Copacabana Runners

Perder peso para toda a vida

Peso saudável - National High Blood Pressure Education Program

Quem deve emagrecer? Especialistas da saúde geralmente concordam que adultos podem beneficiar da perda de peso se estão de forma severa ou moderada acima do peso (veja cálculo abaixo). 

Eles também concordam que adultos acima do peso, que também têm problemas médicos relacionados a isso ou histórico familiar desses problemas, podem se beneficiar ao perder peso. Alguns problemas médicos relacionados ao excesso de peso incluem diabetes, doenças cardíacas, pressão sangüínea alta, colesterol elevado e alto nível de glicose no sangue

Até um pequena perda de peso de 5 a 10 kg pode melhorar sua saúde, por exemplo, ao baixar a pressão sangüínea e níveis de colesterol. Você não precisa perder peso se está dentro da faixa saudável ou se ganhou menos de 5 kg depois de atingir seu peso como adulto e está saudável.

Utilize a ferramenta abaixo para verificar se está acima do peso:

Sua altura:mcm. 
Seu peso:Kg
 
O seu Índice de Massa Corporal é: 

Segundo a O.M.S., o índice normal é entre 18.5 e 25, e acima de 30 é considerado obeso.
Então, para sua altura o peso ideal é entre
:

Como perdemos peso

O seu peso corporal é controlado pelo número de calorias ingeridas versus a quantidade de calorias utilizadas diariamente. Então, para perder peso, é preciso ingerir menos calorias do que usa. Você pode fazer isso praticando mais atividades físicas ou comendo menos. Seguir um programa de emagrecimento que o ajuda a ficar mais ativo fisicamente, e diminuir a quantidade de calorias ingeridas, tornará mais provável o sucesso na perda de peso. O programa de emagrecimento também deve ajudá-lo a não recuperar o peso perdido ao fazer mudanças nos seus hábitos alimentares e de atividade física que você será capaz de seguir pelo resto da vida.

Tipos de programas para perder peso

Para perder peso e não recuperá-lo, é preciso conhecer os diferentes programas disponíveis e os componentes importantes de um bom programa de emagrecimento que funcionará para você. Os três tipos de programas de perda de peso incluem: programas "faça-você-mesmo", programas não-clínicos e programas clínicos.

Programas de perda de peso "faça-você-mesmo"

Qualquer esforço para perder peso sozinho, com um grupo de suporte de pessoas que pensem como você, ou com programas baseados na comunidade, encaixa-se na categoria "faça-você-mesmo". Indivíduos usando um programa "faça-você-mesmo" contam, para obter orientações, com seu próprio julgamento, grupos de suporte, ou produtos como livros de dieta. (Nota: nem todos os livros de dietas são fonte confiável de informação para perda de peso).

Programas de perda de peso não-clínicos

Esses programas podem, ou não, serem geridos comercialmente. Eles geralmente usam livros e panfletos preparados por profissionais da saúde. Esses programas utilizam orientadores (que geralmente não são profissionais da saúde e podem não ter treinamento) para prover os serviços a você. Alguns programas requerem que os participantes usem seus suplementos alimentares. 

Programas de perda de peso clínicos

Esse tipo de programa pode, ou não, ser gerido comercialmente. Os serviços são disponibilizados em instalações da saúde, como hospitais, por profissionais da saúde licenciados como médicos, enfermeiros, nutricionistas e/ou psicólogos. Em alguns programas clínicos, o profissional trabalha sozinho; já em outros um grupo de profissionais atua em conjunto para prover os serviços aos pacientes. Programas clínicos podem oferecer serviços como educação nutricional, acompanhamento médico, terapia para mudança de comportamento e atividade física.

Programas clínicos também podem fazer uso, para tratar pacientes severamente obesos, de outros métodos para perda de peso como dietas de muito baixas calorias, medicamentos sob prescrição médica para emagrecimento e cirurgia de redução de estômago (bariátrica). Esses tratamentos estão descritos abaixo: 

Caso esteja considerando seguir um programa de perda de peso e tem problemas médicos, ou se é severamente obeso, os programas operados por profissionais da saúde qualificados devem ser os melhores para você. Esses profissionais mais provavelmente o monitorarão para possíveis efeitos colaterais e irão conversar com seu médico quando necessário.

Seja qual for o tipo de programa que você escolha ("faça-você-mesmo", não-clínico ou clínico), ele deve ajudá-lo a perder peso e não o recuperar ao ensinar hábitos de alimentação saudável e de atividades físicas que você será capaz de seguir pelo resto da vida.

Saiba mais:
Perca gordura da forma segura e permanente
Cirurgia bariátrica - Tratamento para obesidade
Cirurgia bariátrica - Prós e contras da redução de estômago
Lipoaspiração - Riscos e complicações
Lipoaspiração - O que esperar antes e depois da cirurgia
Lipoaspiração - O que é, preços, alternativas
Lipoescultura e Lipoaspiração
Obesos e Cirurgia de Redução de Estômago
Como emagrecer
Programa de emagrecimento e perda de peso - clínica para emagrecer
Dietas de muito baixas calorias - Dieta rápida hipocalórica de 800, 1000 e 1500
Redução de intestino
Gastroplastia
Cirurgia de redução de estômago - bariátrica
Regime nutricional para emagrecer - Regimes fáceis ou de emagrecimento rápido
Emagrecer é diferente de perder peso
Programa Calorias Inteligentes de Reeducação Alimentar
Dietas saudáveis
Dietas Equilibradas
Emagrecer para sempre
Regime alimentar para emagrecer - Regimes de emagrecimento populares
Balão Intragástrico
Correr no calor é melhor para emagrecer?
Fucoxantina - Aplicações na a saúde contra a obesidade e diabetes




comments powered by Disqus

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
The Weight-control Information Network (WIN)
Tradução: Hélio Augusto Ferreira Fontes