Corrida e bem-estar psicológico

Pergunta: De que modo a corrida afeta o bem-estar psicológico?

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

O corpo humano através da corrida produz endorfinas e encefalinas que reduzem o estado doloroso.

Com estes neurotransmissores inibindo a transmissão da dor, fica evidenciado um estado de tranqüilidade e prazer para o corredor.

Tanto as endorfinas como as encefalinas são considerados analgésicos, e são endógenos (produzidos pelo próprio organismo), contrariamente a morfina que é exógeno.



O individuo quando corre, mesmo em steady state (estado de equilíbrio) chega em determinado momento a uma situação de cansaço, a partir deste ponto passa a sentir dores musculares e conseqüentemente intranqüilidade emocional.

Quando o corredor passa a exercitar-se diariamente, continuamente com batimentos cardíacos controlados fica evidenciado seu estado de bem estar e sua condição psicológica é positiva, seu humor positivo é melhor evidenciado.

Seus níveis de estresse diminuem, a corrida passa a funcionar com eustress (resultado de acontecimentos positivos).

Denominamos isso como “barato da corrida”.

O estado de estresse direta ou indiretamente contribui para com situações de desequilíbrios do corpo e da mente, a corrida passa a ser um elemento preventivo de saúde.

Os benefícios da corrida começam a se manifestar no corredor com uma maior disposição para as suas atividades profissionais, aumento da auto-estima e da autoconfiança, o que leva o individuo a ter maior resistência e passar a administrar sua vida a contento mesmo sob forte pressão ou num clima desfavorável, o raciocínio começa a ter melhores de condições quantitativamente e qualitativamente pois, o cérebro melhor oxigenado funciona com mais eficiência, isso demonstra um bem estar psicológico.

Carlos Gomes Ventura
Telefone: (11)3686-5384 - blog: carlosventura8085.blogspot.com - e-mail: cgventura@uol.com.br

PUBLICIDADE

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...


Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Não é só a corrida que nos faz se sentir bem, qualquer exercício vigoroso nos faz se sentir assim, bem disposto, alegre, de bem com a vida.

Dizem os médicos, que o exercício faz liberar serotonina no cérebro, uma enzima que trás a sensação de bem-estar.

Não tenho muito o falar sobre nesse assunto de química. Por quê? Porque não entendo nada. Uma coisa eu posso dizer, o cansaço físico é bem melhor que o cansaço mental.

Bons exercícios!


PUBLICIDADE


Resposta do Professor Luis Tavares

A corrida afeta praticamente em tudo o bem estar psicológico, é ele que trás disposição de enfrentar o batente do dia a dia.

Por esse motivo, cada vez mais , empresários estão contratando personal trainer para administrar atividades física aos seus funcionários.
A corrida melhora a sua saúde, melhorando resistência cardiorespiratória, melhor composição corporal, além de força e resistência muscular localizada.

Com todo esse efeito positivo com a corrida, fará com que você tenha maior ânimo, disposição, melhora do seu humor, etc.
Quando se corre, o organismo libera a endorfina que é um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso.

ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro em resposta à atividade física, visando relaxar e preservar-nos da dor e que dá enorme prazer . Diferentemente de outras drogas, é produzida pelo próprio organismo e realmente dá prazer, despertando uma sensação de euforia,bem estar e é sinônimo de saúde

Além de todos esses efeitos positivos, a corrida ajuda a eliminar alguns vícios como por exemplo o cigarro , pois a maioria das pessoas que fumam, são ansiosas e a corrida combate justamente a ansiedade , fazendo com que você largue progressivamente o cigarro.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br

PUBLICIDADE

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos relacionados:
Endorfina
Neurotransmissores serotonina, dopamina, noradrenalina e bem-estar
Distimia e depressão
Depressão - Tipos
Depressão - Sintomas e causas
Alimentos para espantar Depressão - Triptofano, Folato, Camomila
Obesidade - Resultados Concretos - Serotonina
Que benefícios a corrida de longa distância trás para a saúde?
O poder da mente positiva antes de uma competição
Emoções positivas e a sua saúde

VoltarVoltar

Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: