Copacabana Runners

Malefícios da atividade física sem orientação

Pergunta: Quais são os malefícios da atividade física sem orientação

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

O indivíduo que treina e faz exercícios físicos sem a orientação de um profissional competente, está sujeito a enfrentar situações difíceis, colocando a sua saúde em risco. Nós profissionais de Educação Física também somos da área de saúde. Desta forma, capacitados a darmos prescrições e orientações de fundamental importância.

O professor, o orientador, o personal, o técnico, tem condições de mensurar o grau, a quantidade, a forma do exercício, do treinamento.
A principal conseqüência de uma atividade física sem orientação é o surgimento de sintomas relacionados ao overtraining (ovt).

O principal sintoma é a redução de desempenho, seguido de alterações como insônia, cansaço, dores musculares, irritação, ansiedade, agressividade, cefaléia, problemas articulares, aumento da pressão arterial, batimentos cardíacos alterados.

Segundo o Dicionário Oxford de Ciência Medicina do Esporte, "overtraining" é uma síndrome complexa, uma combinação de sinais e sintomas, que provocam fadiga mental, deterioração do desempenho.

Um planejamento inadequado de treinamento conduzirá a síndrome do overtraining.
Portanto o indivíduo somente terá malefícios seguindo um treino ou atividade física sem a orientação de um profissional gabaritado. 

Carlos Gomes Ventura (Carlão)
Telefone: (11)3686-5384 - blog: carlosventura8085.blogspot.com - e-mail: cgventura@uol.com.br

Livro Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...



Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Os malefícios da atividade física sem orientação são muitos!

É o mesmo que um leigo tentar mexer com eletricidade, mecânica de um automóvel, só vai se estrepar. O sujeito que pratica alguma atividade sem orientação tem grandes probabilidades de se dar mal.

Com orientação adequada, evita-se lesões, tem uma postura (biomecânica ideal) e assim por diante.

Para vocês verem que santo de casa não faz milagres. Sou técnico há mais de trinta anos, estou no atletismo há quarenta anos e, mesmo assim minha esposa, que já foi atleta, acha que não entendo nada. Pois bem, ela ficou uns cinco anos afastada do esporte, ou seja, pendurou os tênis e não queria mais nada com a atividade física, por mais que eu tentasse motiva-la a voltar. Foi preciso uma vizinha pedir umas orientações a ela para faze-la voltar aos exercícios, mas mesmo ela tendo experiência cometeu alguns erros (com ela mesmo, não com a vizinha), pois, ela achando que com a experiência não faria nada errado e se achava, ainda, uma atleta, se deu mal, machucou-se indo além da sua capacidade física.

Não adianta o cara entender do assunto, tem que ter alguém de fora para observar os erros que cometemos, frear-nos os excessos, pois, não percebemos que estamos indo além dos limites ou fazendo alguma coisa errada, tais como, biomecânica errada, excesso ou falta de algum exercício específico, etc.

A maioria das atividades sem um acompanhamento profissional está fadada ao insucesso, como diz o velho ditado, o barato sai caro. O sujeito não quer pagar um profissional para economizar, mas, na frente ele irá gastar muito mais se tratando de alguma lesão.

Pense bem, vale a pena?



Resposta do Professor Luis Tavares

O malefício da atividade física sem orientação é muito e total:

Eu digo com toda convicção do mundo e pela minha experiência de atleta.

Iniciei em 1985 inspirado nos meus ídolos José João da Silva e Angélica de Almeida que na época eram treinados pelo meu grande colega, o técnico Carlos Ventura que o admiro demais, e sem experiência nenhuma comecei a treinar para São Silvestre com um amigo, e treinava totalmente errado, ou seja , com tênis inadequado, quilometragem e ritmo inadequados e o pior ainda achava que ia ganhar a São Silvestre. Foi super frustrante e decepcionante, a partir daí procurei uma orientação profissional e a paixão foi tão grande que me ingressei na Educação Física e me formei e atuo até hoje em treinamento para atletas.

Quais são os riscos de quem treina sem orientação:
* Risco de lesões
* Overtraining
* Treino inadequado
* Falta de estimulo (cobrança)

E vale lembrar que ao procurar um profissional, não tenha vergonha em exigir a identificação desse profissional com o CREF ( Conselho regional de Educação Física), pois existe muito ex atletas achando gabaritados a dar treino e sequer são formados, por isso tomem cuidado.

Uma outra dica, procure um profissional que já esteja na área (Corrida), pois não adianta procurar por exemplo um prof de academia, que não tem embasamento em corrida para prescrever uma planilha de treino, seria mesma coisa que me convidarem para dar treino de basquete, eu seria uma negação, mesmo sendo formado, cada um na sua área de especialização.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br



Resposta do Onécimo Ubiratã Medina Melo

Os malefícios da atividade física sem orientação podem ser vários, pois o treino é como uma dose de medicamento. Se forte demais, mais prejudica do que ajuda. Se fraca, não serve para nada. Ela tem que ser prescrita de forma correta para cada pessoa. Não pode ser copiada.

Entre os maiores malefícios estão: sobretreinamento, aumento do stress diário, overdose, lesões, desmotivação, infecções devido a baixa do sistema imunológico.

Essa atividade deve respeitar tempo livre para descanso e lazer, trabalho, horas de sono, alimentação e condição física. Preferencialmente deve ser orientada por um profissional de educação física competente com experiência e boa base teórica.

Onécimo Ubiratã Medina Melo
e-mail: biratri@yahoo.com.br - site: http://www.biratreinamento.com.br






Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus

Artigos relacionados:
Atividade física regular e controle de peso
Excesso de malhação pode causar problemas de saúde
Atletas de final de semana - Lesões de fim de semana
Que exercício físico consome mais calorias
Dicas para emagrecer com exercício físico
Como ficar em forma rápido
Boa Forma Geral
Hábitos Saudáveis de Vida
Fitness e saúde dos ossos: risco do overtraining, osteoporose, ciclo menstrual e estrogênio
Programa de condicionamento físico
Condicionamento físico
Prescrição de Exercícios Físicos
Exercício físico e atividade física - Importância para a saúde
Exercício físico - Benefícios à saúde e emagrecimento
Exercícios físicos para pessoas com obesidade
Exercício físico para emagrecer com saúde
Como fazer exercícios físicos para emagrecer
Exercícios para emagrecer - Exercício aeróbico e emagrecimento
Ficar em forma sem frescura
Exercício irregular
Malhar não precisa complicar
Lesões em academias de ginástica
Corpo sarado como sinônimo de saúde
Como motivar sedentário a praticar exercícios físicos
Sedentarismo
Overtraining ou super-treinamento
Como tornar exercícios físicos um hábito para a sua saúde

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

VoltarVoltar