Copacabana Runners

Duração ideal da corrida para emagrecer

Pergunta: Qual deve ser a duração ideal do treino de corrida de uma pessoa cujo objetivo é emagrecer?

Resposta do Professor Luis Tavares

É muito relativo, e varia de pessoa a pessoa e o seu grau de condicionamento. Jamais irei colocar uma aluna para correr 1 hora se ela nunca correu, pois ao invés de emagrecer estaria prejudicando a sua saúde.

Eu considero dois fatores fundamentais para que o aluno emagreça: Treinamento regular e paciência.

Por exemplo, treinando toda segunda, quarta, sexta, domingo, durante três meses, de uma forma bem regular, os resultados serão melhores, do que treinar de vez enquanto.

Digamos que um aluno já corra de uma forma regular, e o seu objetivo seja emagrecimento, eu daria 1 hora de corrida leve em um porcentual entre 60 a 70% da sua freqüência cardíaca pelo menos 4 vezes por semana. E paciência , pois emagrecer pode levar até cinco vezes mais tempo do que levou para engordar.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br 
site: http://www.ectavares.com.br


Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Uma pessoa que estabelece como objetivo emagrecer através da corrida deve antes de tudo levar em conta alguns fatores que considero importantíssimos, são eles:

· Um check-up médico, feito preferencialmente por um médico da área de esportes.
· Sendo de tendência a obesidade esta pessoa não deve iniciar nenhum procedimento de corrida e sim iniciar sua atividade através da caminhadas em terrenos planos em dias alternados, com uma duração de 40 minutos, esta atividade deve ser feita durante 21 dias.
· É de fundamental importância o controle dos batimentos cardíacos sempre em regime de equilíbrio de oxigênio, ou seja uma caminhada aeróbia.
· Após este 21 dias, iniciar a atividade de corrida de forma lenta com trote e total descontração, durante 35 minutos em dias alternados em terreno plano.
· A atividade de corrida deve ser permanente, pois certamente disciplinará o praticante motivando-o e melhorando consideravelmente sua auto estima, induzindo-o a um controle alimentar, hábitos saudáveis e principalmente um perfil de disciplina do bem viver.

Carlos Gomes Ventura
Telefone: (11)3686-5384 - blog: carlosventura8085.blogspot.com - e-mail: cgventura@uol.com.br

Livro Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...


Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Depende do metabolismo de cada um. Eu por exemplo, com 40 minutos diários consigo manter o corpinho sarado, beirando os 50 anos de idade.

Esse negócio de duração de treino para emagrecer é muito relativo, não tem uma fórmula mágica, um padrão, depende de vários fatores, tais como; alimentação, metabolismo... cada um tem sua individualidade.

Para o sujeito emagrecer de forma sadia sem depledar demais o organismo, o certo é combinar duas coisas importantes, um bom nutricionista e um profissional de Educação Física para trabalharem em conjunto. Só assim o resultado aparecerá de forma satisfatória.

Uma coisa que eu abomino, são a dietas milagrosas. As pessoas não se dão conta do mal que estão fazendo ao organismo ao privarem-se de uma boa alimentação em função de um corpinho sarado, magrinho. As defesas caem barbaridade, dando chance a qualquer vírus de se apoderar de nossos corpos.

Outro dia eu estava numa reunião de trabalho, aí o Diretor da minha diretoria apareceu, não o via fazia mais de um mês, o cara havia perdido mais de vinte quilos, os puxa-sacos de plantão elogiaram a forma física do sujeito. Eu já pulei na jugular do cara, “aí chefe está fazendo exercícios? Não, entrei numa dieta braba. De manhã eu tomo um danoninho, na hora do almoço traço um prato de mato (folhas), a tarde mais um danoninho e à noite um lanchinho que ninguém é de ferro.” Chamei ele de burro na frente de todo mundo, pois ele não estava fazendo nenhum exercício, e ainda por cima, estava privando o organismo dele de nutrientes necessário as defesas do corpo, e que estava se arriscando a pegar uma virose. Putz foi só eu falar e o cara caiu de cama com uma pneumonia de dar inveja a qualquer Hipocondríaco. Os puxa-sacos de plantão disseram que eu sequei o cara.

Então o meu conselho, é que antes de pensarem em fazer regime, ou seguir uma planilha do tipo receita de bolo, procurem um nutricionista e um profissional de Educação Física para emagrecerem com segurança e saúde.

Bons treinos.

 












Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus

Artigos relacionados:
Dicas para emagrecer
Intensidade de exercício ideal para queimar gordura, emagrecer
Emagrecer rápido - alerta sobre emagrecer rapidamente
Quero e preciso emagrecer
Pessoas com obesidade podem completar uma maratona?

VoltarVoltar

Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: