Copacabana Runners

Olheiras - Causas

Há muitas causas para as olheiras como a falta de sono, deficiência de vitamina k, hereditariedade e machucados.

Causes das olheiras

Hereditariedade

Assim como as varizes, olheiras geralmente têm características herdadas. Se você tem olheiras, então há boas chances que outros na sua família também tenham. A pele abaixo dos olhos é muito fina. Quando o sangue passa pelas veias maiores perto da superfície da pele pode produzir uma cor azulada. Quanto mais transparente for a sua pele -- também uma característica hereditária -- mais escura será a aparência das olheiras.

Exposição ao sol

Até em pessoas de pele mais escuras, a exposição ao sol, especialmente durante o Verão, pode causar um nível acima do normal de pigmentação (melanina) abaixo dos olhos. As pessoas ficam bronzeadas porque a exposição ao sol aumenta a pigmentação natural da pele. O mesmo princípio se aplica à pele abaixo dos olhos.

Alergias, asma e eczema

Qualquer condição que cause coceira nos olhos pode contribuir para as olheiras devido ao esfregar da pele. Algumas alergias a alimentos também podem causar o aparecimento de olheiras.

Remédios

Qualquer remédio que cause a dilatação das veias pode causar olheiras. Uma vez que a pele abaixo dos olhos é muito delicada, a elevação no fluxo sangüíneo pode ficar aparente.

Falta de nutrientes

A falta de nutrientes na dieta, ou a falta de uma dieta balanceada, pode contribuir para a descoloração da área sob os olhos.

Fadiga

A falta de sono ou fadiga excessiva pode causar palidez da pele, o que permite que o sangue sob ela torne-se visível e fique com aparência azul ou escura.

Gravidez e menstruação

A pele também pode ficar mais pálida durante a gravidez e menstruação devido à falta de ferro, o que mais uma vez permite que as veias sob os olhos fiquem mais visíveis.

Idade

Se você tem propensão a ter olheiras, à medida que envelhece elas provavelmente ficarão mais visíveis e permanentes. Excesso de camadas de pele sob os olhos também farão as olheiras mais pronunciadas.


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:




comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Artigos relacionados:
Beleza Feminina
Significado dos Sonhos
Insônia - o que é, causa e tratamento
Bons sonhos para corredores - Sono, saúde e corrida
Cegueira noturna ou Nictalopia
Cegueira noturna ou Nictalopia

Lentes de contato - Tipos de lente, uso prolongado, contínuo, coloridas, tóricas, descartáveis
Carboxiterapia
Maquiagem
Síndrome da fadiga crônica
Narcolepsia - Causas, tratamento, sintomas
Apnéia do sono
Síndrome das Pernas Inquietas

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2005, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Dark circles" (en.wikipedia.org/wiki/Dark_circles).