Ovulação - Teste de gravidez caseiro de urina

Quarto de bebê - NIH

O que o teste de ovulação caseiro faz?

O teste de ovulação caseiro mede a quantidade do hormônio luteinizante na urina. O teste detecta a elevação deste hormônio que aparece no meio do ciclo menstrual, em torno de 1-1½  dias antes da ovulação. Alguns testes de ovulação também medem estradiol 3 glicuronídeo.

O que é hormônio luteinizante?

O hormônio luteinizante é produzido na glândula pituitária. O corpo sempre fabrica pequenas quantidades de hormônio luteinizante, porém logo antes da ovulação fabrica-se muito mais. O teste de ovulação pode detectar a elevação do hormônio luteinizante, a qual geralmente acontece 1-1½  dias antes da ovulação.  

PUBLICIDADE

O que é estradiol 3 glicuronídeo?

O estradiol 3 glicuronídeo é produzido quando estrogênio é quebrado no corpo. Ele se acumula na urina ao redor da época da ovulação e faz o muco cervical ficar ralo e escorregadio. O espermatozóide pode nadar mais facilmente dentro do muco cervical ralo e escorregadio, aumentando as chances da mulher engravidar.

Que tipo de teste é esse?

Esse é um teste qualitativo. Ele descobre se a mulher tem ou não níveis elevados de hormônio luteinizante ou estradiol 3 glicuronídeo, mas não se ela definitivamente ficará grávida.

Quem deve fazer o teste de ovulação caseiro?

Deve-se fazer o teste de ovulação caseiro caso queira saber quando provavelmente vai ovular e ficar no período mais fértil do ciclo menstrual. O teste de ovulação caseiro pode ser usado para ajudar a mulher a engravidar. Não deve-se usar esse teste para prevenir a gravidez, já que ele não é confiável para esse propósito.

PUBLICIDADE

Qual é a precisão do teste de ovulação caseiro?

A precisão do teste de ovulação caseiro para predizer o período fértil depende de seguir as instruções corretamente. Os testes geralmente podem detectar hormônio luteinizante ou estradiol 3 glicuronídeo em 9 de 10 vezes. A maioria dos kits vêm com testes múltiplos, que permitem testar por vários dias ajudando a encontrar o período mais fértil.

O teste de ovulação caseiro é similar aos usados pelo médico?

Os teste de fertilidade usados pelo médico são automatizados e dão resultados mais consistentes. O médico pode usar outros testes que ainda não estão disponíveis para uso caseiro.

Saiba mais:
Problemas de fertilidade e como aumentar as chances de engravidar
Teste de gravidez caseiro de farmácia funciona?
Gravidez na adolescência
Sintomas de gravidez
Beta hcg
Ovulação - Sintomas


PUBLICIDADE




Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Tradução: © Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: FDA - Food and Drug Administration

VoltarVoltar a mulher corredora