Tênis corrida de competição

Pergunta: Para que tipo de corredor é recomendado o tênis de competição mais leve?

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Para o esportista, principalmente para o corredor de longas distâncias, o fundista o maratonista, é de fundamental importância para a sua segurança e desempenho, promove o equilíbrio e conseqüentemente a melhora da performance.

A escolha do calçado de corrida é fundamental importância, nosso aparelho locomotor deve ser protegido dos impactos causados pela corrida, seja ela qual for. Os movimentos as atividades de velocidade e de resistência na corrida são responsáveis por lesões dos mais variados tipos.

Quando o atleta, o corredor vai adquirir um tênis para treinar ou competir, sua primeira observação é se aquele tênis além de ser vistoso, bonito tem flexibilidade, se ele dobra, este é um erro comum, a principal qualidade de um tênis é a sua capacidade de impacto no solo, isto as lojas não demonstram (a pressão plantar como medida de análise do tênis é fundamental). Como treinador de corredores, sugiro para meus atletas de melhor performance que usem tênis de sola mais fina, na competição e tênis de sola mais espessa nos treinamentos. O tênis de sola mais fina proporciona ao corredor um contato com o solo, mais claro, real, dando ao atleta firmeza e melhor condição de velocidade. Isto claro recomendo para meus atletas mais experientes.

Carlos Gomes Ventura
Telefone: (11)3686-5384 - blog: carlosventura8085.blogspot.com - e-mail: cgventura@uol.com.br

PUBLICIDADE

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...


Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

O mais importante é o amortecimento do tênis.

Quando eu olho para os tênis atuais, chego a ficar babando, pois na minha época de atleta os tênis bons eram coisa rara, ou mesmo não existiam. Para vocês terem uma idéia, o tênis nacional mais leve para se correr, era o famoso "Conga", ou seja, era leve, mas em compensação o amortecimento era zero. A sola dele era tão fina, que parecia que estávamos correndo descalço. Para ter um tênis com um solado mais macio, era preciso importar, e os melhores da época, eram os da Puma e Tiger.

Hoje em dia a gama de tênis com amortecimento e leves, é enorme nas lojas. A industria de tênis aumentou muito com o boom das corridas.

Boas corridas com tênis leves e macios.


PUBLICIDADE


Resposta do Professor Luis Tavares

Geralmente se envolve com atletas de elite que estão buscando alta performance, onde basicamente se treina com um tênis mais pesado e reservar o mais leve para as competições, com isso terá um rendimento que pode decidir em uma prova.

Mas nada impede que um atleta não elite, use os dois tênis, vai depender basicamente do seu bolso e quanto pretende gastar. O ideal seria um tênis leve para competições e dois tênis mais pesados para treinos, para intercalar caso tenha lavado um tênis ou esteja ainda molhado proveniente de um dia com chuva que tenha feito.

Vale salientar que ao comprar um tênis novo, mesmo de competições, você deve treinar com ele para amaciá-lo pelo menos 80 km de rodagem a partir daí guarda lo para suas competições.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br

PUBLICIDADE

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Artigos relacionados:
Tênis de Corrida, como escolher
Tênis de Corrida, durabilidade
Dicas sobre tênis de corrida
Uso de tênis de corrida inadequado
Categorias dos tênis de corrida
Mizuno wave frontier - mais amortecimento para a prática de running
Mizuno wave creation 8 ganha prêmio de "calçado do ano" da Ion Network 
Asics desenvolve calçado de corrida interativo para mulheres
Penalty Running
Nike lança Air Zoom Vomero +3
Mizuno wave ascend 2 conquista o prêmio "editor´s choice" da revista Runner´s World
Mizuno wave inspire 3 - Máximo conforto com maior performance
Mythos da Diadora com mais tecnologia
Rainha system 3000 titanium - Tecnologia e design diferenciado para corridas noturnas
 
Mizuno wave precision 7 - Lançamento destaca beleza, tecnologia e performance
Rainha Autêntico reedita sucessos da marca de tênis
Mizuno Wave Creation 9 - Lançamento para 2008
Correr descalço não garante vida esportiva mais longa
Palmilhas de amortecimento para o corredor?

VoltarVoltar