Copacabana Runners

Pé chato

Pé - CDC

O pé humano é uma estrutura complicada consistindo de 26 ossos, muitas articulações, ligamentos, músculos e tendões. Cada par de pés é único, porém pode compartilhar certas características estruturais básicas. 

Pé chato tem o arco baixo, e é bem comum. A maioria dos pés chatos é o que os ortopedistas chamam de pronado.

Pé chato pode ser resultado de anormalidade no alinhamento dos ossos, elasticidade excessiva dos ligamentos, desequilíbrio muscular, ou alguma combinação desses fatores.

Para complicar ainda mais as coisas, nem todo pé pronado parece chato, e alguns pés que parecem chatos não são pronados. 

Pés chatos podem ser severos e aparentes no nascimento; esses podem requerer tratamento com emplastros ou cirurgia. Os mais comum é o pé chato desenvolver durante a juventude, os sintomas podem aparecer a qualquer época, e alguns pés chatos nunca transformam-se em problema. Pé chato pode ser uma característica de família, mas não há certeza que ele irá se desenvolver.

Pés pronados alteram o alinhamento do pé, tornozelo, perna, pélvis e região lombar. O problema pode se desenvolver a qualquer nível. O pé pronado é instável. Isso resulta em movimento excessivo e anormal pelas articulações, e pode causar fadiga e tensão - geralmente descrita como "pés cansados".

Conseqüências a longo prazo incluem: artrite, joanete, esporão calcâneo, neuroma de Morton e outras deformidades. A famosa entre corredores "canelite" pode ser resultado do trabalho excessivo dos músculos da região da tíbia na tentativa de compensar a instabilidade do pé.

Pé chato é uma deformidade complexa que deve ser apropriadamente avaliada pelo ortopedista. Ele pode recomendar um aparelho ortopédico para compensar os problemas e permitir que os pés funcionem com mais eficiência. O ortopédico alivia o estresse da articulações, ligamentos e músculos e a ações das forças deformadoras no pé é diminuída.

Saiba mais:
Lesões comuns nos pés dos corredores
Problemas na unha do pé
Pés suados - Hiperhidrose
Calosidades e calos nos pés
Tênis de Corrida, como escolher
Dicas sobre tênis de corrida
Cuidados com a saúde dos seus pés





Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: Commonwealth of Massachussees - Division of Professional Licensure