Copacabana Runners

Otite média - Infecção no ouvido

Ouvido

O que é otite média?

A otite média é uma infecção ou inflamação no ouvido médio. Essa inflamação geralmente começa quando infecções causam dor de garganta, resfriado ou problemas respiratórios se espalham para o ouvido médio. Essas infecções podem ser virais ou bacterianas. 

Em torno de 75% das crianças experimentam pelo menos um episódio de otite média até os três anos de idade. Quase metade dessas crianças terão 3 ou mais infecções no ouvido durantes seus 3 primeiros anos de vida. Embora a otite média seja principalmente uma doença de crianças pequenas, ela também pode afetar adultos.

Por que as crianças são mais afetadas pela otite média do que adultos?

Há muitas razões porque crianças têm mais probabilidade de sofrer de otite média do que adultos. Em primeiro lugar as crianças têm mais problemas para lutar contra infecções. Isso porque seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento.

Outra razão tem a ver com o tubo de eustáquio da criança, uma pequena passagem que conecta a parte superior da garganta com o ouvido médio. Esse tudo é menor na criança do que no adulto, o que contribui para otite média de várias formas. O tubo de eustáquio é geralmente fechado, mas abre regularmente para ventilar ou repor o ar no ouvido médio. Esse tudo iguala a pressão de ar no ouvido médio em resposta a alterações na pressão atmosférica do ambiente. Porém, o tubo de eustáquio que está bloqueado pelo inchaço do seu revestimento, ou entupido por mucosa decorrente de resfriado, não consegue ventilar o ouvido médio. A falta de ventilação pode permitir que acumule fluido.

Um fator a mais que faz a criança mais susceptível à otite média é que suas adenóides são maiores do que em adultos. Adenóides são compostas principalmente por linfócitos que ajudam a lutar contra infecções, porém quando são muito grandes podem interferir com a abertura do tubo de eustáquio. Adicionalmente, a própria adenóide pode ficar infectada, e esse infecção se espalhar para o tubo de eustáquio.

Quando bactérias alcançam o ouvido médio através do revestimento ou passagem do tubo de eustáquio, podem causar infecção que ocasiona inchaço do revestimento do ouvido médio, bloqueando o tubo de eustáquio e provocando a migração de células brancas da corrente sanguínea para ajudar a lutar contra a infecção. Nesse processo as células brancas se acumulam, geralmente matando as bactérias e morrendo depois, ocasionando a formação de pus. À medida que o fluido aumenta, a criança pode ter problemas de audição. Se a infecção piorar, a criança pode ter forte dor.

Quais são os efeitos da otite média?

A otite média não só causa dor severa, mas pode também resultar em complicações sérias se não for tratada. Uma infecção não tratada pode viajar do ouvido médio para partes próximas da cabeça, incluindo o cérebro. Embora a problemas para escutar provocados pela otite média sejam geralmente temporários, o não tratamento da infecção pode causar permanente dano à audição. Fluido persistente no ouvido médio e otite média crônica podem reduzir a audição da criança numa época que ele é crítica para o desenvolvimento da linguagem.

Como podemos saber se a criança tem otite média?

A otite média é muitas vezes difícil de detectar porque a maioria das crianças afetadas não tem a linguagem suficientemente desenvolvida para dizer o que a está incomodando. Sinais comuns para se procurar são:
* Irritabilidade incomum.
* Dificuldade para dormir.
* Febre.
* Escoamento de fluidos pelo ouvido.
* Perda de equilíbrio.
* Não responder a sons mais baixos ou outros sinais de dificuldade de audição como parecer ter falta de atenção.

Como prevenir a otite média?

Atualmente não estão disponíveis estratégias específicas de prevenção aplicáveis a todas as crianças, como imunização contra infecções respiratórias virais ou especificamente contra bactéria que causa otite média. Porém, sabe-se que crianças que são cuidadas em grupos infantis (como creches), e as que vivem com adultos que fumam, têm maiores probabilidades de sofrer infecções no ouvido. Desta forma, a criança que tem tendência a desenvolver otite deve evitar contato com colegas doentes e ambientes no qual fuma-se.
Crianças que foram amamentadas geralmente têm menos episódios de otite média.

Como é o tratamento da otite média?

Muitos médicos recomendam o uso de antibiótico quando há infecção ativa no ouvido médio. Se a criança estiver sofrendo dor, o médico também pode receitar analgésico. Seguir as instruções do médico é muito importante. Uma vez começado o uso de antibiótico, ele deve ser continuado até o seu término.

Infelizmente há muitas bactérias que causam otite média, e algumas tornaram-se resistentes a alguns antibióticos. Essa resistência acontece quando antibióticos são usados sem necessidade. Isso significa que diferentes antibióticos podem ser usados no tratamento da infecção até que o ouvido sare. Antibióticos também podem causar efeitos colaterais como náusea, diarréia e erupções cutâneas e diarréia.

Depois que a infecção sarar ainda pode permanecer fluido no ouvido médio por vários meses. O fluido no ouvido médio que não está infectado geralmente desaparece depois de 3 a 6 semanas. Se o fluido persistir por mais de 3 meses associado a perda de audição, muitos médico indicam uma operação chamada
miringotomia. A audição deve ser plenamente restaurada assim que o fluido for removido.

Saiba mais:
Febre - tipos, causas, utilidade, tratamento
Problemas de perda de audição
Aparelhos auditivos - Aparelho auditivo para surdez
Labirintite - O que é, sintomas, causas, tratamento, ansiedade
Fumo passivo e problemas de saúde
Dicas para parar de fumar
Sinusite - O que é, causas, sintomas
Cera no ouvido
Dor de garganta - Faringite
Diarréia em crianças e bebês
Tabagismo e problemas de saúde
Labirintite - Cura e Tratamento
Labirintite e desordens do equilíbrio
Perda auditiva - Causas e prevenção
Perda auditiva condutiva, neurossensorial e presbiacusia
Zumbido no ouvido
Infecção por Mycoplasma pneumoniae pneumoniae



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:




comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Institute on Deafness and Other Communication Disorders (NIDCD)