Copacabana Runners

Atividade física e qualidade de vida

Pergunta: Como atividade física pode contribuir para a qualidade de vida?

Corredores - James Gathany, Public Health Image Library

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Sem dúvida a atividade física contribui sensivelmente para uma melhor qualidade de vida. Entretanto, cabe no caso algumas ressalvas muito importantes para os nossos amigos leitores do copacabanarunners. A atividade física deve ser orientada e acompanhada por um profissional de educação física devidamente credenciado. Simplesmente malhar sem orientação é contra indicado. Também, mesmo sendo a atividade física orientada por um profissional da educação física, é também importante a participação de um médico da área do esporte e um profissional da área de nutrição. 

Exercícios básicos aeróbios, como andar, correr, nadar, pedalar e também exercícios localizados de força devem ser feitos quando o praticante possui um trabalho estomacal adequado ingerindo alimentos recomendáveis e uma atividade intestinal regrada, disciplinada e diária. Os intestinos têm a mesma importância que o coração e por isso devem ser controlados adequadamente para que tenhamos uma atividade física adequada contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

O praticante de atividades físicas terá sem dúvida uma condição de vida longeva, cuidando desta usina chamada corpo humano, uma usina que deve ter a gestão de seu proprietário com uma administração positiva, seguindo alguns preceitos expostos como sugestão.

Carlos Gomes Ventura (Carlão)
Telefone: (11)3686-5384 - blog: carlosventura8085.blogspot.com - e-mail: cgventura@uol.com.br

Livro Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...


Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Desde que seja feita com moderação, contribui muito. O grande problema hoje em dia ao se praticar atividades físicas, principalmente a corrida, muitas assessorias, personal training, incentivam os pobres coitados dos praticantes a participarem de corridas de rua, ou seja, competirem, isso não é qualidade de vida.

Qualidade de vida é a prática lúdica da atividade física, quando envolve competição perde-se o objetivo "qualidade de vida".

Por mais que se diga que participar de uma competição, seja ela corrida de rua, partida de futebol, de tênis, seja lá qual for o esporte, não é qualidade de vida, pois a competição o nome já diz tudo, há o stress em se querer melhorar o tempo, ganhar de um outro competidor, etc.

Prática esportiva que representa qualidade de vida, no meu ponto de vista, seria uma caminhada na natureza, exercícios físicos sem competição.


Resposta do Professor Luis Tavares

Sim, atividade física ajuda na qualidade de vida em todos os aspectos, tanto no físico como para mente.

Do ponto de vista dos músculos, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.

A uma perda significativa de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução de pressão arterial em repouso, melhora de diabetes, diminuição de colesterol, alem de prevenção e controle de doenças, sendo importante para redução da mortalidade precoce.

Já a respeito da mente, a pratica da atividade física ajuda na regulação do sistema nervoso, melhora o fluxo do sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o stress, além de uma melhora significativa no seu auto estima, há ainda redução da ansiedade, ajudando no tratamento de depressão.

A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.

Por isso que cada vez mais, as grandes empresas estão começando associar trabalho com a atividade física, pois tem como resultado uma melhora significativa na produtividade.

Eu por exemplo me encontrei através do esporte, pois uma pessoa altamente tímida, raquítica, com crises de hipoglicemia, e cheio de psoríase pelo corpo (uma descamação de pele, provocado pelo excesso de stress), desapareceram e aprendi a superá-los, no momento que comecei a correr. Hoje sou outra pessoa, mais feliz, dinâmico, e mais jovem. Ou seja a Atividade Física é o maior vicio que podemos almejar.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br

Saiba mais:
Tornando atividade física parte da vida do idoso
Atividade física regular e controle de peso
Que exercício físico consome mais calorias
Dicas para emagrecer com exercício físico
Programa de condicionamento físico
Prescrição de Exercícios Físicos
Exercício físico e atividade física - Importância para a saúde
Exercício físico - Benefícios à saúde e emagrecimento
Exercícios físicos para pessoas com obesidade
Exercício físico para emagrecer com saúde
Como fazer exercícios físicos para emagrecer
Exercícios para emagrecer - Exercício aeróbico e emagrecimento
Excesso de malhação pode causar problemas de saúde
Atletas de final de semana - Lesões de fim de semana
Exercício irregular
Malhar não precisa complicar
Sedentarismo
Benefícios da caminhada
Caminhada - Caminhar Forte
Correr naturalmente e com prazer
Dez passos para malhar melhor
Onze razões para correr e malhar
Malefícios da atividade física sem orientação
Como tornar exercícios físicos um hábito para a sua saúde
Atividade física para um peso saudável
Mova-se para a sua saúde! Ficar ativo ao longo do dia aumenta sua expectativa de vida







Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

VoltarVoltar