Copacabana Runners

Benefícios da Caminhada

Pergunta: Quais são os benefícios da caminhada e para que pessoas ela é mais recomendada?

Pessoas caminhando - CDC

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

A caminhada tornou-se um boom na atividade física, devido ao leque muito grande para a saúde que ela oferece aos seus praticantes, é uma forma mais segura para evitar lesões, contusões, fraturas, e também é para os seus praticantes, uma forma mais agradável de se fazer exercícios físicos e manter a forma, a estética e o convívio social.

Grupos de pessoas, de amigos se reúnem, em bosques, parques, ruas, praças e todos sem distinção de idade passam a fazer caminhadas ao invés de correr.

Entretanto na maioria destes grupos ou pessoas, a atividade da caminhada é feita de forma empírica, no afã de fazer uma atividade física, de certa forma também é positivo, pois mesmo fazendo um exercício empiricamente a pessoa esta mais próxima de atividade positiva para seu físico e mente do que em outras atividades de fogem do que chamamos de qualidade de vida.

Embora eu seja treinador de corridas, recomendo a caminhada como uma atividade mais segura para o iniciante independentemente de faixa etária.

Entre os principais benefícios entre que o caminhar oferece, devemos enfatizar os seguintes:

Melhor flexibilidade, melhor condição de mobilidade, atividade para as pernas através de um exercício localizado, pois é um trabalho de força e evitando o surgimento da osteoporose.

A caminhada promove também a hipertrofia cardíaca de uma forma lenta para pessoas acima dos 40 anos, como a corrida promove esta mesma hipertrofia mais rapidamente para faixas etárias menores, evitando desta forma o risco de problemas cardíacos.

É sabido que a prática da caminhada tem como principal foco para seus praticantes a redução do tecido adiposo, diminuindo rapidamente o excesso de peso. Problemas de pressão arterial são controlados quando o individuo faz caminhadas.

Na medida que a prática da caminhada se torna diária, seu praticante tem menos probabilidades de aumento do colesterol ruim.

A caminhada também faz com que seu praticante devido aos benefícios já citados tenha um melhor equilíbrio corporal e emocional, conseqüentemente não sofrendo quedas e logicamente evitando fraturas nestas quedas, tão comuns em pessoas idosas devido a suas fragilidades ósseas.

A prática continua da caminhada não deixa de ser um investimento econômico, pois a compra de um tênis para os exercícios diários é mais econômica do que adquirir remédios semanalmente nas farmácias e também menos visitas aos médicos com problemas de saúde. Caminhar não é cansativo e passa a ser uma atividade de lazer diária.

Recomendo a todos os interessados caminhar corretamente em terreno plano (a orla marítima é fantástica) aqueles que pretendem a partir de agora iniciar-se nesta atividade tão agradável que o façam em ritmo constante, caminhando sempre de forma igual e no mínimo pelo menos 40 minutos, não provoque a sudorese com agasalhos, plásticos, blusas, o suor deve acontecer naturalmente , o suor refresca a pele é uma proteção suar bastante é benéfico quando não ocorre de forma mecânica (forçado).

Toda pessoa que caminha deve hidratar-se sem excesso, hidratar-se em demasia não é aconselhável.

Nosso relacionamento social, familiar melhora quando caminhamos acompanhados.

Este é um dos principais benefícios entre tantos da atividade de caminhar.

Boas caminhadas!

Carlos Gomes Ventura (Carlão)
Telefone: (11)3686-5384 - blog: carlosventura8085.blogspot.com - e-mail: cgventura@uol.com.br

Livro Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...


Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

A caminhada oferece todos os benefícios que se pode imaginar e a recomendação dela é para todos, sem exceção.

O que aprendemos logo depois que nascemos, ou melhor, meses após nascermos? Andar. Aprendemos a andar mesmo antes de aprendermos a falar. O ato de nos locomovermos com os pés é intrínseco para a sobrevivência, parado não se vai a lugar algum, morremos.

Eu penso que o melhor exercício, é o caminhar. O ato de caminhar melhora nossa qualidade de vida, como também não sobrecarrega as articulações. Eu penso que o homem não nasceu para correr, a corrida serve apenas para procurar alimento (caçar) e para fugir dos perigos. O animal perfeito para correr é o quadrúpede, pois sofre menos os efeitos da gravidade sobre a coluna vertebral, enquanto que o homem (bípede) sofre bem mais, ou melhor, totalmente.

Não pense vocês que o exercício da caminhada é aquele passeio no parque. Para que o exercício da caminhada surta efeito, temos que fazê-lo de forma vigorosa, caminhar rápido por no mínimo uma hora. Agora, aqueles que preferem caminhar mais devagar jogando uma conversa fora com o parceiro de caminhada, devem fazê-lo por no mínimo duas horas seguidas ininterruptas, associado com exercícios de alongamento e em percursos que ofereçam obstáculos, como subidas de escadas, ladeiras, descidas, etc.

Um bom motivo para caminhar é quando vamos para o trabalho. Tente pegar o ônibus dois quilômetros da sua casa e saltar uns dois quilômetros antes do local de trabalho. Isso pela manhã e a tarde representa 8 km andados. Suba de escada e não de elevador, descer de escada eu não recomendo, é muito estressante para a coluna vertebral, mas subir é uma maravilha para o condicionamento cardiovascular.

É isso, caminhar é o maná dos exercícios.




Resposta do Professor Luis Tavares

São inúmeros os benefícios da caminhada:
- maior disposição no dia a dia,
- interatividade e possibilidade de novos amigos durante a caminhada,
- auxilia no controle de colesterol e diabetes,
- melhora do coração,
- auxilia na prevenção de osteoporose,
- melhora da respiração, pressão arterial, e diminuição de risco de ter varizes,
- melhora o sistema imunológico,
- diminui o stress e combate a depressão,
- emagrecimento.

Ela é indicada para iniciantes, que pretendem iniciar em uma atividade física, em fase de recuperação de uma lesão, durante a gestação.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br

Saiba mais:
Caminhe! Caminhar ajuda a emagrecer e melhorar o condicionamento cardiovascular
Caminhada - Caminhar Forte
Hábitos Saudáveis de Vida
Fitness e saúde dos ossos: risco do overtraining, osteoporose, ciclo menstrual e estrogênio
Programa de condicionamento físico
Condicionamento físico
Prescrição de Exercícios Físicos
Exercício físico e atividade física - Importância para a saúde
Exercício físico - Benefícios à saúde e emagrecimento
Exercícios físicos para pessoas com obesidade
Exercício físico para emagrecer com saúde
Como fazer exercícios físicos para emagrecer
Exercícios para emagrecer - Exercício aeróbico e emagrecimento
Como tornar exercícios físicos um hábito para a sua saúde
Atividade física para um peso saudável
Animais de estimação podem te manter saudável?







Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

VoltarVoltar