Copacabana Runners

Suplementos alimentares para ganhar massa muscular

Pergunta: Suplementos alimentares são recomendados para ganhar massa muscular com a musculação?

Musculação - CDC/ Amanda Mills

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Suplementos alimentares, devem ser consumidos sempre com a orientação de um nutricionista.

Muitas pessoas vão as compras de suplementos alimentares, e pelo o que está escrito no rótulo do produto compram e passam a usá-lo.

O Educador Físico de uma academia, um treinador, não deve fazer indicações sem as orientações de nutricionistas para o uso de suplementos. Para isto existem profissionais qualificados da área de nutrição.

Os suplementos alimentares podem ser indicados para o ganho de massa muscular, entretanto devem ser consumidos por indicação de médicos do esporte e nutricionistas, muitos alunos de academias, acham que uma hipertrofia muscular significa ganho de força e devido a isto consomem o produto sem uma orientação adequada da área médica e nutricional.

Nós educadores físicos podemos pelo treinamento levar o atleta ao ganho de força, o ganho de flexibilidade, a uma maior hipertrofia, mas cabe aos especialistas em nutrição a indicação do consumo de suplementos.

Cada profissional deve ser responsável pela sua área, é tudo uma questão de ética profissional.

Carlos Gomes Ventura (Carlão)
Telefone: (11)3686-5384 - blog: carlosventura8085.blogspot.com - e-mail: cgventura@uol.com.br

Livro Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...

Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Eu não sou a melhor pessoa para responder essa pergunta. Primeiro que não sou nutricionista e, segundo porque eu sou totalmente contra a suplementação artificial. O atleta tem que ter uma dieta a base de comida e não de pozinho, pílulas e injeções.

Esses suplementos fazem o indivíduo ganhar massa, porém qual o preço que se paga $$$, tanto financeiramente como de saúde?

Muitos utilizam esses produtos sem a menor consciência do que está por trás deles, na fórmula escrita e na não escrita. Usam porque o personal recomendou, o amigo de academia que disse que deu um puta efeito depois que passou a tomar e por aí vai.

Desde o advento da suplementação alimentar via produtos industrializados, ou seja, lá no final dos anos 80 que eu venho dizendo, essas porcarias não são bons para saúde, pois a grande maioria não toma os cuidados prescritos pelos nutricionistas, e nas fórmulas desses troços são inseridos substâncias que não fazem bem a saúde, mas que os fabricantes não declaram.

Muitos atletas são pegos no antidoping tomando esses troços e se dizem inocentes (o que eu acredito), pois a bula diz que tem substâncias permitidas, mas não declara aquelas substâncias proibidas.

Os atletas estão tão viciados nessas porcarias, que o dia em que não tomam se sente fracos, indispostos para treinar. Muitos produtos vendidos por aí são apenas placebo e, muitos são perigosos a saúde; por quê? Porque mascaram a dor, o cansaço, que são as defesas do organismo, levando o organismo além do limite, ocasionando uma lesão, quiçá o problema muito mais sério, tais como, angina, overtraining, até um mal súbito.

Outro dia estava assistindo uma entrevista de um atleta amador, esses que correm por prazer e não para viver do esporte. O armário do sujeito tinha umas duas prateleiras só de suplementos, Whey, Thermo, o diabo; pra quê?! Se ele tivesse uma dieta saudável daria muito mais resultado. O cara deve gastar uma fortuna e, com o dinheiro que ele gasta nesses troços daria para comprar tudo o que ele tem direito em comida saudável e ainda sobraria muita grana.

Eu sou totalmente contra, apesar de concordar que o troço aumenta a massa muscular; mas a que preço??!!.

Resposta do Professor Luis Tavares

Não que ajudam criar músculo e sim recuperar a musculatura de forma mais rapidamente, desde que seja tomada de forma moderada.

Os trabalhos de musculação exigem demais da musculatura, e é importante suplemento alimentares para recuperar a sua musculatura.

Vale lembrar tomar muito cuidado ao adquirir um suplemento e verificar se realmente é um suplemento e não produtos anabólicos que é totalmente ilícito e prejudicial para a saúde!!!

Existem produtos aminoácido do tipo BCAA que é importante na sua recuperação e suplemento a base protéicos.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: http://www.ectavares.com.br

Saiba mais:
Suplementos Alimentares - Quem tem mania joga dinheiro no lixo
Suplementos Alimentares - O que é suplemento alimentar
Suplementos Protéicos X BCAA
Suplementos Herbais
Suplementos alimentares e corredores
Suplementos de creatina para performance atlética e sua segurança
Suplementos para Bodybuilding
Hipertrofia - aumentar massa muscular
Treinamento da força e da hipertrofia - Plano geral
Anabolizantes
Efeitos dos anabolizantes



Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner

comments powered by Disqus
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:


VoltarVoltar