Copacabana Runners

Qual é o piso ideal para correr?

Pergunta: Qual é o piso ideal para correr?



Corredora - CDC

Resposta do Professor Luis Tavares

O piso ideal para realizar os treinamentos seria em terrenos macios como gramado; terra batida etc para evitar uma lesão ocasionado por causa do impacto em locais duros, porem aconselho que que pelo menos uma vez por semana deve ser feito um treino no piso de sua especialidade ou seja, se você for maratonista, realizar um longão para ritmo em asfalto, se for velocista de pista, realizar os treinos na pista assim por diante. 

Mas como falei no início evitar ao máximo treinos em pisos duros, deixando apenas o longão para esse fim.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br


Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

O ideal para o fundista ter um bom desempenho técnico é a adaptação em um piso relativamente "soft", macio. Seguindo o padrão da escola italiana e portuguesa, oriento meus atletas fundistas a correrem preferencialmente em estradas e caminhos de terra, procurando usar terrenos montanhosos e acidentados.

Os atletas que vivem em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais, as vezes tem dificuldade de encontrar terrenos macio, sendo obrigados a correr no asfalto. Entretanto podemos evitar o impacto forte e por vezes negativos que atingem as articulações e músculos dos membros inferiores usando tênis de corrida adequados ou sistematizando ritmo de corrida adequado a seu peso, evitando-se também o trabalho anaeróbio.

Grandes maratonistas europeus, como Bordin - Lopes entre outros, semanalmente faziam percursos longos de 20 a 30 km em asfalto, não tendo problemas de contusão e adaptando-se ao terreno similar ao da maratona ou prova de rua. Como afirmo no livro "Aprendendo a Correr", o asfalto não é um vilão, e campeões mundiais obtiveram bons resultados treinando em terreno considerado duro.

Logicamente a tecnologia nos ajuda, oferecendo calçados adequados que minimizam a probabilidade de conseqüências negativas, devemos observar que os preços são proibitivos para uma grande maioria dos praticantes de corrida. Para esta maioria é importante lembrar que mais vale o objetivo, trabalho e força de vontade, sem o que Abebe Bikila não teria sido Campeão Olímpico da Maratona correndo descalço a frente de uma centena de atletas bem calçados.

Carlos Gomes Ventura
Telefone: (11)3686-5384 - e-mail: cgventura@uol.com.br

Livro Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...


Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

O Piso ideal para treinamentos, tantos para velocista, como fundistas, é o piso de terra, ou seja, treinamentos devem ser realizados em pista de carvão, isso quando for intervalados, de ritmo...

O piso sintético só deve ser usado nas três semanas que antecedem a competição principal do calendário.

Já no caso de percursos, a maior parte deve ser feita em pisos macios, terra, grama e uma vez por semana um treino no asfalto para não perder contato com o piso duro, pois as Corridas são realizadas nesse piso.

Quando me referi que 80% do treinamento deve ser realizado em piso de terra, por mais dura que seja, esse tipo de piso é mais macio do que uma pista sintética, asfalto ou cimento. Na terra, conforme você toca o solo o pé tende a ceder, ou seja, um leve escorregão pra frente, enquanto no piso sintético, asfalto ou cimento, há um travamento, que com a freqüência do treinamento sobrecarregará os músculos e tendões. O único treinamento em piso duro que não compromete, é treino de subida.

Esse é o meu pensamento com relação ao piso ideal para um treinamento sem sobressaltos, lógico que, conjugado com um bom trabalho de fortalecimento da musculatura para se evitar lesões.

Nilson Duarte Monteiro - e-mail: nilsondm@uol.com.br 


Resposta do Professor Cleber Sady

Devemos considerar que o piso ideal para correr deve ser aquele que proporcione o menor risco de desenvolvimento de lesões atléticas. O uso de pistas de grama tem demonstrado ser um importante fator na prevenção de microtraumas repetitivos nas articulações de carga, principalmente joelhos, tornozelos e coluna vertebral, devendo ser incorporados à rotina de treinamentos pelo menos 50% do tempo total de treino semanal. Os treinos de velocidade ( Tiros ) devem ser feitos preferencialmente em pista de atletismo por serem mais regulares que a grama evitando os traumas torsionais. 

Já o asfalto deve ser reservado para apenas um ou dois dias da semana com intuito de trabalhar a especificidade, uma vez que as provas de rua são feitas neste tipo de piso. Sugiro evitar os treinos em calçadas ( cimento , concreto ) por terem um coeficiente de absorção de impacto muito rudimentares e serem mais lesivos inclusive que o asfalto. As calçadas de pedra portuguesa, assim como os paralelepípedos por provocarem um alto índice de vibração são extremamente lesivos para a coluna vertebral e para o púbis,devendo ser abolidos da rotina de treinos. Recomendo um treino semanal de DEEP RUNNING- treino feito em piscina profunda com flutuador ,nde o impacto articular é igual a zero e a resistência muscular é maximizada, resultando em um treino bem proveitoso para maratonistas.

Cleber Sady - e-mail: crefito7@uol.com.br

Saiba mais:
Correr em trilha
Correr na Esteira ou na Rua
Treino de velocidade não precisa ser na pista
Correndo na rua com segurança
Atividade física muito democrática e acessível
Cross Country ou Corta-Mato - Correndo ao ar livre
Preparando suas pernas para 42 km de asfalto duro
Reduzir impacto para prevenir lesões
Corredores de rua e pista de atletismo?
Importância do local de treinamento para corrida
Correr na areia: vantagens, desvantagens e dicas


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: