
estudo poderia levar a novos tratamentos contra o câncer de mama, porém os
cientistas declaram que é preciso cautela, pois nem sempre os resultados em
laboratório podem se transformar em tratamento clínico. Mais
de 1 milhão de casos de câncer de mama são diagnosticados no mundo por ano.
Fonte: Northwestern University Feinberg School of Medicine, 10/01/2005.
|