Benefícios da corrida para a saúde

Pergunta: Que benefícios a corrida de longa distância trás para a saúde?

Corredora - CDC/ Amanda Mills

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Toda a atividade física bem feita é fundamental para a boa saúde do seu praticante, especialmente as corridas de longa distancia dentro de um processo aeróbio adequado, pois rapidamente promove condicionamento agradavelmente.

É de vital importância para o individuo que vai praticar exercícios, fazer um check-up médico preventivo, preferencialmente com um médico da área esportiva. Para que tudo seja bem feito é também importante o acompanhamento, o follow-up de um professor de educação física devidamente credenciado. A função do médico é a de liberar o individuo para a atividade física, dando parâmetros pra o Professor de Educação Física exercer toda a atividade com segurança.

Esta é a base da pirâmide para podermos fazer comentários sobre os benefícios incontestáveis que a corrida de longa distancia premia seus adeptos.

PUBLICIDADE

Todo o corredor em qualquer faixa de condicionamento quando bem orientado, acaba por ter uma dose de auto estima elevada. Sua qualidade de vida alcança patamares excelentes. Seus batimentos cardíacos ficam mais lentos, mais fortes, através do trabalho de steady state (estado de equilíbrio). A pressão arterial tende a entrar rapidamente em um processo de estabilização saudável. O tecido adiposo diminui. Sua atividade sexual entra em um processo que o remete a faixas etárias bem menores, a vida do corredor agradabilíssima.

A corrida de longa distancia diminui as taxas sangüíneas de mau colesterol (LDL) e estimula a produção do bom colesterol ( HDL). Fortalece ossos prevenindo osteoporose. Ajuda a controlar o estresse (stress). Torna o sono mais agradável. Diminui a ansiedade.

O organismo melhor condicionado, melhor oxigenado permite uma vascularização do cérebro muito mais eficiente e por conseqüência aumentando o grau de agilidade do raciocínio e sua função intelectual, levando a um melhor desempenho nas tarefas e atividades que exigem discernimento, reflexão, análise e solução de problemas, maior agilidade para tomadas de decisão. Além disso o individuo praticante da corrida de longa distancia esta adquirindo longevidade, conseqüentemente uma saúde diferenciada.

Carlos Gomes Ventura
Telefone: (11)3686-5384 - blog: carlosventura8085.blogspot.com - e-mail: cgventura@uol.com.br

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...

Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Em se tratando de melhorar as condições cardiorespiratória, todos os benefícios. Já, as condições esquelético-muscular, tenho lá minhas dúvidas. Por quê? Porque a corrida é um esporte de impacto, e se não for bem praticada, vai detonar tudo.

Milhares de cidadãos vêem na televisão caras que nunca fizeram nada em matéria de exercícios completando maratonas, corridas de distâncias médias, aí se empolgam e vão comprar tênis caríssimos e colocam o pé na estrada achando que com meia dúzia de treinos completarão uma maratona numa boa. Mas a TV não mostra o day after dessa galera, pois se mostrasse, ninguém iria querer fazer uma maratona.

Tem hora que eu sou meio radical com o exercício "corrida", mas tenho que ser. A corrida virou um comércio desmedido, sem controle. Canso de ver corredores amadores todo estropiados depois de um simples treino, pois o sujeito está seguindo uma planilha publicada numa revista, seguindo a risca o que está sendo recomendado pela revista. Os parques das cidades estão lotados de corredores sem nenhuma orientação técnica, fazendo as mais variadas barbaridades. Quem agradece são os ortopedistas. Quanto mais corredores que fazem exercícios sem acompanhamento, mais felizes os ortopedistas ficam.

Eu penso o seguinte, corrida tem que ser praticada em terreno macio, em ritmo confortável e no máximo de uma hora de duração, faz um bem danado. Passando disso, ou seja, corrida em terreno irregular, duro e com mais de uma hora de duração, não trás benefício, pode até trazer, mas os malefícios são maiores.

Em outro texto eu disse que corrida não é para o homem, quem quer ter qualidade de vida caminha vigorosamente, faz exercícios de pouco impacto para a coluna. A caminhada vigorosa, também, aumenta a capacidade cardiorespiratória e evita as lesões musculares e esqueléticas.

Pensem bem; vale a pena fazer uma corrida longa e depois ficar alguns dias de molho, ou fazer caminhadas diárias e corridas curtas todos os dias?

Bons exercícios!


Saiba mais
Como praticar mais atividades físicas
Mova-se para a sua saúde! Ficar ativo ao longo do dia aumenta sua expectativa de vida
Mulheres podem e devem correr
Melhor esporte para condicionamento aeróbico e saúde cardiovascular
Benefícios da corrida: Aspectos psicológicos e emocionais
Recomendações para a prática de atividade física
Importância e benefícios da atividade física na saúde
Exercício físico - Riscos e benefícios para o coração
Combata a Hipertensão de Forma Segura e Sem Medicação
Atividade física regular e controle de peso
Programa de condicionamento físico
Condicionamento físico
Prescrição de Exercícios Físicos
Exercício físico e atividade física - Importância para a saúde
Exercício físico - Benefícios à saúde e emagrecimento
Corrida aumenta o bom colesterol
O que uma pessoa que ainda não tem preparo físico suficiente para a corrida pode fazer para adquirir condicionamento suficiente e conseguir correr?
Atividade física e uso do cérebro podem regenerar neurônios
Exercícios Físicos e Depressão
Diabetes tipo 2: Como prevenir


PUBLICIDADE




 

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


 

VoltarVoltar

Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: